Swedish firm to offer 100Mbit/s broadband for £70/month

PandMonium

Power Member
A SWEDISH SUPPLIER will introduce an amazing 100Mbit/sec broadband connection for 895 kroner in April next year. That's about £70 a month, and that speed is in both directions. Bredbandsbolaget will cap downloads to 300GB as part of the service it's offering.

Right now, Bredbandsbolaget is offering bi-directional 10MB connections for 330 kroner a month (45 USD) without limits on the download. That's round about the average price for 512/256 ADSL here in Blightyland. According to the UK ADSL Guide, your £70 will get you 2MB/256K ADSL from a few suppliers. Sheesh! Us Brits are kebabbed!

8o 8o 8o 8o 8o 8o

Bem é pena os 300gb de limite pra isso preferia a opçao 10mb...

até lá viva a minha ADSL 512kbps >(

Fonte: the inquirer, Neowin.net
 
A de 10Mb era capaz de compensar para a realidade portuguesa, se bem k a ligacao dos british dem512/256 tambem eh bem jeitosa.:)

Sinceramente, axo k nao sera neste decada k vamos poder ter ligacoes com 10Mb/sec por esse preco ca em Portugal...
 
Originally posted by P4rthen0n
A de 10Mb era capaz de compensar para a realidade portuguesa, se bem k a ligacao dos british dem512/256 tambem eh bem jeitosa.:)

Sinceramente, axo k nao sera neste decada k vamos poder ter ligacoes com 10Mb/sec por esse preco ca em Portugal...

Década? Século?, Milénio?

Não consigo ter uma noção de tempo para essas previsões com a PT Chupa e a Anacome a liderar a 'sociedade de informação' portuguesa...

Provavelmente quando as classes aumentarem, vai ter preços exorbitantes ou então uma versão light com uma limite de... 2 horas...

Tomara eu ter banda larga (que até tem) com a liberdade (que não existe) de sacar 1 Gb como em UK. Tom,ara eu...

Sinceramente agrada-me as perspectivas de 10 e 100 mbits, mas em Portugal prefiro nem sequer pensar nisso...
 
Originally posted by GhOsT
tenho um tio na suecia k tem net a 10mbits sem limite de trafego e paga 350 coroas=37€ por mes


Pronto..ja decidi onde quero fazer erasmus... :P :p
ja tinha akele ponto forte...das suecas...e agora ainda mais! lol

_zZz_
 
Ora, então vocês não leram o Público de hoje? Horta e Costa disse que quer transformar portugal numa nova coreia do sul!!! Mas depois corrigiu dizendo que essa estratégia "passaria por um alinhamento óbvio com as medidas governamentais". Ah bom, assim já estamos mais descansados. Uma autêntica anedota.

Pelo menos fica bastante claro que a culpa do atraso do desenvolvimento da banda larga neste país é da PT. Eles ganham mais dinheiro com o telefone nos acessos dial up do que com o investimento que iriam fazer se apostassem a sério no cabo e adsl. O que eu acredito, já que muitas vezes pagava de telefone mais de 10 contos quando tinha telepac a 56kbps (a famosa flat rate). Agora que tenho cabo pago menos.

Mas não há crise, o dinheiro que os clientes da PT pagam ainda dá para sortear um Ferrari...

Acho que estes gajos deviam pelo menos ter a noção do ridiculo, e não gozar com o pessoal que paga mais de 100€ por uma ligação de 1mbit em portugal. Enquanto na coreia do sul muita gente tem Fiber To The Home de muitos megabits a menos de 50€.
 
Acho que as opções que temos disponíveis ajustam-se, na perfeição, à realidade do país. Se forem a ver, de entre os países subdesenvolvidos, deveremos ser os que têm melhores acessos à net.

Ter net como na Suécia seria interessante, mas preferia, de longe, ter todas as outras coisas que devem ser fornecidas pelo estado que a Suécia tem(boa saúde, produtividade, boa função pública, boa educação, respeito, cultura cívica entre outras coisas, ou seja, os cidadãos saberem que pagam impostos mas o estado fornece-lhes bons serviços) e só depois as que devem(também) ser fornecidas pelos privados.
 
Esta notícia é de facto um estrondo. Ter este tipo de ligação a este preço é um sonho.

