1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Suse vs. Ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por bennyss, 9 de Julho de 2007. (Respostas: 25; Visualizações: 5081)

1. bennyss

bennyss Power Member

Olá pessoal,

O que se passa é o seguinte...

Eu tenho o Suse Entreprise Desktop, e que agora eles fizeram um SP1, até está engraçado, mas o problema é que as colunas não funcionam assim como o wireless...

Tenho isto acontecido, qual é que acham ser o melhor SO, o Ubuntu ou o Suse... sendo estudante de informática, preciso de um bom Linux para as minhas cadeiras...

Cumps:kfold:

2. b1t dA3m0n

b1t dA3m0n Power Member

Oi bennyss

responder-te se o melhor é o SuSE ou o Ubuntu é o mesmo que dizer qual é o melhor sabor de gelado, baunilha ou chocolate:
    - Ambos sao sabores de gelado
    - Há pessoal que gosta mais de um do que de outro

Só há uma diferenca nesta analogia: ambas as distribuicoes de Linux sao gratis (partindo do principio que te referes ao opensuse) e o gelado normalmente nao :-)

O que eu quero dizer com isto é: o melhor é experimentares tu mesmo para formares a tua opiniao pessoal.

3. cgoncalves

cgoncalves Power Member

Nem mais, embora recomende openSUSE :-D
    openSUSE tem tido um enorme crescimento e tem apostado fortemente na inovação trazendo novos conceitos para o "mercado". Exemplo disso é o Build Service que permite facilmente criar pacotes RPM para openSUSE, Fedora, pacotes DEB para Debian, Ubuntu, pacotes MDK para Madriva, etc.

Quanto ao "problema" do tamanho do openSUSE isso já se encontra "resolvido" a partir das versões 10.3 alpha em que tens à tua disposição vários métodos/tipos de instalação: mini CD (~60MB - instalação online), CD 700MB (CD KDE/GNOME, tal como no Ubuntu), DVD (trás KDE e GNOME), um CD Addon com software proprietário (Java, drivers wireless Intel, Flash, etc).

Caso desejes obter mais informações sobre openSUSE poderás vir ao encontro ENOS ou na comunidade openSUSE-pt.

Mas, tal como o b1t dA3m0n disse e muito bem, tudo depende do gosto de cada um.

4. bennyss

bennyss Power Member

O meu problema é que o SUSE deixou de me reconhecer as colunas e o wireless....

Tenho de experimentar...

5. Conde

Conde Power Member

Não querendo puxar brasa à minha sardinha... penso que a detecção de hardware do ubuntu é ligeiramente melhor que a do opensuse. Digo isto porque já experimentei os dois, e no opensuse não tive som à primeira, tive de andar a fazer umas configurações à unha e só tinha som como root. Já no ubuntu tive som out of the box.

No entanto gosto das duas distros e muitas outras. Cada um escolhe ao seu gosto e isso é o melhor do linux.

6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

depende do hardware, já o Suse 9.2 me detectava todo o hardware, incluíndo placa de tv. nunca usei o Ubuntu mas tendo em conta a quantidade de pessoas que vejo a pedir ajuda no Ubuntu, não me parece que seja mais fácil do que o Suse.
    os únicos problemas que tinha no Suse eram mesmo com a estabilidade.

7. heeven

heeven Power Member

eu das duas, o opensuse reconheceu-me melhor o hardware, apesar que o ubuntu também nesta última versão que saiu reconheceu. Gosto das duas. São para mim as distros mais fáceis de usar. Normalmente experimenta-se várias e ve-se qual a melhor para o nosso "hardware", assim evitas algum trabalho.

cumps

8. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

É preciso ver que o ubuntu costuma ser o gateway de windows para linux. Alem disso é a distro mais usada.
    Nunca tive grande experiencia com suse, mas concerteza que as colunas reconhe lol:P. Nao reconhece é a placa de som. Faz lspci e mostra aqui a tua placa de som e a placa de wireless, ja agora;)

