Surface Phone

Boa tarde,

Faz sentido por um lado e por outro não. A Microsoft neste momento tem dois marcas em mercado para coisas distintas e parece querer separar as coisas. Mas pode seguir o caminho de Apple e Google e fazer o que estas já fizeram, unificar em termos de marca os smartphones com os tablets. Ora vejamos a Google tem a linha Nexus para smartphones e tablets e a Apple tem a linha i (iphone & ipad sendo que ainda vai ao imac).

A diferença é que a Apple tem praticamente o mesmo SO para smartphone e tablet assim como a Google e a Microsoft entre smartphone e tablet tem dois mundos bem separados, o Windows Phone/Mobile vs o Windows desktop.

Cumprimentos.
 
De acordo com fontes internacionais, a companhia norte-americana estaria realizando uma série de testes com o chip Qualcomm Snapdragon 820, sendo que ele — supostamente — seria instalado nos smartphones profissionais Surface Phone.

Ainda é muito cedo para afirmar em que aparelho os novos chips seriam instalados, uma vez que esse lançamento é previsto apenas para o terceiro trimestre de 2016. Mesmo assim, já é possível tirar algumas conclusões bem interessantes por causa desses novos testes da Microsoft com processadores de alto desempenho. Primeiro: é bem provável que a Microsoft continue apostando no sistema de refrigeração do Lumia 950 XL.

Com isso, o chip Snapdragon 820 pode oferecer até 40% mais desempenho gráfico do que o 810 — graças à GPU Adreno 530 —, sem comprometimento de bateria ou superaquecimento. Também é esperado que esse aparelho seja capaz de executar aplicativo Win 32 para um "Continuum" bem mais completo e ideal para a proposta de produtividade da linha Surface.


In tecmundo
 
Se o objetivo do Surface Phone é ter um SoC Intel, qual é o objetivo de ter um Snapdragon? Pessoalmente dispensava o nome de Surface Phone, e mantinha o nome "Lumia". Não estamos na década passada, onde tinhamos telemóveis para Business, multimedia, etc. Hoje em dia, um topo de gama faz tudo, não é preciso haver diferenciação
 
acho q pode estar aí o segredo do sucesso: o snapdragon em stand by/mobile e o intel para win32.
Não misturem alhos com bugalhos. Para quê um smartphone ter acesso a programas Win32? Mesmo que seja através do Continuum?
O Continuum é uma forma boa de poder ter acesso a algo parecido ao PC, mas nunca na vida vai ser um PC.

pensa assim: pk é q a malta do pc nunca ligou mt a apps? a resposta é: browser. faz o mesmo e tudo num só sitio.
eu n acho q um smartphone precise de ter acesso a programas Win32, mas a possibilidade de usar o Chrome no suface (sim, o Google Chrome!) definitivamete ia renovar os ares ao WM e á sua falta de apps. afinal se no pc "n são precisas" por causa do browser, se a malta passasse esse habito para o smartphone poderiamos ter uma experiência tão satisfatória como no pc!
quem diz o chrome diz firefox e outros. por mt bom q seja um browser mobile (wm/android/ios) nunca chegará aos calcanhares de um browser win32 pois muitos plugins/features dos browsers win32 n são compatíveis com mobile/arm.

imaginem um browser mobile exatamente com a mesma experiência de um browser pc! (e sim, duvido q a google tentasse bloquear alguma coisa, sob a pena de estar tb a tirar a todos os pcs com win10! :D )
 
Um telemóvel com 2 SOC? Devia ser bonito em termos de tamanho xD Isso não vai acontecer. A vir virá com o SD820 e acho muito bem, até porque win32 é inútil para um smartphone. Isso só seria viável em continuum, que por sua vez se dirige a um nicho de pessoas.
 
se virá com algo da intel ou não é mera especulação, portanto acredita quem quer.
pessoalmente acredito q tal como samsungs começaram a ter 2 QC distintos tb um surface phone pode ter os 2 e se é para revolucionar alguma coisa terá de suportar win32 ou será mais do mesmo.

win32 inutil? serão as pessoas a responder e não nós. o primeiro iphone tb o chamavam de inutil e n o compreendiam, no entanto as pessoas começaram a responder a isso e vale o q vale.
até pode ter suporte a win32 e ng utilizar. a maioria dos users de smartphones tb só fazem chamadas e/ou mensagens e no entanto eles vão-se vendendo... (iphones incluidos!)
a seguir ao preço, o q vende mais é a imagem.
 
