SURPRESA! Gigabyte cria uma board com chipset 915P com SLI

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
É uma board ainda numa fase de desenvolvimento muito precoce mas é pelo menos para mim inesperada.

http://www.tomshardware.com/motherboard/20041130/index.html

Conclusion

While this motherboard was a very early sample, testing went quite smoothly, despite some difficulties. Gigabyte used a mature chipset and chose a rather limited set of features to create an adequate prototype. Given the difficult conditions - there is basically no driver support available for non-AMD SLI platforms - we cannot complain about the performance the 8I915P-SLI delivered.

We were able to run the system with DDR400 memory at CL2.0-2-2-5 timings and did some benchmarks with one and two GeForce 6600 GT graphics cards. Using the single card setups, the results confirmed that using the x4 PCIe port does not have too much of a negative impact on performance numbers, while the SLI setup boosts the performance of demanding applications such as 3DMark 03, Aquamark 3 and Far Cry. However, we want to avoid drawing a final conclusion until SLI-enabled and optimized drivers arrive. In particular, OpenGL-based benchmarks such as the SPECviewperf suite should be able to benefit quite a lot from SLI.

We assume that Intel's 925XE successor (codenamed Glenwood, and scheduled for Q2 2005) will be flexible enough to allow either one x16 or two x8 ports to provide SLI support. In combination with the 2 MB L2 cache Pentium 4 600 series, Enhanced SpeedStep and a dual core processor architecture, the Pentium platform should finally be back on the road again. Also, NVIDIA's upcoming P4 chipset could bring more competition to this market. Until then, Gigabyte's approach remains a worthy one, considering that tough competition in the motherboard market does not leave much margin for adventurous projects like this.
 
Acho que a surpresa é que a intel nunca disse nada sobre o SLi e por isso não era muito esperado, mas no fundo a iwill fez algo parecido na DN800-SLI, com o ***** E7525.

Apesar de a board ser rev0.4, o Tom diz que um slot fica com 16x e o outro 4x.O limite é de 20 lanes na 915.
Sendo assim, como é que está lá um slot 1x e como é que estão ligados os dispositivos à southbridge, que supostamente estariam ligados numa PciEx 4x?
A maneira como eles contornaram isto deve ser trabalho da gigabyte e se calhar não vamos ver mais boards 915/925 com SLi de outras marcas.
 
Última edição:
Essencialmente qualquer chipset que tenha PCI-Express dá para SLI. Ainda deve estar para nascer o chipset's que não seja flexível quanto à configuração/agregamento de canais PCI-Express.
Até o Intel i7525 dá e deve ter sido o primeiro.

A diferença essencial entre boards SLI e não SLI é na primeira poderes desdobrar um canal PCI-E de 16x em 2 PCI-E 8x. Em parte é responsabilidade dos produtores de motherboards.
 
Há algo que não percebo com tantos lançamentos de boards de SLI e que é o não compreender a fatia de mercado que possam ter.

Alem de 3dmarkers e gamers com algum dinheiro, não vejo muita gente a comprar um sistema sli.

A nível profissional não sei se se tira muita vantagem também.
 
Xpirit disse:
Essencialmente qualquer chipset que tenha PCI-Express dá para SLI. Ainda deve estar para nascer o chipset's que não seja flexível quanto à configuração/agregamento de canais PCI-Express.
Até o Intel i7525 dá e deve ter sido o primeiro.

A diferença essencial entre boards SLI e não SLI é na primeira poderes desdobrar um canal PCI-E de 16x em 2 PCI-E 8x. Em parte é responsabilidade dos produtores de motherboards.

Nesta board deve haver mais que isso. Estão ali 25 lanes, quando o ***** só suporta 20. Supostamente as 915/925 nunca dariam para SLi.
Não sei se a iWill tem a mesma limitação de 20 na i7525.


Chip disse:
Há algo que não percebo com tantos lançamentos de boards de SLI e que é o não compreender a fatia de mercado que possam ter.

Alem de 3dmarkers e gamers com algum dinheiro, não vejo muita gente a comprar um sistema sli.

A nível profissional não sei se se tira muita vantagem também.

Não vejo grande problema.
Ao comprar uma board que dê para SLi, ninguem te obriga a ter SLi. É apenas mais uma opção na board.
A diferença entre boards com e sem suporte para SLi também não é assim tão grande e no futuro, com os ***** a suportarem mais lanes PciEx, se calhar grande parte das boards vem com 2 slots. Se a Ati entrar no jogo, então é quase uma certeza.
E repara, quantas pessoas usam dual gigabit, 8 satas, 10 usb, etc?
 
Tb ja existia uma da SuperMicro: a X6DAE-G2

E bastante semelhante a Iwill, o q demonstra ja uma serie de boards( tb para AMD Optron) mais viradas para o mercado das workstations e com capacidades de SLI!

Talvez esta seja uma das vertentes q a Nvidia queira explorar.
 
Já não vai ser a unico PIV com "suporte" para SLi.

SuperMicro P8SAA+, com o ***** 925XE:

p8saaplus_VZlG.jpg


Interessante, esta board já só tem 1 IDE.
 
Última edição:
Qual é a admiração de 1IDE?
Se reparares, quase todas, aliás, todas as motherboards (pelo menos todas as que já testei até agora) só trazem 1 canal IDE, 1 canal para Floppy e 4 Sata.
 
Floppy é dispensavel ... IDE por exemplo não tt ... tenho 6 discos em casa e são todos IDE .... 3 deles no File Server ...
 
vai passar a ser!

O IDE tal como o PCI tem tendencia a desaparecer cada vez mais!
Especialmente com o aparecimento de DVDs SATA.
So ainda n vi mta coisa PCI-E sem ser grafikas, e ainda quero ver como estao as novas nforce 4 com os locks pk senao discos sata em overclokes altos e para eskecer :(
 
Kain disse:
vai passar a ser!

O IDE tal como o PCI tem tendencia a desaparecer cada vez mais!
Especialmente com o aparecimento de DVDs SATA.
So ainda n vi mta coisa PCI-E sem ser grafikas, e ainda quero ver como estao as novas nforce 4 com os locks pk senao discos sata em overclokes altos e para eskecer :(

Aí é que está..
A primeira é que ainda há muitos que preferem discos IDE a SATA e a segunda é que também há muitos com 5 e 6 CD-RW's/DVD-RW's/etc..

Cheira-me mesmo muito à estratégia marketing pela via da restrição.. :die:
 
Back
Topo