1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

swap background by time?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Joss, 17 de Setembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 591)

1. Ola!!

Primeiro que tudo, espero estar a postar no sitio certo...! ;)
    Bem será que alguém me consegue indicar uma forma de fazer com que a imagem de background de um website, mude dinamicamente, consoante a hora do dia? Por exemplo, até x horas aparece uma; a partir de y horas muda para outra, etc.

Não sei se é algo que ja esteja muito falado aqui no fórum, mas o problema é que tb não sei muito bem como procurar a informação... (programação = -1) Aliás nem sei qual a melhor linguagem para fazer uma coisa deste género.. php? javacript? Tvz css.. :confused:

Brigadissimaaaa,
    Joss

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Podes fazer com PHP ou Javascript.
    A primeira questão que te coloco é: qual preferes? :P
    O teu servidor tem PHP?

3. svr

svr Power Member

Fazer um script desses é relativamente simples, mas como já foi dito existem essencialmente duas maneiras de fazer isso. Do lado do servidor ou do lado do cliente...
    Como a tarefa desejada é simples e não afecta o funcionamento do teu site, apenas a parte visual, eu apontar-te-ia para a opção JavaScript, visto que consegues fazer isto de uma forma simples e escusas de estar a ocupar o servidor com isto.

Não sei se era o que desejavas, mas aqui não vamos fazer o script por ti, mas podemos ajudar-te e solucionar os teus problemas.

Basicamente para o queres basta usares o objecto Date() para acederes a data actual, depois podes usar o metodo getHours() para obteres apenas a hora que é o que desejas.
    Dado isto basta apenas processar essa informação da forma que queres.
    Para fazer trocar a imagem depende da estrutura do teu layout, mas podes faze-lo alterando o src da imagem ou se estiveres a usar CSS atraves da alteração do atributo background.

Espero que isto ajude.
    Cumps

Última edição: 18 de Setembro de 2008
  4. oscarolim

oscarolim Power Member

PHP (suponho que tejas a programar em php...)

Código:
    if(date('H') == $hora_que_tu_queres)
      $backimage = 'caminho_da_imagem';
    elseif(date('H') == $outra_hora_que_tu_queres)
      $backimage = 'caminho_da_outra_imagem';

and so on...

Depois o $backimage fica como src do objecto html img.

5. Obrigada!!

Ola!!

Obrigado pelas dicas, como tinh dito anteriormente o grande problema era não perceber muito bem qual a linguagem mais correcta para fazer o k kria.

Pelo que percebi, javascript deve ser a solução mais simples, até porque isto é para um site igualmente simples, apenas integração de html e elementos flash. Esta funcionalidade é para ser meramente estética, logo não quero mesmo nada que esteja a ocupar o servidor desnecessáriamente.

Vou tentar criar o script sozinha, mas parece me que não deva ser complicado..!

Thanks!! ;)

6. QuickFire

QuickFire What is folding?

Realmente conseguirás fazer isso com PHP. Mas penso que Javascript e Y folhas CSS consegues fazer o mesmo.

7. silvino

silvino Power Member

Só uma dica, podes dar o nome a imagem da hora, poderia ficar;

$backimage = date('H')+".png";

Partilhar esta Página