Suspender

Antonio Jose

Power Member
Há algum inconveniente em , num desktop com Windows 10, nunca DESLIGAR e utilizar sempre o SUSPENDER?
Os boot se dá minha máquina andam muito irregularés e algo estranhos e...prefiro SUSPENDER em vez de DESLIGAR ...
 
usar suspensão num desktop, não é a melhor opção, ou está sempre ligado 24\7 ou liga e desliga consoante a necessidade, num portátil sim faz mais sentido essa funcionalidade...

se dizes que andas com problemas durante o boot, o ideal será fazeres uma analise do que se passa e tentar resolver do que andar a adiar o problema até que qualquer dia o pc nem da suspensão acorda...

o ideal é ver como anda a saúde do disco, fazer um check up com alguns programas, para ver se não há erros ou vírus ou mesmo malaware a fazer com que isso aconteça...
 
A vantagem entre o manter sempre ligado e o suspender é, poupar energia...
O problema é : se desligar e voltar a ligar dentro de 2 minutos, o boot é normal e rápido. Caso esteja desligado mais de aproximadamente 2 minutos, fica muito tempo com a página de boas vindas do Windows até surgir o ambiente de trabalho. Depois ainda fica a mastigar e o rato wireless só mexe 30 segundos depois.
Por vezes ainda é pelo meio do arranque, ainda fica algum tempo com Ecrã todo preto. Muito estranho mesmo!
Já formatei o disco e fiz instalaçao nova , sem qualquer resultado.
O disco é um ssd Kingston v300
A Motherboard é Gigabyte ga-965p-s3.
O que e muito estranho é so fazer isto se estiver mais de 2 minutos aprox..desligado
 
Última edição:
A vantagem entre o manter sempre ligado e o suspender é, poupar energia...
O problema é : se desligar e voltar a ligar dentro de 2 minutos, o boot é normal e rápido. Caso esteja desligado mais de aproximadamente 2 minutos, fica muito tempo com a página de boas vindas do Windows até surgir o ambiente de trabalho. Depois ainda fica a mastigar e o rato wireless só mexe 30 segundos depois.
Por vezes ainda é pelo meio do arranque, ainda fica algum tempo com Ecrã todo preto. Muito estranho mesmo!
Já formatei o disco e fiz instalaçao nova , sem qualquer resultado.
O disco é um ssd Kingston v300
A Motherboard é Gigabyte ga-965p-s3.
O que e muito estranho é so fazer isto se estiver mais de 2 minutos aprox..desligado

isso que te está acontecer não é nada normal, ainda por cima com um SSD, no entanto esse ssd não é muito famoso em fiabilidade, talvez seja ele a origem do problema, tenta correr um programa para ver como é que ele está de saúde, ideal mesmo testares outro disco para ver como corre o arranque, mesmo que seja um HDD, só para ver se continuas com o mesmo problema...
 
isso que te está acontecer não é nada normal, ainda por cima com um SSD, no entanto esse ssd não é muito famoso em fiabilidade, talvez seja ele a origem do problema, tenta correr um programa para ver como é que ele está de saúde, ideal mesmo testares outro disco para ver como corre o arranque, mesmo que seja um HDD, só para ver se continuas com o mesmo problema...
ha algum programa que mereça realmente créditos para testar a saude do ssd???? Qual?
Mas, se fosse problema do disco, não causaria problemas apos a fase do arranque???
Depois do arranque, tudo funciona lindamente!!!
 
Reafirmo que, conforme poderao ler no inicio deste topico, o boot so é algo estranho e demorado se..o pc estiver desligado mais de 2/2 minutos e meio. Caso contrario, o boot é rapido.
Ninguem descobre o que podera estar a causar isto??? Terei de ir à bruxa?:)
 
já te disse a única maneira de testares isso é com outro disco rígido e ver se acontece o mesmo, se acontecer o mesmo, não é problema do HDD, mas sim algo a outro nível como na MB, caso com outro disco o sistema deixe de fazer isso tens de substituir o SSD por um novo... e o arrancar lento e depois ficar bem isso não quer dizer nada...

portanto se não perderes tempo para fazer um teste como o que te estou a dizer, não vais a lado nenhum com isso...
 