E até que ponto é viável ter win32 num ecrã tão pequeno ?

Quem quer portabilidade e win32 tem o Surface 3 ou modelos da concorrência com ecrãs ainda mais pequenos.
 
Lá está, evita ter que transportar o surface. Não se trata de um substituto propriamente dito, é mais uma opção. O principal objetivo do Windows 10 é a convergência entre todos os tamanhos de dispositivos por isso do meu ponto de vista é natural que a Microsoft se apresente com um disposito de referência também nos smartphones (especialmente os phablet, como a Samsung com os Note também conseguiu atrair muita gente do mercado empresarial). Se será o Surface Phone ou outra coisa qualquer é que não sabemos.
 
O Win32 até pode vir a ser suportado, mas terá de ser usando o Project Centennial, que "embrulha" as Win32 apps em uma espécie de UWP.

  • "Project Centennial": This toolkit will enable desktop developers to package and publish their existing .NET and Win32-based Windows applications to the Windows Store. Developers can also use Centennial to call common UWP APIs and services.
https://devpreviewsignup.windows.com/

E estas apps teriam de ser descarregadas através da Store, nunca instaladas separadamente, até porque a Microsoft não quer incentivar o desenvolvimento de Win32 apps, mas de de Universal apps.
 
se virá com algo da intel ou não é mera especulação, portanto acredita quem quer.
pessoalmente acredito q tal como samsungs começaram a ter 2 QC distintos tb um surface phone pode ter os 2 e se é para revolucionar alguma coisa terá de suportar win32 ou será mais do mesmo.

win32 inutil? serão as pessoas a responder e não nós. o primeiro iphone tb o chamavam de inutil e n o compreendiam, no entanto as pessoas começaram a responder a isso e vale o q vale.
até pode ter suporte a win32 e ng utilizar. a maioria dos users de smartphones tb só fazem chamadas e/ou mensagens e no entanto eles vão-se vendendo... (iphones incluidos!)
a seguir ao preço, o q vende mais é a imagem.

Nao podes comparar a tecnologia big.LITTLE com juntar dois SOC's distintos. Os exynos da Samsung são 1 SOC com dois chips ARM (A53 e A57), no entanto esta arquitetura foi desenvolvida pela própria ARM, nao pela Samsung (ela só a implementou). Neste caso, o que tu estarias a sugerir eram literalmente dois socs num único equipamento, e isso custa espaço, alem de aumentar ainda o espaço ocupado pelo sistema de arrefecimento.
Isto tudo para um smartphone que só iria utilizar um dos chips numa determinada tarefa (ou iamos ter imensas incompatibilidades pela forma como cada chip comunica com o hardware). Ou seja, mesmo para o continuum, uma vez que a premissa é manter o telemóvel utilizável, iriam ter de estar os dois socs ligados ao mesmo tempo, sendo que um ia estar apenas dedicado ao continuum. A outra alternativa, era desenvolver algoritmos de todo o hardware também para o Intel. Mas se a MS nao consegue dar vazão já a todos os erros só para um SOC, ia ser bonito para outros, que por sinal processa as instruções de forma completamente diferente do que tem sido até aqui.
Portanto isso de acreditar é wishfull thinking, mas que nao vai acontecer.
Alem disso, quando é que uma pessoa tem real utilidade para o continuum? Tens de ter uma tv à beira à qual possa aceder, por isso espaços públicos estão fora de questão. Em casa? Em casa certamente que tenho um pc, assim como no trabalho, que serão sempre mais potentes do que um smartphone. Ou seja, as situações de utilização do continuum são mínimas, pelo que não justifica um investimento tao grande de recursos. É engraçado para mostrar aos amigos, ou para uma situação em que o pc tenha avariado ou esteja a ser usado por outra pessoa, mas só isso.
 
eu n estou a falar no q vai acontecer, mas sim no q é possível q eles façam. n quer dizer q o façam. n quero saber de problemas, eles estão lá é para os resolver. eu quero é consumir, afinal n é por acaso q me chamam consumidor.
tb n quero saber se tem de ser continuum. se quiserem podem abrir uma excepção para os browsers.
o q disse foi muito simples: um browser win32 a correr num "lumia" resolveria muitos problemas de falta de apps.
 
