Suse Linux Enterprise 10 Desktop

bows

Power Member
oi pessoal comprei a exame informatica e vinha este linux completo agora é assim eu gostava de o instalar mas como nao percebo nada d linux... la diz que ao instalar formato o sistema operativo que tenho, neste caso o windows... alguem me pode explicar como posso fazer uma partiçao do disco ? e depois é facil voltar a retirar o linux ? ja agora tenho a internet atraves da placa kanguru ele detecta automaticamente ? e onde vou buscar os drivers etc para a ligaçao a internet ? por mim... o suse é bom ? :) abraco e agradeco a ajuda.
 
Vê lá se isto te serve:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=95741


Por outro lado aqui no fórum há informação mais que suficiente para isso que queres fazer.

Dou-te uma dica:

- Liberta espaço no disco com um utilitário qq como o PartitionMaqic ou outro qualquer.
- Depois instalas no espaço em branco do disco, que o Suse faz tudo. Atenção lê bem o que estás a fazer e faz backups do que achares importante.

Depois dá feedback
 
olá. o suse tem opção para criar partiçoes, sem apagar o sistema existente. Tens é de redimensionar 1 existente e formatar o espaço livre, para instalar, isto tudo no programa de instalação. senao, maneira mais simples é mesmo usar o partition magic, criar a partição e selecionar-la aquando a instalação. Ler atentamente as instruções.
Mas, saliento o facto de o SLED (Suse Linux Enterprise Desktop) ser 1 versao com actualizações pagas (50e/ano), julgo que so se pode aceder a estas com 1 conta criada, tendo 1 periodo gratuito de 60dias. Mas vou averiguar melhor. Mas sendo linux, normalmente nao assim grandes actualizações criticas :D

Porque nao o OpenSuse que é totalmente gratuito, apesar de nao ter alguns "eye-candy's" dessa versão (como o menu "iniciar")?
 
Boas pessoal !

Preciso aqui de ajuda URGENTE com este Linux.

Então é o seguinte, tenho dois discos fisicos no computador, um deles tem só tralha, e o outro tem 3 partições, uma com o windows XP, outra com tralha e uma terceira que usei para instalar este linux.

Instalei o linux, na partição que queria, ele dessa partição fez uma swap e uma root o que acho que é normal, e instalou, até ai tudo bem.

Depois ao fazer reboot é que começaram os problemas, o GRUB que segundo pareçe é o programa que gere as rotinas de arranque nda-me um erro e fica-me ali, chama.se "error 18".

Alguem sabe como resolver ? Tenho mesmo muita urgencia com isto, pois não consigo utilizar o windows, e so estoua conseguir utilizar o Linux porque existe uma opção durante o programa de instalação para correr o Linux já instalado.

Não sou grande conheçedor de Linux, nem nada que se pareça.

Cumpz :)
 
info grub disse:
18 : Selected cylinder exceeds maximum supported by BIOS. This error is returned when a read is attempted at a linear block address beyond the end of the BIOS translated area. This generally happens if your disk is larger than the BIOS can handle (512MB for (E)IDE disks on older machines or larger than 8GB in general).
Basicamente quer dizer que a BIOS não consegue aceder ao kernel por estar numa zona "remota" do disco. Experimenta fazer um update à BIOS. Se não funcionar, vais precisar de criar uma partição de boot no princípio do disco (o resto do sistema pode ficar onde está, depois do kernel estar carregado consegue aceder na boa ao disco completo).
 
Basicamente quer dizer que a BIOS não consegue aceder ao kernel por estar numa zona "remota" do disco. Experimenta fazer um update à BIOS. Se não funcionar, vais precisar de criar uma partição de boot no princípio do disco (o resto do sistema pode ficar onde está, depois do kernel estar carregado consegue aceder na boa ao disco completo).

Boas PrOdG,

Obrigado pela resposta, em relação a primeira opção de fazer update a BIOS, a minha motherboard já tens uns bons aninhos em cima, e não faço ideia do modelo e para alem do mais nunca fiz um update a BIOS, e nem faço ideia de como o fazer. A segunda opção pareçe-me ser a melhor, mas tambem não a sei executar, alguem me pode explicar como fazer uma partição de boot no principio do disco sff ?

Cumps
 
Aconselhava-te o fdisk, mas visto que não estás muito dentro do assunto talvez o Partition Magic fosse melhor. O problema é que, para criar o /boot no início do disco, pelo que percebi do teu esquema de partições, terias de redimensionar a partição onde tens o Windows instalado, o que não sei se pode dar barraca. E depois terias de ir com um LiveCD reconfigurar o grub para apontar para a nova partição que criaste. Visto que estás ainda a iniciar-te, acho que seria mais fácil tentares arranjar um disco pequeno onde possas experimentar, ou fazeres backup do disco das tralhas e usares esse para o Linux.
 
Aconselhava-te o fdisk, mas visto que não estás muito dentro do assunto talvez o Partition Magic fosse melhor. O problema é que, para criar o /boot no início do disco, pelo que percebi do teu esquema de partições, terias de redimensionar a partição onde tens o Windows instalado, o que não sei se pode dar barraca. E depois terias de ir com um LiveCD reconfigurar o grub para apontar para a nova partição que criaste. Visto que estás ainda a iniciar-te, acho que seria mais fácil tentares arranjar um disco pequeno onde possas experimentar, ou fazeres backup do disco das tralhas e usares esse para o Linux.

