1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SUSEStudio - Construindo uma distro à medida

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 5 de Abril de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 2846)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

À semelhança de NimbleX, dentro de pouco tempo (esperemos) será possível construir (agora) uma distribuições opensuse-like, à medida, estando para já, nesta altura, limitada a um numero de utilizadores :(
    EDIT : Subscrevi e passado poucos minutos recebi já o convite :)

Fonte
    Página Oficial

Última edição: 5 de Abril de 2009
  2. volcanlx

volcanlx Power Member

Já há muito que ando a seguir este projecto lol e registei-me para receber convite faz já 2 meses... lol ainda não recebi convite...right.

3. Dark_Webster

Dark_Webster Power Member

Digo-vos é fixe. É mais ou menos como o Slax, mas podem dar-lhe um nome, testá-la online, etc... Pedi o convite à coisa de uma hora e recebi 10 minutos depois um convite.

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Eu registei-me á algumas horas e recebi o convite :D
    Construi um liveCD á maneira, sem problemas alguns. Testa dependências e tudo.
    Agora já uma versao "Disk image", que era o que mais me interessava (para instalar numa pen) dá erro :(

Última edição: 5 de Abril de 2009
  5. iCore7

iCore7 Power Member

Vamos lá ver no que isto dá.. também vou querer testar :)

6. volcanlx

volcanlx Power Member

Fiz novamente o registo de outro endereço de email, vamos lá ver se agora recebo alguma coisa...
    Quanto à ideia, é muito boa, podermos criar uma distribuição que é o que pretendemos e gravar um cd com ela podendo escolher coisas tão simples como o nome, os pacotes que estão incluidos de origem, os repositórios, testar extensivamente sem sequer ter de gravar em cd, quando isto estiver mais desenvolvido vou testar e provavelmente vou substituir o meu linux mint por um feito como quero com o que quero.

7. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Já recebi o meu convite! Vou testar para ver o que acho.

8. volcanlx

volcanlx Power Member

Também já finalmente recebi o convite, tive agora a brincar um pouco e parece muito bom, meter num sistema opensuse o que queremos para criar a nossa distribuição personalizada.

Está aqui um grande projecto, já apanhei alguns bugs, mas é essa a ideia do alfa testing e beta testing é apanhar os bugs para que sejam resolvidos.

Fantastico é que mesmo quem não tem experiência (como eu) consegue criar visto que quando há confrontos entre pacotes ele diz e dá a escolher, resolver o confronto com algum pacote que falte ou remover o pacote, quando queremos uma aplicação basta pesquisar, se não houver ele passa para a procura de repositório para que seja adicionado o repositório que nos permite instalar determinado pacote... até agora mais que trabalhoso está a ser muito divertido.

Última edição: 8 de Abril de 2009
  9. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Já está a criar uma imagem para amanha testar se tiver tempo. Coloquei uma carrada de programas de fotografia, o BOINC eclipse etc.

Está um projecto muito bom mesmo!

10. rosepwr

rosepwr Power Member

Boas,

O problema é saber o que escolher no meio de tanta coisa.

Queria fazer uma distro só para desenvolvimento WEB, com editores de Html, css, javascript, xml, schema, xslt, python, etc. E obviamente alguns programas para manipulação de imagens.

Mas no meio de tanta coisa, ando um bocado perdido !!! Nada como testar hehehe

Cumps

11. Ja me registei la vai 2~3 meses e convite nem vê-lo.... :mad:

12. kikofra

kikofra Power Member

tentei ontem e nao recebi convite vou tentar com outro mail

13. Hoje ja tentei com os mails que tenho e... nada!! :sad:

14. petersaints

petersaints Power Member

FIz uma com GNOME e mais montes de tralha de GNOME e adicionando os drivers proprietários da NVIDIA... resultado!! Não funcionou decentemente bahh!

15. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Por acaso já me tinha perguntado várias vezes, quando é que as distros mais populares iriam começar a apostar neste tipo serviço. A Suse foi a 1ª, mas concerteza que outras se seguirão, Ubuntu, Fedora, Mandriva e afins. Já era possivel fazer alguma customização, em certas distros, aquando da instalação, mas era preciso gastar muita largura de banda para sacar 1 ou mais DVD's ou então no caso do Debian netinstall, por exemplo, fazer o download dos pacotes sempre que se instalava a distro, portanto este tipo de serviços para mim são muito bem vindos ;) Agora é esperar pelo convite ou que o serviço fique disponivel para o púbilico em geral (o que quer que venha 1º) para ver se de facto é tão bom como aparenta ser.

16. ruimoura

ruimoura Power Member

A meu ver deveria ser mais intuitivo, na parte da selecção de pacotes. Se um gajo não souber excatamente o que está a fazer sai borrada, depois aquilo não funciona correctamente.

Pior, fiz uma imagem de vmware e não me adiantou de nada pois segundo o vmware fusion aquilo foi feito com uma versão super antiga e tinha que instalar os componentes vmware outra vez.

Mas ok, depois de umas experimentações até pode dar jeito, para construir uma distro já com servidor web e ftp era porreiro, mas é aí que falha um pouco, devia ter mais instruções para certos tipos de finalidades pre definidas.

17. _Kenshin_

_Kenshin_ I'm cool cuz I Fold

Registei-me no site a alguns minutos e recebi pouco tempo o mail com o convite para lá.Até ver parece ser uma boa iniciativa em que alguns dos pontos positivos é avisar sempre que existe problemas de pacotes e incompatibilidades dos mesmos e de ter uma grande conjunto de resources.Um dos poucos negativos é não ter muita informação de ajuda para poder-mos ficar com umas noções de como criar a nossa distro.

18. _Kenshin_

_Kenshin_ I'm cool cuz I Fold

Alguem sabe quanto tempo é demora em media a criação da ISO? é que ja pos aquilo a fazer build da ISO a 2 horas e ainda ta praticamente no inicio.

19. Pad

Pad Power Member

Por vezes tem uns bug's e empanca na construção de builds.

Reporta isso nos foruns da SuseStudio.

20. petersaints

petersaints Power Member

Pois.... eu o que queria era uma versão normal GNOME do openSUSE e só queria adicionar os drivers gráficos da NVIDIA. A opção GNOME (fiz uma build sem alterar nada) vem só mesmo com os barebones do GNOME :(

Partilhar esta Página