suse vs fedora vs mandriva

Sou actualmente utilizador do Ubuntu, distribuição que aprecio bastante, mas estou a pensar em meter no meu segundo PC uma outra distribuição linux, principalmente por curiosidade, para testar outros dos suprasumos do mundo linux.

Fica aberta a discussão:

- Qual o melhor dos 3 na generalidade
- Quais são os mais utilizados
- Quais são os que têm mais software disponível para a distribuição
- Quais são os que têm uma maior comunidade de suporte (ajuda, foruns, howto's)

Se quiserem podem englobar o Ubuntu na discussão, mas como esse já é bastante conhecido, agradecia que o centro das atenções fosse para os outros 3, ou para outras distribuiçoes que considerem serem boas alternativas
 
Podes saber de discuções detalhadas sobre essas e outras distros em várias threads aqui no forum. Faz um search que encontras.
O problema destas discuções é que o pessoal se dispersa muito e as discoções deixam de ter sentido.

Mas na minha opinião as "Debian based" com Gnome são as mais porreiras para medium users como eu.

Gostei do Fedora 5 e ainda não experimentei o OpenSuse.
 
Tendo em conta essas 3 esta é a minha ordem de preferencia:

Suse
Fedora
Mandriva

Suse teve sempre a reputação de facilidade, compatibilidade e software disponivel e é uma distro que recomendo.

Comunidade Suse PT : www.susept.com
 
Última edição:
Eu pessoalmente é o fedora por causa dos conhecimentos anteriores de Red Hat, pessoalmente não aconselho nem Suse muito menos Mandriva, apostava mais num Ubuntu ou Slackware.
 
...
Fica aberta a discussão:

- Qual o melhor dos 3 na generalidade
- Quais são os mais utilizados
- Quais são os que têm mais software disponível para a distribuição
- Quais são os que têm uma maior comunidade de suporte (ajuda, foruns, howto's)
...
O Fedora é baseado no Gnome. Acho que é por isso, que depois do Ubuntu, que também é baseado no Gnome, o numero de utilizadores de Fedora decresceu muito (para além de não ser, mais, uma distro resultante do profissionalismo da Red Hat e, sim, uma distro mais de testes). Ou seja, entre Fedora e Ubuntu, a minha recomendação é Ubuntu até ao fim. Como distro de Gnome, o mesmo, Ubuntu acima dos 4.

Acerca do Suse, a nível profissional é a distro mais suportada a par com Red Hat. Exemplos, é para Suse que encontras instaladores específicos de Skype (entre outros), as bases de dados da toda poderosa Oracle (o 2º maior fabricante de software) são certificadas para Suse Linux Enterpsrise Server (SLES), os softwares de gestão da SAP (o 3º maior fabricante de software) só são certificadas para Red Hat EL e para SLES, etc. O Suse é, provávelmente, a família de distribuições mais sólida que existe grátis.

Por mim, Ubuntu até ao fim para os cromos de Gnome e Suse para os cromos de KDE.

O Mandriva, deixei de utilizar há uns anos quando começou a dispersar-se numa panóplia de diferentes distros. Umas para descarregar da internet, outras para descarregar mas só se estivermos registado, outras para descarregar de pagar-mos, outras que só vinham em caixa, etc, etc, etc.

Suse 9.3, o melhor sistema operativo que jamais tive o prazer de utilizar. Só estou com pena de o ter apagado para experimentar outros...
 
Fedora e Ubuntu baseado no gnome? o Gnome é apenas um gerenenciador de janelas tal como o KDE e por ai fora...

O fedora é basiado em Red Hat e o Ubuntu em Debian.
 
Estive a investigar pela Internet, e realmente há uma conclusão que sobressai, que é a clara derrota do Mandriva.
Se nos tempos em que se chamava Mandarke, foi um dos grandes rivais, se não o maior rival do Red hat, hoje em dia surge como uma distribuição relativamente pouco utilizada na Europa, encontrando-se o seu maior mercado nas Américas.
Encontrado assim o grande derrotado deste comparativo, Mandriva, resta dizer que o Fedora e o Suse parecem ser boas alternativas(desculpem me o adjectivo) àquela distribuição que tanto furor tem feito no mundo GNU/Linux --- Ubuntu.

Prodigy, com certeza que onde se lê na resposta do PauloAugusto - "O Fedora é baseado no Gnome" pode-se ler "O desktop environment do Fedora é o Gnome". Tal como neste caso não poderia concordar quando dizes que o Gnome é simplesmente um gerenciador de janelas, pois o Gnome é mais que isso, pois o Metacity, um dos componentes do Gnome esse sim é o gerenciador de janelas ;) É tudo uma questão de fazer um esforço para compreendermos os outros.

Esqueci-me de incluir aqui a nossa querida Caixa Magica, que apesar de ser uma distribuição nacional que é actualizada com muito menos frequência, possui uma espetacular comunidade que muito trabalha para disponibilizar software de boa qualidade o mais rapidamente possível.
Mas pronto, fica incluída no Suse, distribuição no qual se baseia.
 
Como não dizes qual a utilidade que vais dar á máquina, deixo aqui as minhas preferências.

Desktop/Workstation:

Fedora
Suse

Non-critical server:

Debian

Critical/Industrial/Specific server:

RHEL
Suse
 
Suse
Fedora
mandrivia

Gosto mais de suse e é dos que mais se assemelha na versão free com a versão "enterprise" para utilizar em empresa. Particularmente util para quem quer aprender para usar no mercado de trabalho.

Fedora giro, mas com o kernel heavy-mente patchado pelos meninos da RH de forma a que possam ter output. Não sou coelho de laboratório de ninguem.

Mandriva o fedora com os plasticos do saxo....
 
Da última vez k usei dessas distros(agora uso gentoo), o mandriva era a melhor, pois permitia ter muitos mais pacotes através de bases de dados online tipo o "easy-urpmi", tudo para instalar a partir dos programas de pacotes do mandriva.

O fedora a última k experimentei foi o core 3 e era horrível, nem conseguia utilizar akilo.

O suse era mt bom, versao 9.1 e 9.2, mas estava cheio de bugs, o que nao me sucedeu tanto com o mandriva.

Já uso gentoo há mais de um ano e nao troco por nada, mas da última vez k mexi o mandriva para mim era inclusivé melhor que o ubuntu.

Pelo que vi dos ubuntus mais recentes, continuam com mts defeitos quando se por hardware a funcionar com akilo mais do k o k vem "out of the box".

O melhor eh experimentares as 4 e ficares com a k gostares mais.
 
O 3 é horrível o 5 é lindo :D, blackdot47 isso de o fedora ser gnome não tem sentido nenhum, se quiseres usas só o KDE, apesar de ser recomendado o gnome e alias é bastante melhor que o KDE, antigamente ainda conseguia ter um SO com o KDE agora só gnome mesmo.

Quanto à instalação de pacotes tens tanto por onde escolher, desde o yum, yumex com interface gráfico o frog etc, etc, etc e tantos ou mais como o ubuntu. Gosto bastante do Ubuntu (foi a minha distro preferida antes do Slackware e depois do FC5) mas acho o fedora mais completo.
 
Back
Topo