Susbtituir WiFi Router NOS

tektek

Membro
Deixo aqui a experiência e faço mais para todos aqueles que não são geeks na coisa.

Ora o router da NOS tem um péssimo wireless e como cada vez mais temos mais equipamentos ligados por wifi torna-se horrível este router, mais quando tenho o chromecast a fazer mirror do browser e do ambiente de trabalho e era impossível usar aquilo.

Bem toca a escolher entre o melhor preço / qualidade para resolver o problema... e assim muito resumido
tive duas escolhas: porta de rede 100 ou 1000 .... depois 2.4 e 5G

Para aqueles que não são de mexer em configuração aqui fica a escolha router wifi com porta 100 e rede wireless 2.4 e 5G...

Router : https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-9_Archer-C20.html

Ligar o cabo no tplink na porta azul do tplink e em uma das portas do Router NOS depois só escolher uma das 2 redes que o tplink tem por defeito e estão no autocolante na parte de traz e já está resolvido o problema. (isto para quem quer ligar 1 cabo 1 ficha a corrente e resolver o problema do wifi)

Este router tem porta de rede a 100 estava com a ideia do asus rt ac53 pois tem porta 1000 https://www.asus.com/pt/Networking/RT-AC53/ mas onde fui "w_orten" não tinha e escolhi o tplink que fica muito mais barato.

Satisfeito.... wifi sem crises... Comprar ...ligar o cabo de rede ao router nos... e usar a rede que vem por defeito no router e 5*

Não vou entrar em detalhes técnicos aqui... mas serve para todos aqueles que tem dores de cabeça com o router wifi da NOS e quer gastar pouco guito e não entende modo bridge dhcp bla bla.
 
para quem está á vontade com ebay, arranja o C2 com portas gigabit por 25€ refurbished.
fica igual teu mas com a vantagem da porta gigabit para quem tem pacotes superiores a 100mb.

num ano já instalei uns 10 a pessoal NOS ;)

eu tenho o 4.0 da NOS porque sou piloto, mas nos 2.4ghz o tp link dá muito mais velocidades pois não tem os 40mhz capado

vejo tanto pessoal a renegociar pacotes, a pagar 40€ pelo 4.0, quando podem ter um equipamento proprio e por 25€
 
para quem está á vontade com ebay, arranja o C2 com portas gigabit por 25€ refurbished.
fica igual teu mas com a vantagem da porta gigabit para quem tem pacotes superiores a 100mb.

num ano já instalei uns 10 a pessoal NOS ;)

eu tenho o 4.0 da NOS porque sou piloto, mas nos 2.4ghz o tp link dá muito mais velocidades pois não tem os 40mhz capado

vejo tanto pessoal a renegociar pacotes, a pagar 40€ pelo 4.0, quando podem ter um equipamento proprio e por 25€

Boa.... não sabia que este tplink também dava para colocar portas a 1000 mas para mim foi um alivio conseguir ter a 100

wa6ana.jpg


Mas isso das porta é coisa que se faça ou mexe com hardware e é complicado?
 
portas é hardware, ou tem ou nao, quando se compra tem de se ver isso
para pacotes 100 não é problemático, se tiveres pacote 200 não compensa pois vai estar sempre limitado a 80/90
 
portas é hardware, ou tem ou nao, quando se compra tem de se ver isso
para pacotes 100 não é problemático, se tiveres pacote 200 não compensa pois vai estar sempre limitado a 80/90

Tenho o pacote 200 mas pouco importa se vou usar os 200 pois o mais importante era mesmo ter wireless e conseguir usar... coisa que já consigo.
 
Ora viva,

Eu tb já tenho o novo router da nos, o 4.0 mas não paguei 40€. Estava insatisfeito e ameacei mudar e lá vieram eles trocar. Tinha o antigo 1.0. Vi este tópico e fiquei curioso pq eu tenho uma casa de 2 andares mais garagem e o router está na garagem e tenho um ap no andar no meio para que possa servir para o outro andar e ps4. Noto que, por vezes, a net cai e não sei se é do AP ou da fonte ( router 4.0). Com este tópico fiquei desconfiado que, talvez, seja mesmo do router. O que me sugerem? Comprar o Archer C2, que apresenta excelentes características, ou ver as configurações do router/ AP? Tenho excelentes velocidades mas,por vezes, fico sem conexão na ps4 ou no tablet YouTube, etc.

Obrigado.

Excelente tópico,desde já.
 
Ora viva,

Eu tb já tenho o novo router da nos, o 4.0 mas não paguei 40€. Estava insatisfeito e ameacei mudar e lá vieram eles trocar. Tinha o antigo 1.0. Vi este tópico e fiquei curioso pq eu tenho uma casa de 2 andares mais garagem e o router está na garagem e tenho um ap no andar no meio para que possa servir para o outro andar e ps4. Noto que, por vezes, a net cai e não sei se é do AP ou da fonte ( router 4.0). Com este tópico fiquei desconfiado que, talvez, seja mesmo do router. O que me sugerem? Comprar o Archer C2, que apresenta excelentes características, ou ver as configurações do router/ AP? Tenho excelentes velocidades mas,por vezes, fico sem conexão na ps4 ou no tablet YouTube, etc.

