Suposto problema com Disco Rigido - Ajuda

mig_jtd

Suspenso
Boas pessoal.

Pela 2ª vez no espaço de 6 meses o meu portátil com Windows Xp Sp3 reinicia-se sem razão aparente.

Da 1ª vez tratou-se de um erro causado pela aplicação de peer-to-peer utorrent, desta vez porém, não faço a menor ideia o que esta a causar esta situação.

Consultando o visualizador de eventos aparece-me a seguinte indicação:

ID Evento: 52

O controlador detectou que o dispositivo \Device\Harddisk0\DR0 previu uma possível falha. Efectue imediatamente uma cópia de segurança dos dados e substitua a unidade de disco rígido. Uma falha poderá estar iminente.

Para mais informações, consulte o 'Centro de ajuda e suporte' em Events and Errors Message Center: Basic Search.


Bytes:

0000: 0e 00 03 00 01 00 5e 00 ......^.
0008: 00 00 00 00 34 00 04 80 ....4..€
0010: 02 00 00 00 00 00 00 00 ........
0018: 00 00 00 00 00 11 2d 00 ......-.
0020: 00 00 00 00 00 00 00 00 ........
0028: 00 00 00 ...

Consultando o tal site da microsoft, obtenho a seguinte informação:

Details Product: Windows Operating System ID: 52 Source: Disk Version: 5.2 Symbolic Name: IO_WRN_FAILURE_PREDICTED Message: The driver has detected that device %1 has predicted that it will fail. Immediately back up your data and replace your hard disk drive. A failure may be imminent. Explanation The device will soon fail, and unsaved data will be lost.
User Action Back up your data immediately, and then replace the hard disk drive.

---------------------------------------------------------------------------

Após a utilização do programa "SpeedFan", obtive a seguinte informação:

Your hard disk is a IC25N060ATMR04-0 with firmware MO3OAD4A.
The average temperature for this hard disk is 40C (MIN=29C MAX=51C) and yours is 33C.
Your hard disk's S.M.A.R.T. attributes are now being analyzed and a full report about the reliability, health and status of your hard disk is generated:


Error: Reallocated Sector Count has reached its threshold. Current value is 4 and threshold is 5. According to S.M.A.R.T. specifications, your hard disk is failing and needs to be immediately replaced. Backup your data as soon as possible.


Warning: Reallocated Sector Count reached, in the past, its threshold. Worst value is 4 and threshold is 5. Your hard disk is now being compared to real data used to define normal values for your specific hard disk model. This way, the analysis can automatically use proper operating ranges. The images give you an idea of how each attribute is within such range. Current and raw values are shown for easier reference for experienced users. There are 2432 hard disk models in the current archive.



NOTE: not all warnings are reflected on fitness and performance overall values as relevancy is based upon the settings from the hard disk manufacturer who is the best entity deputed to define such relationships.


NOTE : your hard disk Power On Hours Count attribute current value (53) is below the normal range (79 - 100) reported for your specific hard disk model. Basically your hard disk was powered on for more than the maximum time the average user did. This means that either all of the reports collected are from hard disks that were not powered on for too long (this is realistic for recent models) or that your hard disk is becoming old. Usually this is not considered as a pre-failure advisory, but you should check whether you want to replace the hardware or keep an eye on its performances over time.


The overall fitness for this drive is 0%.
The overall performance for this drive is 97%.
The link to get back and see a new report about this hard disk in the future is this. Consider that new hard disks and new checks are added over time.


Agradecia que me confirmassem se o meu disco está realmente a dar o berro e se não é estranho que estes problemas se sucedam uns atrás dos outros?!?:confused:

Obrigado ;)
 
Assim parece, recomendava-te a fazer backup da tua informação rápidamente.

Podes fazer outros testes como o MHDD ou o chkdsk.
 
o meu disco externo também estava com problemas desse genero e olha que não consigui recuperar tudo o que lá tinha. :( boa sorte nisso. fkb
 
Substitui o mais depressa possível

Não faças demasiados testes com o disco, senão aceleras a degradação do mesmo e podes não recuperar nada do disco. Se tiveres informação preciosa começa a fazer backup já !!
 
Já fiz backup da informação.

Há algum risco para ps restantes componentes em continuar a trabalhar com o PC com este problema no disco?

Quanto poderá custar um disco destes novo?

As caracteristicas são:

60GB HDD Hitacki travelstar 80GN with 4200rpm and 8MB cache

Obrigado pela ajuda
 
supostamente, nos dias que correm, mais facilmente arranjas discos 2.5" sata, do que 2.5" ide...o que deve ser o teu caso :)

para ja', tens que procurar de 80/120/160/250gb...porque de 60gb, vai ser ainda mais dificil!! :)

4.200rpm, duvido... os que houver em stoc, deverao ser de 5.400rpm, com mais cache, vai, infelizmente, gastar mais bateria ao portatil, mas mais rapidamente vai poder aceder aos dados :)

cumps!
 
supostamente, nos dias que correm, mais facilmente arranjas discos 2.5" sata, do que 2.5" ide...o que deve ser o teu caso :)

para ja', tens que procurar de 80/120/160/250gb...porque de 60gb, vai ser ainda mais dificil!! :)

4.200rpm, duvido... os que houver em stoc, deverao ser de 5.400rpm, com mais cache, vai, infelizmente, gastar mais bateria ao portatil, mas mais rapidamente vai poder aceder aos dados :)

cumps!

como pouco ou nada percebo disto, vou ter de perguntar:

como o disco actual é de somente 60 Gb não há nenhuma limitação na capacidade do novo disco que irei adquirir?

não sei se será relevante, mas o portátil é um ACER Travelmate 4002 WLMi, adquirido em 2005.

obrigado ;)
 
Em principio não deve haver limitação. Acho que por exemplo um disco de 120/160MB deve reconhecer sem problemas.

Tens é que que te certificar que é IDE
 
Agora que já tens um backup dos dados, podias tentar eliminar causas de problemas.

Por exemplo:
- Everest Ultimate Edition/CoreTemp/RealTemp/HW Monitor para ter uma ideia dos valores de temperatura; algo acima dos 70ºC sem 'estar a fazer nada' já será motivo de atenção;
- Com o IntelBurnTest levas o CPU e memórias ao limite, tanto em termos de temperatura como de estabilidade; se reiniciar pouco tempo depois de este programa ter corrido, o mais provável é ser temperatura excessiva do CPU ou memórias avariadas;
- Testar o disco com os vários programas de diagnóstico: os da Seagate, Western Digital, do próprio Everest, etc.

Eu também acho que deve ser o disco, mas... e se não for? :) Gastas dinheiro num novo e depois continuará a reiniciar...
 
Back
Topo