Switch entre router da vodafone e tv box 4k

Maxrunner

Power Member
Boas,

Alguem me sabe dizer se é necessário alguma caracteristica especifica para poder usar um switch entre o smart router da vodafone e a box 4k?
Precisava de ligar mais dispositivos e estava a pensar no switch D-LINK DGS-1100-08.

Obrigado,
 
Tenho um TP-Link desses, mas de 5 portas, desde 2018 e tem funcionado super bem. Tenho lá ligado a box HD da Vodafone, uma box Android TV e ocasionalmente uma Xbox 360 ou um portátil. Zero queixas. Se precisasse de arranjar outro, até ia para o de 8 portas agora.
 
Boas pessoal . Desculpem utilizar este tópico mas se puderem ajudar ótimo tenho um switch que e o TL SG 105 que sempre funcionou super bem com a box Vodafone. Agora atualizei para a box 4k da Vodafone e não dá. Tem sinal 5 secs dps perde.

Será do switch ou estás boxs tem de ser ligadas diretamente ao router
 
Boas pessoal . Desculpem utilizar este tópico mas se puderem ajudar ótimo tenho um switch que e o TL SG 105 que sempre funcionou super bem com a box Vodafone. Agora atualizei para a box 4k da Vodafone e não dá. Tem sinal 5 secs dps perde.

Será do switch ou estás boxs tem de ser ligadas diretamente ao router
Tem de ter IGMP snooping v3
 
Qual a diferença do E para o S?
Pela documentação, o "E" é um smart switch, que tem uma interface web de gestão que permite muitas configurações como VLANs, port mirroring, QoS.
O "S" é um simples switch: liga-se e já está. Comprei um TL-SG105S e confirmo que tem IGMPv3 snooping, que é a funcionalidade importante se se quiser ligar lá uma box.
 
Olá a todos!

Desculpem desenterrar este tópico, mas estou com um problema "semelhante".

Também eu preciso de um switch entre o router da Vodafone e a box 4k.
Já vi que foi aconselhado o TL-SG105S (que me resolve parte do problema), no entanto eu queria mais do que isso: eu quero algo que emita wifi também, idealmente wifi6.

Assim, pergunto: há algum router wifi6 com igmpv3 snooping?

Tentei pesquisar na net e não consigo chegar a nenhuma conclusão.

Desde já, obrigado!
 
O melhor é separar as coisas. A não ser que seja para fazer configurações fora da GUI (na medida do possível), raramente há opções para configurar o switch incluído nos routers domésticos típicos.

Portanto escolhe um switch que te convenha e um Access Point que te convenha e fica a questão garantidamente resolvida.
 
Boas a todos.
Pelo que interpretei do que o @nfjd disse, parece-me estar à procura de uma forma de estender o sinal Wifi do router original, criando um novo foco wifi afastado do local onde está o router da Vodafone. @nfjd por favor, corrije-me se estiver errado.

A escolha do equipamento depende de algumas variáveis:
- Tens tomadas RJ45 nas tuas divisões a funcionar? Pela tua exposição, parece-me que sim;
- Se tiveres, e dependendo dos teus requisitos, podes usar um router compatível com a Vodafone (como os ASUS: http://asus-portugal.com/isp-config/routers-vodafone.html, embora sejam habitualmente usados para substituir o router da vodafone. como AP é um bocado overkill na minha humilde opinião), OU:
- Se o objectivo for apenas ter mais portas de rede com suporte a IGMPv3 e AP WiFi, pondera usar apenas um AP PowerLine (TPLink WPA8631 ou WPA8631P com tomada).
- Se não tiveres rede nas divisões, talvez a única solução viável seja mesmo um sistema mesh (como o TPLink deco X60 por exemplo) para melhores velocidades quando comparado com PowerLine (PowerLine poderá fazer sentido se conjugado com este sistema mesh caso pretendas ter rede powerline para levar rede a uma divisão longe da casa/apartamento, como uma garagem tipo box).

Porque é que te estou a recomendar um AP powerline tendo Portas de rede na divisão em vez de um router convencional? Por N razões:
- Porque é mais barato,
- Porque tem funcionalidades de routing, sendo bastante configurável
- Robusto (meses ligado sem problemas de estabilidade)
- Se tiveres o modo Router desligado, faz o passthrough na perfeição das funcionalidades de rede que o router da Vodafone suporta (nomeadamente o IGMPv3);
- Permite-te depois usar extensores powerline para outras divisões onde não tenhas rede

Tenho esse PowerLine da TPLink a funcionar configurado como AP ligado directamente à ficha RJ45 na parede, e funciona na perfeição.

Este particularmente não é WiFi6. é WiFi5, mas a transição entre o AP do TPLink e o router da vodafone funciona bastante bem (quando usas as mesmas configuraçoes WiFi que usas no router da Vodafone, com um canal WiFi diferente, naturalmente).

Para o teu caso, visto que não ha ainda PowerLine TPLink com WiFi6, tens Devolo (que segundo várias opiniões, dizem ser melhor que a TPLink, não vou discutir isso agora):
https://www.devolo.pt/magic-2-wifi-6

Mas só tem duas portas de rede. O TPLink tem 3. Continua a nao ser espetacular em termos de portas de rede, mas ter mais uma porta de rede é claramente melhor do que ter "só" 2.
Mas se precisares de mais portas de rede, nada como gastar mais uns 20 e picos € (se isso te for possível) e adicionar um TL-SG105S (5 portas) ou TL-SG108S (8 portas, por mais alguns €).

a VBox 4K funciona impecavelmente com os TL-SG105S/TL-SG108S, e com o TPLink que indiquei em cima (não tenho experiência com o Devolo WiFi6, mas não deverá ser diferente).

Se PowerLine nao te for atractivo, quer tenhas portas de rede ou não em cada divisão, sistema Mesh WiFi da TPLink (X20 ou X60) serão a minha sugestão, visto suportarem IGMP snooping v3 e IGMP Proxy, que te garante uma IPTV sem problemas.

Espero que este extenso post seja uma ajuda na tua tomada de decisão.
 
Uau, grandes respostas!
Obrigado a ambos! @ericloewe e @Suicide-Squad

Na verdade tenho tomadas de rede em todas divisões.

Mas numa delas (sala) tenho vários equipamentos (entre os quais a box) que preferiro ligar por cabo e não por Wi-Fi, daí a necessidade do switch.

Para além disso, no outro extremo da casa a cobertura wifi é fraca, por isso me lembrei que talvez comprando um router wifi6 (melhor que o da Vodafone) que fizesse ambas as tarefas (switch e maior cobertura) "matava dois coelhos com uma cajadada só".

Entretanto o que fiz foi ligar um tplink re650 (que já tinha) no ponto mais afastado do router onde havia uma tomada de rede, e criei outra rede. Não é a solução ideal, o ideal seria mesh (como disse o @Suicide-Squad ), para não ter que andar a mudar de rede quando me desloco pela casa.

Estive a investigar e descobri uma solução barata (relativamente a todas as outras opções mesh) da Xiaomi (Mesh System AX3000) que me resolvia o problema - uma vez mais, usando as tomadas de rede.

Mas acho que por enquanto vou apenas comprar o switch (o SG108S), e ver até quando a minha mulher vai aguentar olhar para o tijolo (re650) que está em grande destaque na parede. :D

Mais uma vez muito obrigado!
 
Back
Topo