1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Suse Linux e wireless em AMD64

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Astra2000, 4 de Junho de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 1238)

1. Astra2000

Astra2000 [email protected] Member

Saudações pessoal...

Tenho no meu laptop (acer ferrari amd64) (bela treta de portatil) instalado suse linux, e agora não sei como configurar o wireless...

Tenho ca em casa wireless por router linksys...

pls help

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

qual é o controlador wireless presente no portatil?
    a placa wireless esta instalada (se estiver provavelmente tens uma interface eth1)?
    tens a rede com alguma especie de encriptação?

3. Astra2000

Boas.. o controlador é broadcom e tenho instalada no ubuntu.. nesta partição do suse não sei se está instalada, no ubuntu esta como eth0.
    A rede esta encriptada como wep

4. madskaddie

madskaddie Power Member

Boas,

o procedimento depende se instalaste o SO em amd64 ou i386. Eu tenho essa placa:

e está a trabalhar com amd64 }> com o Debian SID [que desde já recomendo vivamente como sendo a distro mais fácil de instalar num hp DVxxxxx com amd64, i.e, para quem tenha uma motherboard com controladores e gráfica da ATI - o novo installer detecta tudo].

O driver que estou a utilizar é o ndiswrapper (a instruções estão no wiki oficial do driver).
    Depende agora, se tiveres a utilizar 32 ou 64 bit em ambiente ndiswrapper, os drivers a instalar são diferentes.

Se compilares o driver da broadcom (coisa que nunca fiz) podes vir a ter problemas com wpa...

em resumo, sugiro que passes em http://ndiswrapper.sourceforge.net e vás ao wiki.

5. Astra2000

eu com o ubuntu não tive problemas em configurar o ndiswraper, mas neste estou a ter oroblemas:'(

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

de resto a 64bits como vai isso ?

7. Astra2000

vai bem em windows.. é um show.. so em linux é que tenho problemas em encontrar aplicações que rullem a 64 bit's...

ja saquei a ultima versão do ubuntu, vamos ver se tem mais suporte.. vou desinstalar o ubuntu antigo e o suse:002:

8. APLinhares

Staff Member

eu tou indeciso entre suse 10.0 (reinstall) ou voltar a meter debian amd64 (que em tempos, era complicado, era usar sempre 2 libs :()

9. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

As aplicaçoes de SUSE 64bits sao diferentes das para suse 32?

10. madskaddie

madskaddie Power Member

todas as aplicacoes têm que ser no mínimo recompiladas...mas como nem toda a gente trabalha em C ANSI essa recompilação pode não ser trivial (exemplos: flash player, openoffice,...).

NOTA: eu disse C ANSI como mero exemplo académico ja que há compiladores para tudo o que é plataforma (não é o único)

CONSELHO: eu tenho amd64 nativo porque "trabalho com números" (cálculo numérico). Do que tenho lido, para um utilizador desktop normal, mais vale utilzar a emulação (instalar i386) visto que se acaba por ter instalado 2x montes de bibliotecas.

11. Astra2000

mas para quem tem amd64 como pode utilizar linux sem problemas???

eu tenho o ubuntu e curtia bues, o que me lixou tudo era quando vinha á net, muitas das vezes o firefox reiniciava sozinho caso encontrasse paginas com flash...

e muitos dos filmes não dão mesmo com os codec's instalados...

12. APLinhares

Staff Member

com amd64 e sistema a 64bits é sempre complicado, pois simplesmente nao ha,c/o ja dito, flash player/shockwave, e nem sempre ha programas ja compilados pra 64bits... mas,como ja referido, com emulação (libs 32bits) dá sempre pra contornar, usando-os nos normais 32bits...

13. SOAD

SOAD Power Member

peço desculpa pelo off-topic mas ja agora podem me dizer como posso fazer essas emulaçoes de 32bits.

tenho um AMD64 portatil e tb n consigo ter os plugins java e flash.uso mandrake (mandriva 2006).

14. APLinhares

Staff Member

no problem. ora bem, normalmente é criando 1 novo ambiente pelo chroot, definindo novas bibliotecas (em 32bits).
    Em mandriva nao faço a minima, mas aqui deixo 1 exemplo no ubuntu. Qualquer coisa apita :)

Partilhar esta Página