Swap file - o que é?

jojo88

Power Member
sinceramente vou fazer uma pergunta mesmo à ignorante :P
ou entao não...
ouvi falar várias vezes em "swap file" o que se deve fazer a "isso"?
onde "o ter"?

li num artigo sobre desfragmentadores que se deve ter guardado numa certa pasta(qualquer ou nao)
sinceramente ha muitos anos que ando de volta da informatica mas nunca ouvi falar de swap file :(
 
Swapfile ou pagefile ou outro nome qqr do dia, aka memória virtual. É o ficheiro no disco ou partição do disco onde o OS escreve/lê blocos de memória que não estejam em uso ou sejam necessário.

É desse modo que podes num PC com RAM x usar uma aplicação que use x+y. Com a inerente perca de performance que deriva de ler/escrever para o HD.

De um modo simplista, quando o OS tem um pedido de alocação de RAM pendente e já não tem RAM que chegue fisica vai dar uma olhadinha às listas de processos e através de uma ou outra estratégia decide quem sai (ou que parte de quem sai, dependendo). Se no entretanto voltar a ser necessário esse bloco, ele faz a operação inversa. Tudo isto de modo transparente às apps.

Apenas tens um problema e dos grandes quando acontece uma coisa chata, que é quando duas aplicações grandes decidem trabalhar "em paralelo". O OS se não tiver RAM fisica que chegue vai ficar muito embrulhado a tirar/meter blocos de RAM para ir satisfazendo alternadamente ambas. O trashing causado no HD é brutal e não contribui mesmo nada para a vida dele.
 
obrigado pela explicaçao =)

ta muito bom...como isto é pa publico nao podia tar melhor...
mas sinceramente a minha duvida ficou tirada logo na tua primeira frase,lol
 
Back
Topo