9. cgoncalves

cgoncalves Power Member

E isto leva-me a uma das minhas teorias: Ubuntu está na moda. Mas como todos sabem a moda por vezes só por ser moda, não significa que seja "boa" :-D

Quanto à detecção de hardware. Nessa área considero que apenas 1% da compatibilidade se deve ao trabalho da distribuição e 99% do Kernel, logo é óbvio que uma distribuição mais recente (aka com um Kernel mais actualizado) estará mais apta a suportar determinado hardware do que uma (versão) distribuição mais antiga (aka com um Kernel mais antigo), como é fácil de entender.

10. bennyss

bennyss Power Member

o problema foi exactamente, com a actualização do kernel... porque para chegar lá, td funcionava ok, só que depois, foram à vida... vou experimentar agora ubuntu a ver como reage...

btw...

As colunas são específicas da sony, com drivers da realtek, mas penso que isso são todas... e a placa wireless é intel 3945 ABG... penso que seja mais com o cgoncalves diz... a nova kernel tem alguma propriedade que baralha-se com determinados componentes...

11. cgoncalves

cgoncalves Power Member

O mais provável então é que quando actualizaste o Kernel ainda não tinha saído um novo pacote dos drivers wireless 3945, pelo que o wireless deixa logo de dar pois não tem módulo para a nova versão do Kernel.
    Actualizaste para uma versão oficial do openSUSE ou uma do Build Service/outro lado? Caso tenha sido oficial é estranho porque eles lançam normalmente tudo ao mesmo tempo para que não hajam problemas como o teu.

12. Ratoxkrazy

Ratoxkrazy Power Member

ate o debian e o ubuntu tem diferenças da detecçao d hardware
    no debian nao detectava a placa wireless
    no ubunto ja detectava
    mas no debian jogava bem riotball
    no ubuntu a barra pa jogar n mexe...

13. bennyss

bennyss Power Member

fiz as actualizações que eles recomendaram, nada mais...

14. Quarq

Quarq Power Member

E que tal experimentar o LinuxMint?
    Só para ajudar á confusão....:004:

15. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

O Mint é basicamente Ubuntu, com algumas funcionalidades novas e bastante interessantes, como um GUI para configurar o Xorg, e os codecs pré instalados, tive-o instalado algum tempo e gostei bastante, mas pareceu-me um pouco pesado, por isso mudei-me para o Fedora 7.

16. bennyss

bennyss Power Member

O ubuntu parece que não gostou muito da placa nvidia... baralha-se um pouco... é normal??

17. Conde

Conde Power Member

Baralha-se um pouco? e que tal explicares melhor? lol :lol:

18. bennyss

bennyss Power Member

quanto eu instalei o ubuntu, ele avisou que havia um controlador restrito para a minha placa nvidia... pensando que ele iria arranjar as drives para funcionar correctamente, seleccionar a opção para não desactivar a placa... quando reiniciei aquilo deu-me ecrã azul a dizer que não tinha conseguido iniciar a aplicação gráfica do ubuntu, pois os controladores da placa não eram os correctos.. conclusão, reinstalei, sem seleccionar a opção da placa gráfica e até agora, sem problemas.... mas quando passa para screensaver, ele atrapalha-se um pouco...

btw, n querendo fugir do tópico... alguém conhece o gentoo linux? alguém já trabalhou com ele?

Cumps

19. b1t dA3m0n

b1t dA3m0n Power Member

gentoo? Para iniciados é um bocado puxado :wscared: (mas nada que nao se aprenda, para quem tem vontade)
    É basicamente uma distro para self compilers o que quer dizer que a instalacao de programas é quase sempre feita atravez da compilacao de sources packages, o que exige algum conhecimento sobre compilers, dependencias e do proprio Linux.

Última edição: 11 de Julho de 2007
  20. xupetas

xupetas Banido

o melhor para ti é o opensuse

Partilhar esta Página