1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Surpresa no Colombo- Café c/ pimenta

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por JPCarvalhinho, 30 de Setembro de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1811)

1. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

É um internet café que fica no primeiro andar do Colombo junto às lojas de roupa para kids...

Qual não foi o meu espanto quando vi que longe do típico windows98, todos os computadores tinham, SUSE... não consegui ver qual era mas o login screen era muito semelhante ao suse10, no entanto, acredito que fossem opensuses... é que a licença do SUSE 10 enterprise ainda é carota!

No desktop os icones (susenizados) estavam todos alinhadinhos e contavam-se os do skype, oppenoffices, e uma ou outra aplicação ~que não reconheci...

Parabéns... por não terem ido atrás da manada!
    (http://www.cafecompimenta.com/)

Latrine

2. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

hoje vou ao colombo buscar o logitech G15 e um MX518, passo por la pra ver.

3. sombrio

sombrio Power Member

Muito fixe. Mas existe varias versoes do linux sem a treta das licencas. Bad choice :)

4. JPCarvalhinho

Staff Member

Pois... já estive a ver... é mesmo o opensuse (10) gratuito... muito nice...

5. CR_

CR_ Power Member

Tipo os SO pagos de GNU/Linux são nada mais do que o SO grátis mais suporte especializado e com alguns codecs & others pagos/não livres de origem.

Boa opção. Mais uns € para o bolso (ou antes menos uns fora do bolso). "Linux - Use a Cabeça" :lol:

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Excelente. Esperemos que assim continue:)

7. eXcept

eXcept Power Member

nada de novo. O Linuxkafe já existe há uns bons anos, em Gondomar.

www.linuxkafe.com

8. spastikman

spastikman Banido

ia agora mesmo falar nisso :D

9. JPCarvalhinho

Staff Member

Sim mas o linuxkafé provavelmente surgiu da cabeça de alguém que queria ter um cybercafé para a malta local... o "café com Pimenta" parece ser uma cadeia de franchising a instalar aí pelo país fora...

Para cafés com Linux tens também no teatro Taborda na Costa do Castelo... Ubuntu desde o primeiro dia...

10. kidloco

kidloco Power Member

Bem, se o linuxkafé não usasse linux era grave não ? :p

11. claudiof

claudiof Power Member

Carote? Tás a brincar não? 50€ Caro? Uma licença com suporte TOTAL durante um ano inteiro por... 50€?

É que este tipo de suporte não é tipo Windows ou OXS, não é apenas updates...
    e mesmo suporte... por ex: tipo tens um problema de compatibilidade com Hardware qualquer, colocas o teu caso na área de suporte e em 2 dias (máx) tens uma resposta.

Falo por mim, tenho tido uma óptima experiência com o Suporte da Novell.

12. boas,

Confirmo que o Café com Pimenta é opensuse 10. Não é um franshising, mas um de vários já instalados por Lisboa e arredores, mais arredores por acaso :-). Eu sei, porque os instalei.
    Para saber onde estão mais vejam http://www.pc4.com.pt.

Caro sombrio, pagar licenças não é mau, desde que o suporte seja adequado.

CB

13. HecKel

HecKel The WORM

Estou para o visitar :D

Já tinha ouvido falar do LinuxKafé, pena ainda não ter tido oportunidade de o conhecer, ainda bem que existe cá no centro também :)

Pena não terem grande divulgação...., e sinceramente acho que o mercado dos cybercafés também não é das melhoras apostas tendo em conta as facilidades que há hoje em dia de se ter net...

abraços, HecKel

14. JPCarvalhinho

Staff Member

50€ +por máquina mais actualizações anuais... sim é caro quando o Ubuntu LTS é gratuito... (sendo máquinas iguais apenas precisas de suporte numa das máquinas...)

15. Boas...,

Só um detalhe. O Opensuse também é gratuito.

A questão do suporte normalmente é importante num ambiente empresarial, não para a empresa em si, mas sim para o responsável do depto de informática ter alguém a quem culpar quando as coisas correm mal. Para um utilizador "caseiro", que usa o seu computador apenas para determinados fins, sem conhecimentos especiais de informática, basta ter um utilitário que faça updates regulares do sistema, coisa que qualquer distribuição de hoje faz.

No caso da Novell, o suporte pode ser por produto, como o exemplo que dás no caso do SLED, ou por incidente. Podes abrir um incidente de suporte para qualquer produto, incluindo o opensuse. A questão é: será que o custo (que não é assim tão baixo) compensa? Normalmente não.

A distinção feita pela Novell entre OpenSuse e SLED, está na optimização. O openoffice por exemplo, na edição do SLED, levou bastantes modificações. São estas modificações que se pagam. Quem não quer pagar sempre tem a hipótese de usar o opensuse e modificá-lo como entender.

Abraços
    cb

16. JPCarvalhinho

Staff Member

Sim.. daí a minha pergunta inicial... se seria o Enterprise edition ou o opensuse ;)

o Enterprise edition tem mais umas coisinhas como o XGL de raiz, o beagle integrado, um novo menu de "start"

17. Errado, se visitarem o site www.linuxkafe.com poderão ver que a ideia do LINUXKAFE é mesmo para franchising a instalar aí pelo país fora, e eu sei do que falo porque fui eu que o criei :P mas já agora, era interessante que me facultassem todos os cybercafés com linux que conheçam que queiram entrar no grupo LINUXKAFE, a unidade entre nós poderá fazer a força, a adesão ao grupo é gratuíta por isso é de todo o interesse se estivermos todos a trabalhar em unissono. :)

18. Não é bem assim... a versão opensuse também tem o xgl de raíz e o beagle integrado (q por acaso nunca me dei bem com ele....). A grande diferança está no openoffice e na integração com todos os outros produtos da Novell.

cb

19. boas...

pela nossa parte entre Lanhouses e CyberCafés, temos 15 instalações, todas com SuSE.
    Vou dar uma olhadela ao site do Linuxkafe.

cb

Partilhar esta Página