Obrigado.

Excelente tópico,desde já.


fidelizaste?
 
ola criei este topico para acabar com o mito que não é possivel substituir o router da nos por outro router e ficar com todas as funcionalidades a funcionar.
Tenho o serviço nos fibra e não estou satisfeito com o router quero mudar o router por um meu e liga-lo diretamente ao ONT
sendo eu apenas um curioso na area da informatica após alguma pesquisa incluindo neste forum cheguei a conclusão que o que pretendo é possivel com a firmware openwrt ou utilizar router que tenham a opção multi-vlans.

Então temos: vlan 11 para a internet, vlan 12 para voip, vlan 13 para iptv.

Sendo um curioso na informatica preciso da vossa ajuda para comfigurar as vlans no openwrt ou informação que me permita fazer isso.

1ª duvida na pratica em vlans o que quer dizer "tagged", "untagged", off.

Exemplo temos a porta lan nº2 quero ligar lá a box essa porta para cada vlan qual a opção teria de ter?
 
Quem tiver um router em que a porta WAN possa ser direcionada para uma vlan pode vereficar que é possivel.
Ou utilizar um router com openwrt conforme o exemplo retirado de post neste forum.

Vou tentar explicar e desde já aviso que não me responsabilizo por NADA, existem diferentes versões de hardware e por exemplo o 1.1 não funciona o wireless 5ghz

O meu é um TP-link Archer c7 v 2.0
https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr7500
Com o firmware sacado pro desktop, ligar ONT a Wan do tplink, box na porta 4 e pc em qualquer outra.

Meter o OpenWrt no teu router
podes aproveitar para meter pass no router configurar wireless e pass de admin

------ Agora para activar net e iptv na porta 4:
network -> Switch
: meter como aqui em baixo e ter o pc ligado ao router em qualquer porta que nao seja a 4


id: | cpu | port 1 |port 2 |port 3 | port4 | port5 | port6
1 : | untagged | off | untagged | untagged | untagged | off | off
11:| off | tagged | off | off | off | off | tagged
13:| off | tagged | off | off | off | untagged | tagged

esplicaçao port 1 e part6 é eth0=wan
port 2 =porta 1 do router
port 3 =porta 2 do router
port 4 =porta 3 do router
port 5 = porta 4 do router

De seguida para a net em network-> interfaces:
WAN -> EDIT -> Physical Settings

Aqui escolher vlan interface eth0.11

Neste momento a Net ja deve funcionar podes aproveitar para experimentar e ver a diferença para a caca que a NOS fornece

Para a TV em network->interfaces ->add new interface
Name : TV
Protocol of the new interface: Unmanaged
Create bridge over specified interfaces : Activar
interface: escolher :eth0.13 e eth1.13 se nao existir meter em custom interface

Testar a Box que já deve estar a Funcionar.

Peço desculpa se nao estiver a dar é que configurei o router por shell, estou a tentar explicar pelo método mais fácil.

Testem e deixem feedback :)

Pros:
-Muito mais estavel e rapido na net e na box
-Wireless 5ghz
-Acaba o ter que reiniciar o router frequentemente, ja tenho 4d de uptime sem qualquer problema
-Funcionarios da NOS deixam de poder entrar na Tua rede :)

Contras:
-Perde-se o telefone (talvez seja possivel usar um tlf lan voip???)
-Algo Difícil para quem nao tiver grandes conhecimentos de informática
 
ftth já houve aqui relatos que conseguiram meter telefone funcionar e nostv reconhecer como rede caseira usando router asus

se és cliente HFC, não dá pois mac tem estar registado no sistema da NOS
 
Sou cliente FTTH
o que experimentei em relaçao á nostv é que a partir do momento que estas ligado á net atraves da vlan11 ela trabalha sem limitaçoes.

ftth já houve aqui relatos que conseguiram meter telefone funcionar e nostv reconhecer como rede caseira usando router asus

se és cliente HFC, não dá pois mac tem estar registado no sistema da NOS


a questão do mac não sera um problema a maior parte dos routers permitem colonar o mac.
 
Última edição pelo moderador:
nao e nada que possa testar aqui em casa , para ver se as velocidades melhoram
esta aqui um
https://www.*****.pt/Router-Wireles...GGPco5NMbuALbVmyY-VPM_zm1mcU9dQaAisBEALw_wcB#
 
nao e nada que possa testar aqui em casa , para ver se as velocidades melhoram
esta aqui um
https://www.*****.pt/Router-Wireles...GGPco5NMbuALbVmyY-VPM_zm1mcU9dQaAisBEALw_wcB#
7ab3e00f-cf8f-4b33-91d7-c1e355915489.png

Só como repetidor wireless se conseguir fazer essa parte sem estrangulamentos pois se for às portas ethernet estrangulas logo as velocidades acima de 100. Adequado é o C2 de que fala o @pedrolte mas importado a bom preço
 
Back
Topo