Switch para dividir cabo da Meobox em dois

SkyDreamer100

Power Member
Olá!

Tenho MEO e um router 2wire 2700 com a seguinte configuração de rede:

Internet---2wire--'cabo'--computador
--'cabo'--MEObox
--'wifi' --2 computadores

O que se passa é o seguinte:
Ao lado da Meobox tenho uma xbox que queria ligar à rede (internet+partilha de ficheiros de outros computadores). Para o fazer, desligo sempre que preciso o cabo ethernet da meobox e ligo à xbox. Isto tem o inconveniente de a meobox não gravar nada enquanto estou a utilizar a xbox, assim como dar muito trabalho mudar o cabo sempre que uso a xbox.

O cabo que liga à meobox foi de muito difícil instalação, devido e diversas razões que não são importantes para aqui. Por isso, passar outro cabo não é opção.

O que estou a tentar fazer é arranjar uma forma de dividir o cabo que liga à meobox em dois de modo a dar isto:

--'cabo'--'cabo'--Meobox
--'cabo'--xbox

A minha dúvida é: como fazer essa divisão sem que a meobox deixe de funcionar, uma vez que não conheço as exigências da mesma.
Pensei em utilizar um switch mas não sei se me resolverá o problema e não queria estar a comprar um para depois não servir para nada.

Tenho um router speedtouch 585v6 em casa com o último firmware e que não uso. Será possível utilizá-lo como switch para dividir o cabo em dois? Se sim, o que tenho de modificar no 2wire e no speedtouch?

Desde já muito obrigado!
 
Nao creio que consigas utilizar o 585 como switch apenas porque ele actua como modem, so se o colocares como bridge.

Cumprimentos

Pois, ele tem modo bridge mas eu não percebo muito bem como isso funciona. Não tenho que mudar alguma coisa relacionada com DHCP no 2wire ou no 585? E há alguma porta em especial à qual tenha de ligar o cabo do ethernet ao 585?

Já agora, e comprando um switch será a configuração que referi funcionava. Se sim, podiam-me recomendar um barato, unicamente para esta função?

Obrigado!
 
caso funcione assim, as box têm uma porta dedicada:

2wire porta 1 - tv/box
2wire porta 2 - tv/box
2wire porta 3 - tv/box
2wire porta 4 - net/pc's

não vai funcionar

agora se tens net em todas as portas funciona.

edit: nao tinha lido isto "Para o fazer, desligo sempre que preciso o cabo ethernet da meobox e ligo à xbox."

em principio, so tens de desligar o 'dchp server' no speedtouch.
e mudar o ip caso ja exista em alguma aparelho na rede.
provavelmente o led do dsl vai estar sempre a piscar, mas nao deve causar problema.
 
Última edição:
...

Já agora, e comprando um switch será a configuração que referi funcionava. Se sim, podiam-me recomendar um barato, unicamente para esta função?

Obrigado!




SMCFS5 EZ Switch 5 portas 10/100 - custa menos de 10€ na ***** ...acho que resolve o teu problema. É só ligar os cabos e tá a funcar na boa :D


;)
 
caso funcione assim, as box têm uma porta dedicada:

2wire porta 1 - tv/box
2wire porta 2 - tv/box
2wire porta 3 - tv/box
2wire porta 4 - net/pc's

não vai funcionar

agora se tens net em todas as portas funciona.

edit: nao tinha lido isto "Para o fazer, desligo sempre que preciso o cabo ethernet da meobox e ligo à xbox."

em principio, so tens de desligar o 'dchp server' no speedtouch.
e mudar o ip caso ja exista em alguma aparelho na rede.
provavelmente o led do dsl vai estar sempre a piscar, mas nao deve causar problema.

Ok, obrigado! Vou experimentar e depois digo alguma coisa.
 
Já agora, deixa-me dizer-te que o melhor é deixares a MeoBox sempre ligada numa porta do Router.


Ou seja:


..................... --'cabo'--SWITCH--'cabo'--computador
Internet---2wire....................... --'cabo'--Xbox
......................--'cabo'--MEObox
......................--'wifi' --2 computadores
 
Já agora, deixa-me dizer-te que o melhor é deixares a MeoBox sempre ligada numa porta do Router.


Ou seja:


..................... --'cabo'--SWITCH--'cabo'--computador
Internet---2wire....................... --'cabo'--Xbox
......................--'cabo'--MEObox
......................--'wifi' --2 computadores

Pois, mas o isso não posso fazer porque o computador ligado por cabo está no escritório. O que queria mesmo era dividir o cabo da meobox porque está ao lado da xbox. Achas que a meobox deixará de funcionar se ligada através do switch?
 
Pois, mas o isso não posso fazer porque o computador ligado por cabo está no escritório. O que queria mesmo era dividir o cabo da meobox porque está ao lado da xbox. Achas que a meobox deixará de funcionar se ligada através do switch?



O que me foi aconselhado foi deixar sempre a(s) Meobox('s) sózinha(s).

Percebi agora :zzz: que NÂO tinhas o Router perto da Meobox .
 
Isso com o 585 funciona basta pores em modo bridge e desligares o dhcp ele funciona como tipo um switch , mesmo se nao o conseguires por a funcionar compras um switch desses de 10 euros e metes la que vai funcionar na boa. e nao vais ter problemas em principio. so um conselho se algum dia tiveres uma avaria no serviço MEO antes de vir o tecnico a tua casa tira o switch senao e possivel que o tecnico implique com isso.
 
Isso com o 585 funciona basta pores em modo bridge e desligares o dhcp ele funciona como tipo um switch , mesmo se nao o conseguires por a funcionar compras um switch desses de 10 euros e metes la que vai funcionar na boa. e nao vais ter problemas em principio. so um conselho se algum dia tiveres uma avaria no serviço MEO antes de vir o tecnico a tua casa tira o switch senao e possivel que o tecnico implique com isso.

Ok, muito obrigado pelos conselhos ;)

Vou experimentar e logo digo.
 
Não consegui. O speedtouch ficou a piscar e encravou-me um bocado a rede não sei porquê (a net nos computadores ficou encravada enquanto o tinha ligado). Talvez tenha sido por interferência com o 2wire (router do meo). Mesmo com o dhcp desligado nem a meobox nem a xbox ligam a net.

Será que tenho de mudar alguma coisa aqui?

routerjw4.jpg
 
Liguei para o MEO a perguntar se era possível dividir o cabo em dois usando um switch e responderam-me que era possível para a internet mas que a meobox deixaria de funcionar... Parece que não há solução...
 
Back
Topo