A mim parece-me interessante um smartphone com win32. Tudo o que fosse para diferenciar os smartphones da Microsoft dos restantes era bem vindo. Nesta fase do campeonato em que a Microsoft está bem abaixo das concorrentes globalmente acho que vale tudo e depois se nada resultar aí sim podem desistir da divisão mobile. . .
 
O problema deste eventual smartphone não é a capacidade do Panos para o fazer, é saber se a Intel tem mesmo um chip x86 capaz de suportar o consumo de bateria de um telemóvel. Se não tiver nada que faça frente aos ARM neste segmento então a MS não se vai atirar a fazer um só porque sim, acredito mais rapidamente que lançem outro Lumia high-end com Snapdragon.
 
claro q sim. um chip q só trabalha quando as apps x86 o pedirem n trás problema nenhum á autonomia de um smartphone. já existem tablets 7" win32 ou se calhar até mais pequenos...
 
claro q sim. um chip q só trabalha quando as apps x86 o pedirem n trás problema nenhum á autonomia de um smartphone. já existem tablets 7" win32 ou se calhar até mais pequenos...

Yap existem. Mas muitos deles andam com baterias de 3000, e não tem modulo LTE/GPS
Sem isso, a bateria dura 3/4 horas, agora imagina com um modulo LTE.

Actualmente é querer o impossível
Solução simples era só permitir x86 a correr com a dock do continum.
A própria dock requer alimentação correcto? Sendo assim bateria não seria problema.

De resto seria um smartphone normal a correr Windows 10 Mobile.
 
Onde é que o browser resolveria o problema das apps? É possível usar Snapchat num browser? É possível fazer o upload de fotos para o Instagram num browser?
Devia ser lindo os sites em modo desktop em ecrãs de smartphone, dava uma experiência de utilização péssima! Não faz sentido algum browsers de PC em smartphones.

Que usem aquele projeto que converte os programas Win32 em aplicações, que os tornem mais bonitos e modernos (os programas Win32 são na sua maioria feios e não se parecem com apps) e sobretudo que os adaptem para ecrãs touch e ecrãs mais pequenos, aí sim, seria uma coisa com pés, tronco e membros.

Eu digo sinceramente, recuso-me a usar o Chrome nos meus devices. Não uso no iMac, não usava nos iPhones, não usava nos iPads, não uso nos meus tablets Windows e nem no portátil. Uso sim o Safari (é um bom browser, adoro-o, mas preferia que houvesse o Edge para Mac, para usar o mesmo browser em todos os meus gadgets), uso o Edge e uso o Opera.
 
resolveria muitos problemas de falta de apps.
eu disse todos ou disse muitos?
resolveria para apps locais tipo bancos, para conteudos tipo meo/vodafone/nos, para produtos google (google+, chat, youtube, etc), facebooks e afins muito mais compeltos q qualquer versão mobile, para N sites q nunca fizeram nem vão fazer apps (sobretudo nichos), para quem n gosta de apps por preferir uma experiência de utilização exatamente igual á do pc, etc etc...
e se existe gente a usar browsers em tablets 7" qual era o problema de usar em 6? o S.P. podia bem vir com 6". a MS podia bem fazer uma versão do edge win32 adaptada para ecrãs de 6" ou quem quisesse usava o chrome/firefox. n é por eu deixar de usar q eles deixam de ser populares.
depois os browsers no pc permitem VBScript, JavaScript, Java Applets, ActiveX Controls, Silverlight, todo o tipo de extensões, plugins, temas, etc etc. quantas vezes abres um site no tlm para depois perceberes q n funciona como no pc? págnas q n abrem, conteudos q n aparecem, etc etc...
um bom browser dispensa a instalação de apps q só usamos 1 ou 2x por mês (q na verdade são >90% das apps q a maioria das pessoas tem instaladas).
eu acho q um browser a sério faz todo o sentido. é por isso q o pc nunca teve muitas apps nem se ouve os seus utilizadores mais comuns a reclamar disso.
 
Back
Topo