O ssd ainda está na garantia. Foi comprado na *****.
Se levar o ssd à loja e dizer que tem problemas, eles trocam de imediato ou terá que ficar lá para ser analisado???
Não tenho mais nenhum disco para fazer o teste..
Acho pouco provável que seja o ssd. SE fosse, teria problemas para lá do boot e , ainda por cima, com a estranha particularidade descrita..
Se estiver desligado até 2 minutos, faz boot normal e rápido. Se deixar passar mais de 2 minutos, fica o boot lento, ou seja, desde o momento que carrego no power até aparecer o logótipo do Windows, são 15 segundos. Depois fica 1 minuto ou mais a mastigar na página de boas vindas win.. Depois, ainda fico mais 20 segundos até à seta do rato wireless mexer
Após o boot, nunca senti qualquer problema. Tudo estável e fluido..
 
Última edição:
se está na garantia tem de ir para analise naturalmente, , só te trocam o dito nos primeiros 15 dias após a compra...

no entanto se não tens como fazer despiste, leva isso a uma casa de informática para fazer os testes necessários e ficas logo a saber o que se passa...
 
É estranho que entre tanto pessoal neste fórum, ninguém se tenha deparado com idêntico problema!!!!
Sou mesmo azarado!!!
Numa loja de informática, disseram-me que deveria ser o Windows a procurar atualização, sincronizar mails, etc...
 
Última edição:
Ninguem descobre o que podera estar a causar isto??? Terei de ir à bruxa?:)

Já te deram ajuda no ZWAME aqui , chegaste a fazer esses passos? Qual o resultado?

Que serviços tens no arranque tirando os da microsoft? já os desabilitaste em msconfig e fizeste um arranque com eles desligados?
Já verificaste se tens erros no visualizador de eventos, no registo de fiabilidade?

Sem fazer nada não se pode chegar a conclusão nenhuma!

Numa loja de informática, disseram-me que deveria ser o Windows a procurar atualização, sincronizar mails, etc...

Isso são palavras de vendedor!

Se fores trocar de disco SSD escolhe samsung.
 
Última edição:
Já te deram ajuda no ZWAME aqui , chegaste a fazer esses passos? Qual o resultado?

Que serviços tens no arranque tirando os da microsoft? já os desabilitaste em msconfig e fizeste um arranque com eles desligados?
Já verificaste se tens erros no visualizador de eventos, no registo de fiabilidade?

Sem fazer nada não se pode chegar a conclusão nenhuma!



Isso são palavras de vendedor!

Se fores trocar de disco SSD escolhe samsung.
Já fiz tudo o que sugeres. Só falta ver esse visualizador de eventos. Como se faz isso é como se interpreta o conteúdo?
A questão de mudar o disco é que para ter outro ao abrigo da garantia, tenho de ficar sem computador, semanas. Não posso!!!
Comprar outro sem ter a certeza de que o disco tem problemas, é um risco de desperdício de dinheiro.
Mas, pelo que descrevo, faz sentido pensar que é o disco????
A Motherboard tem 10 anos. Será alguma incompatibilidade com SSD? É UMA GIGABYTE
Ga-965p-s3 , rev.3.3 e tem Bios f14
 
Última edição:
Rep'arei agora que no ARRANQUE consta um executável..xlnsIDE.
O que é isto?
Este executavel está em Windows/Raidtool

Desconfio que foi uma suposta atualizacao que instalei do site do fabricante da motherboard(gigabyte) e que apos executar, nada surgiu no ecra e fiquei sem saber o que--
que confusao.
hoje, no arranque ate tive direito a ecra azul dizendo: unexpected store exception
Posso apagar a pasta RaidTool em Windows?
Edit: já desactivei do arranque e não resolveu nada..
 
Última edição:
Deves ter um driver qualquer ou software a provocar isso.
Não deverá ser disco mas tens uma ferramenta do fabricante Kingston SSD Manager para o verificar.

Coloca na pesquisa eventvwr, procura por erros nos eventos administrativos e de sistema.
 
Back
Topo