[Suspenso]Escolha de nova Motherboard e CPU

Alex_extreme

I'm cool cuz I Fold
Ora viva.
Recentemente adquiri uma nova placa gráfica (Sapphire Radeon HD4870) como podem ver nesta thread:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=370215

Mas como seria de esperar a Motherboard e principalmente o processador actual não me deixam usufruir de toda a sua velocidade, ou seja, o bottleneck é extremo.

Mais uma vez o sistema em uso:
CPU: Intel Pentium 4 3.40GHz Dual-core
Motherboard: Asus P5ND2-SLI
RAM: 2 x Transcend 2GB
OS: Windows Vista 64-Bit
Fonte: LC Power 850W

Mais uma imagem que pode comprovar o bottleneck:

http://imgday.net/uploads/1230716906.png


Voltando agora ao titulo do tópico :p :
Necessito de ideias para a compra de uma nova motherboard e CPU.

Mais uma vez esta não é uma área em que eu tenho muito conhecimento.

Já andei a ver em vários sites e a Asus P5Q-pro parece-me uma boa opção. Mas vale a pena neste momento?

Quanto à CPU ando mesmo distante das novidades.

Queria manter os gastos até 250€, mas se possível posso puxar mais.

Obrigado, cumprimentos :)
 
Última edição:
Eu pessoalmente recomendo uma Gigabyte P45 (Qualquer) e um processador E8400 ou E8500, para aproveitares os jogos ...

deverá ficar +/- entre os 250 e os 275€, mas assim já tens PC para acompanhar a grafica....
 
Eu sei que vai parecer esquisito mas eu tenho preferência por motherboards da Asus (esqueci-me de referir no 1º post). Mas claro que agradeço qualquer opinião.

Quanto ao processador parece-me bem. Em relação aos QUAD? Será uma boa aposta? Ou fico pelos E8xxx?

Por exemplo:
http://www.*****.com/pt/pt/526053/art/intel/core-2-quad-q6600-2-4-ghz.html

Atenção, só estou a comparar para tirar duvidas. Não significa que vá comprar.
 
Mas qual é a diferença entre os E8xxx e os Qxxxx?

os e8400/8500 tem um desempenho superior na maioria dos jogos e algumas aplicações mas a capacidade de overclock nao é tao grande como as do Q6600

mas eu prefiro um 8500 a um Q6600 mesmo com OC.

Os Quad tem a vantagem de ser mais recentes e coma uma tecnologia que parece ser o futuro, mas sinceramente ja nem sei com os I7 onde ficam os Q????

Sendo assim perfiro um E rapido e com excelente desempenho...
 
Se for para jogos e utilização normal -->E8400;E8500;E8600 (maior velocidade default e boa capacidade de overclock)

Se for para software que faça uso de 4 cores -->Q6600 ou os novos Q9XXX (menos velocidade default; versátil; boa capacidade de overclock)

Ah, e os E8XXX são mais recentes do que o Q6600 ;)
 
Obrigado pelas explicações já compreendi :) .
Depois de uma pequena analise (preços, velocidade...), fiquei indeciso entre estes dois:

Intel Core 2 QUAD Q6600 2.4GHz
e
Intel Core 2 DUO E8500 3.16GHz

Algo me diz para dar mais atenção ao E8500.
Eu penso que vou fazer overclock, mas estou mesmo indeciso :s



Considerando o Cooler não sei se será o melhor para Overclocking. É um Cooler Master Hyper-tx2 .

Com o processador actual a Temperatura maxima é aproximadamente <45ºC com intelburntest, orthos, e tarefas consideradas pesadas. Em idle fica-se pelos 25ºC > (Isto com a tampa lateral aberta, e porque estamos no inverno).


Que dizem?
Devo fazer Overclock?
Se sim, que CPU escolher?
Se não, para qual vou?

Desculpem lá mas sou mesmo nabiça . :(

Cumprimentos e obrigado por qualquer opinião e agradeço a vossa paciência! :)
 
Obrigado pelas explicações já compreendi :) .
Depois de uma pequena analise (preços, velocidade...), fiquei indeciso entre estes dois:

Intel Core 2 QUAD Q6600 2.4GHz
e
Intel Core 2 DUO E8500 3.16GHz

Algo me diz para dar mais atenção ao E8500.
Eu penso que vou fazer overclock, mas estou mesmo indeciso :s



Considerando o Cooler não sei se será o melhor para Overclocking. É um Cooler Master Hyper-tx2 .

Com o processador actual a Temperatura maxima é aproximadamente <45ºC com intelburntest, orthos, e tarefas consideradas pesadas. Em idle fica-se pelos 25ºC > (Isto com a tampa lateral aberta, e porque estamos no inverno).


Que dizem?
Devo fazer Overclock?
Se sim, que CPU escolher?
Se não, para qual vou?

