1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Switch, Hub ou Router ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Daymi0, 7 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 1032)

?

Qual o melhor equipamento?

1. Switch

13 vote(s)
    46,4%
  2. Router

15 vote(s)
    53,6%
  3. Hub

0 vote(s)
    0,0%
  1. Daymi0

Daymi0 Power Member

Olá a todos, a minha questão é a seguinte, tenho 3 pc's para ligar em rede (2 portáteis e 1 pc fixo), a rede que quero criar é unicamente para fazer jogos em LAN com amigos meus.

Por isso gostaria de saber qual o aparelho mais apropriado, e se possível que fosse o mais "plug and play" possível uma vez que não gosto de fazer muitas configurações.

Obrigado pela ajuda

2. ElectricFox

ElectricFox I folded Myself

Router: Faz atribuição por DHCP (IP's de configuração automática), switch integrado (por norma 100mbits dedicados por porta) e faz roteamento. +caro.

Switch: Portas 100mbits ou 1gbit (se for gigabit) dedicados por porta. Implica configuração manual dos IP's nos pc's ou então usar o Internet Connection Sharing (ICS) do XP num dos pc's para atribuição de IP's. +barato

Hub: a mesma coisa do switch mas com portas de 100mbit partilhadas pelas portas. ++barato

Melhor por ordem de preferência: Router > Switch > Hub.

3. Daymi0

Daymi0 Power Member

Alguém mais que queira partilhar a sua opção?

4. nitruz

nitruz Power Member

O rounter só costumam suportar até 4 portas sendo assim se preferires a ligação por cabo e se quiseres ligar mais do que 4 pc's escolhia um Switch .. Hub nunca! se for so para 4 pc's e nao passar disso escolhia 1 rounter para o que servia :D

5. The Coin Operator

The Coin Operator Power Member

Acho que andas a confundir as coisas, muito basicamente é assim que funciona

HUB -> O HUB (Layer 1 device) é um simples repetidor, repete tudo o que recebe para todas as portas, cada dispositivo só pode transmitir um host de cada vez, caso contrário existem colisões, por exemplo, numa rede com 5 hosts o host1 envia dados para o host2, e o HUB tem 5 portas. Todos os 5 hosts recebem e cabe a cada um descartar a informação recebida.
    Largura de banda partilhada pelos hosts.

Switch -> Layer 2 device, só lê MAC's. No switch cada porta tem o seu collision domain, ou seja, não há colisões. Tens o máximo de largura de banda disponível.

Router -> O router é Layer 3 já é capaz de ler IP's, liga redes diferentes, para ti não serve para absolutamente nada (por exemplo, uma /16 a uma /24 ,etc). Existem routers com switches integrados caseiros, tipo Linksys que servem para ligar à internet e depois recebe os pacotes, lê o endereço, reencaplusa para um frame e o switch entrega o frame ao host.
    Um router para ti não serve para nada, sendo que só vais jogar em LAN e não queres ligar-te à internet, o Switch é sem dúvida o indicado (HUB's praticamente nem existem no mercado).

Cumprimentos.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009
  6. Daymi0

Daymi0 Power Member

Muito obrigado pelas respostas. Vou comprar um switch, é a escolha mais adequada.

As minhas próximas questões são:
    - Que switch escolher, não queria um muito caro
    - A nível de configuração o que é preciso fazer?

7. The Coin Operator

Boas, quanto às escolhas tem um leque variados, de várias marcas com vários preços (tens que dizer quanto queres gastar)
    Cada switch tem um S.O específico por assim dizer, a configuração varia de marca para marca, se fosse um Cisco podia ajudar-te, mas como não é nem vai ser.
    Os switches de hoje costumam trazer software user friendly, fácil de configurar etc, penso que até sejam mesmo plug and play.
    Cumprimentos.

8. Daymi0

Daymi0 Power Member

Obrigado pela ajuda António Azevedo, eu estou a pensar em comprar um switch até 50€Já encontrei alguns modelos mas como não sei bem como os analisar deixo aqui os que encontrei e espero uma resposta vossa:

CISCO 10/100 5-PORT DESKTOP SWITCH
    LINKSYS SWITCH ETHERFAST 5x10/100 DESKTOP
    SMC SWITCH EZ 8x10/100BASE-TX RACK

Todos estes por volta dos 30€

9. Daymi0

Daymi0 Power Member

Já agora quem continua a escolher router diga porquê sff

10. Daymi0

Daymi0 Power Member

Vá lá pessoal dêm uma ajudinha

11. crazy_clit

crazy_clit Banido

Um router numa rede interna tão pequena não faz o menor sentido. Nem a utilização do DHCP.

12. Daymi0

Daymi0 Power Member

Então e um switch ninguém sugere?

13. ppaulo

ppaulo Power Member

14. Death_Knight

Death_Knight Power Member

Sem dúvida um switch será o ideal para essa rede, o preço vai depender do número de portas que vais querer e da marca...

Apesar de não conhecer os modelos referidos posso opinar apensa tendo em conta a marca dos mesmos

Cisco - a marca mais conceituada mundialmente a nível de redes, mas normalmente em equipamento bem caro, essa versão barata não conheço mas pela marca que é deve ser bom
    Linksys - Esta marca também pertence á cisco, portanto é boa apesar de eu ter tido um router deles e não ter gostado muito
    SMC - esta marca é bem conhecida pela qualidade e pela simplicidade dos seus produtos

Depois tens também outras nmarcas como a conceptronic que também tem produtos bons e preços acessiveis

espero ter ajudado!
    Cumprimentos

15. The Coin Operator

cisco 10/100 5-port desktop switch, não sei se iso trás o IOS ou outro qualquer, se for IOS prepara-te para aprender alguns comandos.

Última edição: 9 de Fevereiro de 2009
  16. Daymi0

Daymi0 Power Member

Obrigado a todos pela ajuda prestada.

Esse router apesar de me parecer bom já passa a minha barreira dos 50€.

Tendo em conta que quero um router fácil de instalar, muito ao género plug-and-play, Cisco parece estar fora de questão, a decisão mais acertada será o SMC?

17. Kain

Kain Power Member

Cisco por 30€ ou é bem velhinho e usado ou é Linksys( a Linksys faz parte da Cisco e mts vezes anunciam incorrectamente os produtos deles)

Se o teu orçamento é de 50€ ent qq switch dá. nessa gama de preços maior parte deles nem sequer requer configuração. Se conseguires arranjar um switch Gigabit a esse preço e tiveres placas Gigabit ent aproveita pk um bocadinho de largura de banda nunca fez mal a ninguém.

18. PanterA

PanterA Power Member

Router, porque hoje em dia já faz quase tudo que muitos equipamentos que se encontram no mercado.

Além de hoje em dia o Hub já não ser muito usado.

Partilhar esta Página