No entanto, vejam onde é que ela aparece... Na Suécia, um dos países mais industrializados do MUNDO. Reparem que não aparece em Portugal, nem na Turquia, nem na Polónia, nem na Grécia, nem em Espanha(!).

Comparem o que é comparável. Comparar medidas ou opções que existem em países que estão (quase) a anos luz do nosso é ridículo.

Preferia ter o sistema de segurança social e de saúde suecos que ligações a 100mbits.

---

Dexter,

É óbvio que para levar a bom porto esse movimento de tornar este país numa "coreia do sul" é necessário o apoio do Governo, certo? A PT não é a santa casa da misericórdia...

Falas ai de Flatrate, mas sabias que a flatrate já pode ser comercializada há MUITOS anos? Desde que o ex-ICP a regulamentou? O problema é que nenhum ISP a quis levar à frente. Não foi birra ou uma medida da PT foi uma posição de TODOS os ISPS que não quiseram avançar porque o modelo de negócio é mau. Aliás, o modelo de flatrate desapareceu da europa para o dial-up normal. (Só se aplica nas ligações ADSL).

Por outro lado, não sei onde tiraste a conclusão que não há investimento no cabo e no adsl e que ao invés se investe no fixo. Sabias que o tráfego e os clientes do fixo têm vindo a baixar? O modelo isolado pode estar esgotado e a única forma de o salvar é através do ADSL. Já no cabo, é patente o seu desenvolvimento. Lê alguns documentos no site da anacom ou do ITU.

Há numeros curiosos sobre a penetração destas tecnologias.

Mais uma vez, compara-se as as nossas ligações com as da Coreia do Sul... Pois é, mas vejam os números deles e a tradição de tecnologia.

---

EDIT: nothing, só agora vi a tua resposta. É precisamente isso que falo. :)
 
Na Suécia, um dos países mais industrializados do MUNDO

Não confundir industrializado com desenvolvido! O conceito de industrializado pressupõe apenas 'crescimento', enquanto que o de desenvolvimento é algo composto pelo factor da sustentabilidade e muito mais abrangente. A Suécia é dos país mais desenvolvidos do mundo.
 
Eu não disse que se investia mais no fixo. O que eu queria dizer é que a PT recebe muitos milhões do fixo sem grande esforço financeiro. Já não sou cliente da PT há uns anos, mas só da assinatura do telefone devem receber mais do que das centenas de milhares de utilizadores que têm na banda larga.

Não sei o que se pode considerar como país "subdesenvolvido", mas posso afirmar que a Grécia, Polónia, Bélgica e alguns países sul americanos têm melhores ISPs do que os que existem em portugal. Disso não duvidem. É claro que não estou à espera de ter ligações equivalentes à Suécia, Japão, EUA ou Coreia em Portugal (não me chamo Horta e Costa), mas uma boa ligação a um preço razoável e já me dava por satisfeito.
 
Originally posted by Dexter
Eu não disse que se investia mais no fixo. O que eu queria dizer é que a PT recebe muitos milhões do fixo sem grande esforço financeiro. Já não sou cliente da PT há uns anos, mas só da assinatura do telefone devem receber mais do que das centenas de milhares de utilizadores que têm na banda larga.

Pois isso é natural, certo? Creio que em 99 se lançou a banda larga com a Netcabo... O telefone fixo existe há bastante mais tempo. Neste momento, a base de clientes do fixo é de 4.4 milhões de clientes (aprox.)

Originally posted by Dexter
Não sei o que se pode considerar como país "subdesenvolvido", mas posso afirmar que a Grécia, Polónia, Bélgica e alguns países sul americanos têm melhores ISPs do que os que existem em portugal. Disso não duvidem. É claro que não estou à espera de ter ligações equivalentes à Suécia, Japão, EUA ou Coreia em Portugal (não me chamo Horta e Costa), mas uma boa ligação a um preço razoável e já me dava por satisfeito.

Eu falo do que conheço e já encontrei muitos "internautas" de diversos países e aqueles que referi são iguais ou inferiores aos nossos. Acredita.

Quanto à Bélgica o panorama é bem diferente, nem que seja pelo facto da localização ser bem perto do centro da Europa da Internet (Amesterdão, na Holanda).

O facto de estarmos na cauda da Europa não facilita em nada que sejamos cruzados pelos n anéis de informação que a Europa central tem.
 