Pois, estou a pensar fazer isso mesmo, instalar o Linux nesse disco, mas assim surge-me outra questão, posso apagar este Linux que instalei e ficar com o windows que ja tinha a funcionar perfeitamente ? e que estou com medo de depois isto não me fazer boot directo ao windows.. naquilo que me fui meter lol
 
Podes formatar perfeitamente essa partição onde instalaste o linux e usar esses Gb para mais tralha :P

Se tiveres com problemas neste momento em voltar ao Windows, basta fazeres um fix à MBR que voltas ao boot normal (sem GRUB). Podes utilzar o CD de instalação do Windows para isso, faz um search aqui ao fórum por fixmbr que encontras informação detalhada de como o fazer.
 
Muito obrigado pela ajuda PrOdG ja tenho o windows ok :)

Quando tiver tempo vou instalar o Linux no outro disco como deve ser, fiz isto muito em cima do joelho so podia dar barraca

Ja agora podem-me dizer se este Linux é o mais indicado para quem quer a medio prazo dar-lhe algum uso profissional ?

O que eu pretendo é dominar o LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP | Perl | Python (no meu caso so me interessa PHP)).

Alguem aqui tem uma sugestão mais acertada para aquilo a que em proponho ?

Cumps
 
SLED+ati +vmware= sem xgl

bem pessoal, aqui esta mais um iniciado em linux, e venho agora aqui colocar uma questão noob, gostava que me dessem umas dicas, é o seguinte, tou a correr a versao SLED 10 na versão 5.5 do VMware, acontece que a minha grafica é uma ati x850, e por mais tutoriais que siga a risca simplesmente n csgo fazer com que ele detecte a minha grafica, so detecta a SVGA do VMware, e ta claro, n csgo por o ambiente XGL a andar..!

é possivel correr o xgl no vmware ou terei q instalar mesmo de raiz, para que a grafica seja bem detectada?

Cumpz
 
can't find the CD/DVD

Já agora há aqui alguem que tenha tentato instalar esta versão num sistema com intel com chip P965/ICH8 ??

Aqui qd o cd inicia a instalação corre tudo bem, escolhe-se a linguagem etc, mas depois quando vai começar a copia de ficheiros diz que o cd/dvd de instalação nao foi detectado, ora isto é um pouco contraditorio, visto que o setup iniciou-se apartir do proprio dvd.

Será que se trata de algum bug relacionado com o chip da board e os respectivos controladores ide?

Se alguem souber de alguma coisa, agradeço.

Cumpz
 
bem pessoal, aqui esta mais um iniciado em linux, e venho agora aqui colocar uma questão noob, gostava que me dessem umas dicas, é o seguinte, tou a correr a versao SLED 10 na versão 5.5 do VMware, acontece que a minha grafica é uma ati x850, e por mais tutoriais que siga a risca simplesmente n csgo fazer com que ele detecte a minha grafica, so detecta a SVGA do VMware, e ta claro, n csgo por o ambiente XGL a andar..!

é possivel correr o xgl no vmware ou terei q instalar mesmo de raiz, para que a grafica seja bem detectada?

Como é uma VM o hardware é sempre o do VMWare.
Não estou a ver o 3D a funcionar no VMWare.

O Vmware (e afins) são virtualizadores. Não suportam qualquer tipo de aceleração 3d.
 
Última edição:
Linux Suse enterprise 10

boas ppl....
bom em relação a linux sou a bem dizer um leigo......olollolo

andava com vontade de me aventurar com o linux, nunca soube mt bem qual a melhor versão para o meu pc, por isso começo por indicar qual a minha maquina.
Tenho um portatil Asus A6Jc com 1GRam, 100Gb Disco, placa grafica GeForce Go 7300 e placa de som Realteck....estou mt contente com a maquina.

A uns tempos comprei uma revista que vinha com a versão Linux Suse enterprise 10...

como nao queria correr mts riscos, instalei o virtual PC 2007, e la instalei uma maquina virtual com esta versão do linux.
Estou com problemas para ter som, e gostaria de saber se alguem sabe onde posso encontrar software destinado as engenharias, nomeadamente electronicas e telecomunicações.

obrigado
 
Já agora há aqui alguem que tenha tentato instalar esta versão num sistema com intel com chip P965/ICH8 ??

Aqui qd o cd inicia a instalação corre tudo bem, escolhe-se a linguagem etc, mas depois quando vai começar a copia de ficheiros diz que o cd/dvd de instalação nao foi detectado, ora isto é um pouco contraditorio, visto que o setup iniciou-se apartir do proprio dvd.

Será que se trata de algum bug relacionado com o chip da board e os respectivos controladores ide?

Se alguem souber de alguma coisa, agradeço.

Cumpz

Ya o teu problema é o JMicron que usam para controlar as drives PATA na tua board... Comigo tenho o mesmo problema :( experimenta instalar o openSuSe 10.2 que é mais actualizado, o problema é que o kernel que ele usa patra bootar o cd de instalação tem um bug, ele devia suportar esse chip mas é mesmo bug :(

Espero ter ajudado a perceber que não tens outra solução que não instalar outra versão mais recente ou arranjar uma drive óptica sata... BTW penso que nenhum ubuntu dá também...
 
Back
Topo