1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Switch para dividir cabo da Meobox em dois

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por SkyDreamer100, 23 de Novembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 4012)

1. SkyDreamer100

SkyDreamer100 Power Member

Olá!

Tenho MEO e um router 2wire 2700 com a seguinte configuração de rede:

Internet---2wire--'cabo'--computador
    --'cabo'--MEObox
    --'wifi' --2 computadores

O que se passa é o seguinte:
    Ao lado da Meobox tenho uma xbox que queria ligar à rede (internet+partilha de ficheiros de outros computadores). Para o fazer, desligo sempre que preciso o cabo ethernet da meobox e ligo à xbox. Isto tem o inconveniente de a meobox não gravar nada enquanto estou a utilizar a xbox, assim como dar muito trabalho mudar o cabo sempre que uso a xbox.

O cabo que liga à meobox foi de muito difícil instalação, devido e diversas razões que não são importantes para aqui. Por isso, passar outro cabo não é opção.

O que estou a tentar fazer é arranjar uma forma de dividir o cabo que liga à meobox em dois de modo a dar isto:

--'cabo'--'cabo'--Meobox
    --'cabo'--xbox

A minha dúvida é: como fazer essa divisão sem que a meobox deixe de funcionar, uma vez que não conheço as exigências da mesma.
    Pensei em utilizar um switch mas não sei se me resolverá o problema e não queria estar a comprar um para depois não servir para nada.

Tenho um router speedtouch 585v6 em casa com o último firmware e que não uso. Será possível utilizá-lo como switch para dividir o cabo em dois? Se sim, o que tenho de modificar no 2wire e no speedtouch?

Desde já muito obrigado!

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Nao creio que consigas utilizar o 585 como switch apenas porque ele actua como modem, so se o colocares como bridge.

Cumprimentos

3. SkyDreamer100

Pois, ele tem modo bridge mas eu não percebo muito bem como isso funciona. Não tenho que mudar alguma coisa relacionada com DHCP no 2wire ou no 585? E há alguma porta em especial à qual tenha de ligar o cabo do ethernet ao 585?

Já agora, e comprando um switch será a configuração que referi funcionava. Se sim, podiam-me recomendar um barato, unicamente para esta função?

Obrigado!

4. MrRCS

MrRCS Power Member

caso funcione assim, as box têm uma porta dedicada:

2wire porta 1 - tv/box
    2wire porta 2 - tv/box
    2wire porta 3 - tv/box
    2wire porta 4 - net/pc's

não vai funcionar

agora se tens net em todas as portas funciona.

edit: nao tinha lido isto "Para o fazer, desligo sempre que preciso o cabo ethernet da meobox e ligo à xbox."

em principio, so tens de desligar o 'dchp server' no speedtouch.
    e mudar o ip caso ja exista em alguma aparelho na rede.
    provavelmente o led do dsl vai estar sempre a piscar, mas nao deve causar problema.

Última edição: 23 de Novembro de 2008
  5. Kraliv

Kraliv Power Member

SMCFS5 EZ Switch 5 portas 10/100 - custa menos de 10€ na ***** ...acho que resolve o teu problema. É só ligar os cabos e tá a funcar na boa :D

;)

6. SkyDreamer100

Ok, obrigado! Vou experimentar e depois digo alguma coisa.

7. SkyDreamer100

Uau, mais barato do que eu pensava lol. Se o 585 não funcionar compro isso. Obrigado!

8. Kraliv

Kraliv Power Member

Já agora, deixa-me dizer-te que o melhor é deixares a MeoBox sempre ligada numa porta do Router.

Ou seja:

..................... --'cabo'--SWITCH--'cabo'--computador
    Internet---2wire....................... --'cabo'--Xbox
    ......................--'cabo'--MEObox
    ......................--'wifi' --2 computadores

9. SkyDreamer100

Pois, mas o isso não posso fazer porque o computador ligado por cabo está no escritório. O que queria mesmo era dividir o cabo da meobox porque está ao lado da xbox. Achas que a meobox deixará de funcionar se ligada através do switch?

10. Kraliv

Kraliv Power Member

O que me foi aconselhado foi deixar sempre a(s) Meobox('s) sózinha(s).

Percebi agora :zzz: que NÂO tinhas o Router perto da Meobox .

11. ThUnDeR_DoNe

ThUnDeR_DoNe Power Member

Isso com o 585 funciona basta pores em modo bridge e desligares o dhcp ele funciona como tipo um switch , mesmo se nao o conseguires por a funcionar compras um switch desses de 10 euros e metes la que vai funcionar na boa. e nao vais ter problemas em principio. so um conselho se algum dia tiveres uma avaria no serviço MEO antes de vir o tecnico a tua casa tira o switch senao e possivel que o tecnico implique com isso.

12. SkyDreamer100

Ok, muito obrigado pelos conselhos ;)

Vou experimentar e logo digo.

13. SkyDreamer100

Não consegui. O speedtouch ficou a piscar e encravou-me um bocado a rede não sei porquê (a net nos computadores ficou encravada enquanto o tinha ligado). Talvez tenha sido por interferência com o 2wire (router do meo). Mesmo com o dhcp desligado nem a meobox nem a xbox ligam a net.

Será que tenho de mudar alguma coisa aqui?

14. MrRCS

MrRCS Power Member

se algum dos ip's do speedtouch for igual ao 2wire

tens de mudar o do speedtouch.

15. SkyDreamer100

Referes-te ao ip de acesso ao router? Neste caso o 192.168.1.254?

Nesse caso teria de deletar as duas linhas de ip adress que estão na imagem e adicionar outra como por exemplo 192.168.1.168 certo?

16. SkyDreamer100

17. SkyDreamer100

Liguei para o MEO a perguntar se era possível dividir o cabo em dois usando um switch e responderam-me que era possível para a internet mas que a meobox deixaria de funcionar... Parece que não há solução...

Partilhar esta Página