SUSE 10.1 junto com o Ubuntu 6.06

Camara

Power Member
Olá a todos mais uma vez!

Este ano na faculdade vou dar o ubuntu, uma distribuição que nunca instalei e que vou ter de instalar no meu PC. Acontece que eu tenho o Windows numa partição o SUSE noutras partições:

/dev/sda1 HTPS/NTFS windows
/dev/sda2 linux swap
/dev/sda3 linux native /
/dev/sda4 linux native /home

Como já tenho 4 partições primárias, como é que posso instalar o Ubuntu? Já tentei desmontar as partições para as poder redimensionar mas o SUSE não me deixa, nem em modo de root.

Aguardo uma resposta.
Obrigado

Luis Câmara
 
já agora aproveito e deixo aqui uma questão tb relacionada com HD's.

Não há problema nenhum em instalar linux em NTFS? quer a ler, quer a escrever?

Disseram-me que devia de ser em FAT32, pq apesar do linux ler NTFS a escrever podia dar probs.
 
/dev/sda1 HTPS/NTFS windows
/dev/sda2 linux swap
/dev/sda3 linux native /
/dev/sda4 linux native /home

não podes... creio que a partição / tem de ser primária (enquanto que a /home podia ser lógica, por exemplo), pelo que para conseguires fazer um / para o Ubuntu tens de apagar uma dessas.
o swap é que podia ser o mesmo para os dois.

já agora aproveito e deixo aqui uma questão tb relacionada com HD's.

Não há problema nenhum em instalar linux em NTFS? quer a ler, quer a escrever?

Disseram-me que devia de ser em FAT32, pq apesar do linux ler NTFS a escrever podia dar probs.

não podes instalar linux em NTFS. NTFS é um formato da Windows e o suporte *nix para ele é ainda muito arcaico.
tambem não podes instalar linux em fat32, apesar de conseguires escrever e ler muito bem para uma partição nesse formato.
os formatos mais usados em linux são o ext3 e o reiserfs.
 
já agora aproveito e deixo aqui uma questão tb relacionada com HD's.

Não há problema nenhum em instalar linux em NTFS? quer a ler, quer a escrever?

Disseram-me que devia de ser em FAT32, pq apesar do linux ler NTFS a escrever podia dar probs.

Ha muita coisa necessária ao Linux/Unix que os sistemas de ficheiros da microsoft não suportam.
Se quiseres aprofundar mais ve isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems
 
Não é recomendável efectuar a instalação sem ser num dos filesystems nativos - e o / não necessita de estar numa partição primária. Nem mesmo o /boot - desde que uses o grub para gerir o arranque.

Deixas o Windows instalado na partição primária em que está;

Crias uma segunda partição primária em NTFS ou FAT32 para manter os ficheiros que precises de editar em windows ou linux;

Crias uma terceira primária extendida, composta de várias lógicas, contendo swap, os / de cada distribuição e já agora uma /home também para usares as mesmas configurações do mesmo user entre distribuições.

Deixas o grub instalar-se na MBR e ele gere os vários SOs no arranque sem problemas.
 
Back
Topo