Dúvida Supostos Artifacts Sapphire HD 4890....

juboteck

Power Member
Pessoal preciso de ajuda a perceber uma coisa e talvez arranjar solucao de for possivel.

Tenho uma Sapphire HD4890 GDDR5 que começou a ter umas apariçoes de "bugs" graficos.
Tanto acontece com uso normal , como a ver videos ou a jogar.
A jogar nem falo por distorçe me os graficos todos.
Penso que sejam artifacts que começaram a surgir da placa, porem, nao sei dizer se é defeito da
grafica se é defeito de drivers porque acabei de formatar o pc e instalei os ultimos drivers pois pensei
que os drivers tivessem a causar defeito na grafica mas nao resultou e eles continuavam a aparecer.

Começei entao a duvidar da temperatura pois rondava os 57º/59º em idle e 65º/70º em full load.
Comprei massa termica pois reparei que ela estava seca e agora a temperatura ronda os
40º/45º em idle e 50º/55º em full load, dependo da tarefa, com a ventoinha a 65%.

Resolvei por um bocado consegui fazer tudo normal, nomeadamente jogar e ver videos normalmente.
Pensei que tivesse resolvido.
Mas não...eles continuam a voltar, leves mas mais pesados a cada dia que passa.
Apareciam a jogar de vez em quando e agora aparecem mesmo ao iniciar o Windows.

Tou com Windows XP de 32 bits com as ultimas drivers da ATI.

Acham que isto é possivel de se resolver ou vai ficar sempre pior ate pifar?
Vou ter que desistir dela e comprar outra?

Agradeço todo o apoio.
Nao é urgente, não quero tomar o vosso tempo mas se me puderem ajudar agradeço imenso ;).

[EDIT]
Aqui esta uma imagem para verem o que aparece.
artifacts.jpg
 
Última edição:
isso parece-me ser as memorias da grafica a darem o berro... experimenta baixar a velocidade das mesmas uma centena de Mhz a ver se atenua o problema... contudo acho mesmo que tens que começar a ponderar a aquisição de uma grafica nova...

ja me esquecia...verifica também se o cabo do monitor esta bem encaixado e se puderes experimenta outro cabo ou caso a tua grafica tenha mais que uma saida de video ligar o cabo a outra saida...
 
Tambem começei a pensar que a placa tivesse a dar o berro.

Parece que o UC da placa resolveu por agora o problema, parece me que estas graficas tem defeitos com clocks altos.
Quanto ao cabo so tem uma DVI e uma HDMI, mas uso DVI nao tenho monitor para HDMI.

Ja usei drivers mais antigas mas nao resolveu.

Parece que a ideia _SkyWaLKeR_ resolveu por agora o problema vamos ver quanto isto perdura.

Obrigado pelas vossas respostas e o tempo que voces disponibilizaram para me ajudar =).
 
Back
Topo