Desculpem lá mas sou mesmo nabiça . :(

Cumprimentos e obrigado por qualquer opinião e agradeço a vossa paciência! :)

boas vai de e8500 o cpu e bem mais fresco k o k tens actualmente e com over as temps em idle deverao rondar para ai os 20/25 isto com oc feito
como pods ver nu my system tenho um e6420 com oc e as temps em idle nao passam dos 20...eheh. . com 10h de orthos em cima nao passaram os 48º e estou com stock cooler...

os c2d e mt mais fresco k kualker pentium 4...alias tenho aki um em casa p4 3.0 ht em idle ta nos 45º...e uma torradeira autentica...

se fosse a ti ia de p5q pro + e8500 + OC :D ficava um mimo

cumpts
 
Obrigado pela resposta já tirou algumas duvidas :) .

Mas agora gostava de propor outra coisa (se possível).

Se eu esticar um pouco mais o orçamento é possível arranjar uma motherboard um pouco melhor que a P5Q-PRO (Penso que não estou a pedir muito)?
Que dizem da versão Deluxe? Ou é quase a mesma coisa que a versão pro?

Quanto ao processador continuo indeciso entre os mesmos. :p
(Intel Core 2 QUAD Q6600 2.4GHz ; Intel Core 2 DUO E8500 3.16GHz)
Mas estou virado para o Q6600 visto que estou a pensar em fazer overclock.

Cumprimentos, obrigado.
 
Última edição:
Se queres OC então o melhor e o E8500, mas se queres um OC "basico" então opta pelo Q6600. Se fores pelo Quad então escolhe a P5Q Deluxe pelas 16 fases de alimentação que são melhor para OC em quad's agora se fores pelo E8500 a P5Q-Pro e mais do que sufeciente!
 
Obrigado pela resposta já tirou algumas duvidas :) .

Mas agora gostava de propor outra coisa (se possível).

Se eu esticar um pouco mais o orçamento é possível arranjar uma motherboard um pouco melhor que a P5Q-PRO (Penso que não estou a pedir muito)?
Que dizem da versão Deluxe? Ou é quase a mesma coisa que a versão pro?

Quanto ao processador continuo indeciso entre os mesmos. :p
(Intel Core 2 QUAD Q6600 2.4GHz ; Intel Core 2 DUO E8500 3.16GHz)
Mas estou virado para o Q6600 visto que estou a pensar em fazer overclock.

Cumprimentos, obrigado.

eu acho k ia de e8500...e mais fresquinho overcloka bem...ficavas com um bom bixinho ;)

ja agora de kanto dispoes para a board?

cumpts
 
eu acho k ia de e8500...e mais fresquinho overcloka bem...ficavas com um bom bixinho ;)

ja agora de kanto dispoes para a board?

cumpts

Boas.
Disponho de aproximadamente 300€ mais algumas ajudas.

Tenho até amanha de manhã para decidir.
Escolhi o Q6600 mas estou com medo de me arrepender :( .

Na ***** o preço de ambos os processadores são praticamente iguais... No entanto excluindo o saldo, o preço do E8500 apesar de ser mais caro dá a sensação que é melhor que o Q6600. Isto está-me a deixar muito confuso.
E agora enquanto escrevo isto já me estou a virar para o E8500! GAAH! :confused:

E é a mesma coisa com a motherboard...
Estou virado para a P5Q-DELUXE mas nas informações diz o seguninte:
Código:
Protecção contra Overclocking:
- ASUS C.P.R. (CPU Parameter Recall)
O que é que isso quer dizer?

Cumprimentos e obrigado.

Estas decisões à ultima da hora não dão em nada... :005:
 
Boas.
Disponho de aproximadamente 300€ mais algumas ajudas.

Tenho até amanha de manhã para decidir.
Escolhi o Q6600 mas estou com medo de me arrepender :( .

Na ***** o preço de ambos os processadores são praticamente iguais... No entanto excluindo o saldo, o preço do E8500 apesar de ser mais caro dá a sensação que é melhor que o Q6600. Isto está-me a deixar muito confuso.
E agora enquanto escrevo isto já me estou a virar para o E8500! GAAH! :confused:

E é a mesma coisa com a motherboard...
Estou virado para a P5Q-DELUXE mas nas informações diz o seguninte:
Código:
Protecção contra Overclocking:
- ASUS C.P.R. (CPU Parameter Recall)
O que é que isso quer dizer?

Cumprimentos e obrigado.

Estas decisões à ultima da hora não dão em nada... :005:

isso e para nao danificares o cpu quando o overclokas ;)

a minha tbm tem isso ;)...dispoes de 300 euros so pa board?? ou mais o cpu?...com o e8500 nao ias mal apesar k o q6600 tbm e mt bom ;)

cumpts
 
Back
Topo