Originally posted by SUp3rFM
Pois isso é natural, certo? Creio que em 99 se lançou a banda larga com a Netcabo... O telefone fixo existe há bastante mais tempo. Neste momento, a base de clientes do fixo é de 4.4 milhões de clientes (aprox.)



Eu falo do que conheço e já encontrei muitos "internautas" de diversos países e aqueles que referi são iguais ou inferiores aos nossos. Acredita.

Quanto à Bélgica o panorama é bem diferente, nem que seja pelo facto da localização ser bem perto do centro da Europa da Internet (Amesterdão, na Holanda).

O facto de estarmos na cauda da Europa não facilita em nada que sejamos cruzados pelos n anéis de informação que a Europa central tem.

Ofacto de estarmos na cauda geográfica da europa não quer dizer nada... Então a Itália, a Grécia estão onde? O que ainda tem mais facilidade ainda é a Itália, que faz logo fronteira com a França e etc...

Mas por outro lado, se a Pt ganha milhões, se a Marconi, subsidiária da Pt ganha milhões só em chamadas internacionais (é verdade que já ganhou mais) e tens links directos para os EUA (via UK) porque não aposta nisso?

Porque não aposta, em conjunto com a Telefónica, em largura de banda para os dois países? Se não consegue sozinho, porque não uma associação com aquele gigante? Ou só serve para fazer render (???) os telemóveis no Brasil (um poço sem fundo)?

Fica aqui estas 'sugestões' de discussão
 
Originally posted by Seavoices
Ofacto de estarmos na cauda geográfica da europa não quer dizer nada... Então a Itália, a Grécia estão onde? O que ainda tem mais facilidade ainda é a Itália, que faz logo fronteira com a França e etc...

Quer dizer que não passa pelo eixo Londres-Paris-Berlin que tem quase metade de toda a largura de banda total europeia.
 
Seavoice, estás correcto no que diz respeito à Itália. Basta consultar uns quantos network maps dos grande carriers para perceber isso. Já a Grécia sofre do mesmo problema que o nosso, para além da geografia do terreno implicar grandes investimentos nos links locais (muitas ilhas, grande dispersão).

Mas por outro lado, se a Pt ganha milhões, se a Marconi, subsidiária da Pt ganha milhões só em chamadas internacionais (é verdade que já ganhou mais) e tens links directos para os EUA (via UK) porque não aposta nisso?

Reparem que a única coisa que impede de nós termos 100mbits em casa é, pura e simplesmente, o custo do investimento e o retorno do mesmo! Se eu soubesse que investir nesse tipo de ligações me traria dinheiro, bem podem crer que ia para a frente.

Não é uma questão de gosto pessoal ou de ideias que passam a correr que definem a aposta numa estratégia. Já agora, porque é que não há redes de 100mbis no UK? ou na Holanda?


Essa aposta ibérica que falas é bem interessante e faz muito sentido. Se tal acontecesse, seria um motor para um maior desenvolvimento da Internet nos dois países. (comparativamente, os números portugueses em relação à Internet são melhores que os espanhóis).


Olha que a VIVO (a jv PT-Telefónica no Brasil) é TUDO menos um poço sem fundo. :)

Só o número de clientes é o dobro da população Portuguesa. Abraço.
 
O q faz falta para chegar aos níveis da Suécia, EUA, etc.. é concorrência a sério. Só assim empresas como a PT se mexem.

Super,
em relação ao retorno de investimento de uma ligação a 100 Mbps tens razão, seria incomportável para a PT.
De todas as maneiras não compares o nosso serviço Internet com a Holanda ou Inglaterra, onde os preços da banda larga são ligeiramente superiores aos nossos (às vezes iguais) e não tem os ridículos(!) limites de tráfego e a qualidade das ligações é bastante superior. O nível de vida deles é muito superior.
A grande questão é que nesses países estás insatisfeito com um ISP mudas, cá vai tudo dar ao mesmo (não vale a pena mudar).

Não se trata de chegar ao nível dos países mais desenvolvidos mas sim ter qualidade nos serviços que já temos.

Isso só se consegue se houver concorrência.
 
Eu não sou grande conhecedor da matéria, mas a PT tem a sua rede ( comprada ao estado, certo? ). Os outros ou pagam aluguer ou fazem a sua rede, certo?

Estou a dizer isto do que sei, mas não estou a ver aqui nada em que a PT tenha culpa.

Já noutras coisas.....:005:
 
Back
Topo