1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Switcher! - Se me tirarem as dúvidas....

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por loading, 8 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1083)

1. loading

loading Power Member

Olá!
    Este é o meu primeiro post, apesar de já acompanhar este fórum há um bom bocado.

E como o titulo indica, estou a pensar em mudar de ares, mas antes tenho de ver esclarecidas algumas duvidas. O meu caso é o seguinte:

Estou agora na faculdade e preciso de comprar um portátil, mesmo portátil, e há algum tempo que investigava os mac's. Pois é, apaixonei-me pelo design e tamanho/peso deles, e pelas vantagens do sistema operativo. Assim, decid optar por um macbook 2.4 (teclado retroiluminado:drooling:), apesar de não ser um portátil muito virado para jogos, visto que o macbook pro é já um bocado pesado prás costas e pro bolso. Tenho andado a desenrascar com um pc de 15'' pesadito(3.3kg) e não é nada bom... visto que o mac cabe numa mochila normal pensao que é uuma boa opção, e o ecrâ não é pequeno o suficiente para ser limitador como os recentes netboos (:lick1:)...

Uma das primeiras duvidas é: Será que o mac não dá mesmo pra uns joginhos tipo sims 2 e call of duty em bootcamp com tudo em médio, sem se engasgar? Só mesmo de vez em quando, porque por exemplo, até agora não tenho tido tempo nenhum pra isso... E se der, o windows aquece perigosamente o computador?

Outra duvida: Vi muitos comentários acerca do barulho das drives opticas, que no modelo anterior parecia que o mac ia levantar voo (videos no youtube)! Isso tb acontece agora quando um mac lê/grava um cd ou é mesmo só quando verifica se está algum cd na drive? Caso contrário aquilo é mesmo irritante...

Outra questão. Acham que é um computador que me irá durar pelo menos 5 anos sem grandes problemas? Quem é que me pode prestar apoio em caso de avaria depois de a garantia acabar? Não conheço niguém que saiba trabalhar com mac's e mandar pr aapple parece-me que pode ficar extremamente caro.... As lojas de informática hoje em dia já sabem trabalhar com mac´s, por exemplo para o formatar? Trás cd pra isso?

Tou inclinado a comprar com 4gb de ram, para me precaver para coisas mais pesaditas que possam surgir e para ajudar a aguentar algum joguito. Contudo não sei se faz diferença.

E penso em adquirir o office pra mac, por razões obvias, e sendo assim, acham que compensa comprar também o iwork?

tava a pensar em comprar na apple store para poder escolher o disco de 320gb, e os 4gb de ram e ter o desconto de ensino. Contudo, a garantia parece ser de apenas um ano, e não sei se a factura vem com a descrição "uso pessoal" para descontar os 250€... Por isso o desconto de 6€ na fnac é equivalente,garantia de 2 anos, e posso pedir o tal "uso pessoal", contudo não sei se posso encomendar com as especificações que quero....

E se alguém puder postar a foto de um teclado em português, agradecia. Queria comparar com os de pc, mas no site apple só aparece a versão inglesa que julgo que é bem diferente que a portuguesa (quando o vi ao vivo fiquei a baba-lo e a ver se o ecrâ reflectia muito, por isso esqueci-me de ver o teclado...).

Se me puderem ajudar a esclarecer este montão de duvidas rapidamente... muito obrigado!!

Se só puderem esclarecer uma coisa ou outra, muito agradecido na mesma!

:D E desculpem o testamento.....

2. Bem vou tentar responder a algumas das tuas perguntas:

1º (Jogos) - Jogo bem o PES 2009 com Bootcamp, sem qualquer problema mesmo. Já em MAC OS X jogo o Call of Duty 4 na perfeição!! Com as novas gráficas conseguem-se muito bons resultados.

2º (Drives) - Sinceramente, desta minha experiência recente com os novos macbooks, não senti qualquer semelhança com o que descreveste.

Quanto à memória, os 2 GB com que vem são suficientes diria eu. Corro os jogos que mencionei acima, bem como aplicações da Adobe sem qualquer problema. Claro que 4 GB ajuda sempre, mas penso não ser necessário para a maioria das aplicações (talvez com virtualizaçao tenhas melhor desempenho mas e resto penso que será suficiente).

Office: O da microsoft é o padrão do mercado lol. Não sei quanto a compatibilidades mas penso que, a fazer uma opção, se deve optar pelo da microsoft. É muito bom graficamente e funciona como qualquer office em ambiente windows (so que mais bonito lol). Tens sempre a opção das suites gratis mas que não serão tão boas. Eu uso o da microsoft e estou bastante satisfeito.

Quanto á compra em locais diferentes, não faço ideia. lol

O teclado penso que será igual ao inglês. penso que só existem duas versões: inglês e espanhol (corrijam-me se stiver errado por favor).

É oq ue te posso dizer NA MINHA OPINIÃO de utilizador há pouco tempo de um mac. Mas, não tenhas dúvidas: é sem dúvida a melhor coisinha que te pode acontecer lol

3. SWEDISH

SWEDISH Power Member

Isto é verdade?
    O meu MAC PRO traz o teclado PT de alumínio dos novos..
    mas o dos portáteis so esta disponível nestas linguagens?

4. Razzo

Razzo What is folding?

Não é verdade. O teclado é o português.

5. tiagopestana

tiagopestana Power Member

Quanto ao teclado, infelizmente até na Apple store portuguesa só estao fotografias dos Macbooks com teclado em Inglês:

http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook?mco=MTE3MzM

Na versao portuguesa, o formato e posiçao das teclas (físicas) é exactamente igual. No entanto, os símbolos no teclado sao aqueles que seria de esperar num teclado português "normal". Por exemplo, as teclas que na fotografia têm os parênteses rectos e as chavetas no teclado português teriam os acentos e o º e ª.

Aliás, alterar o keymapping é extremamente fácil. Eu por exemplo tenho um MBP com um teclado original EnUS, e mudo entre os keymappings Inglês, Português ou Espanhol conforme me dá mais jeito.

6. thendless

thendless Power Member

Na minha opinião devias dar primeiro uma oportunidade ao iWork. É bem mais barato que o Office e inclui as mesmas funcionalidades, pelo menos nunca dei pela falta de nada (tenho ambos). Deves sim, considerar a aquisição do Office se pretenderes lidar com muitos documentos .doc ou .docx provenientes de terceiros, já que a retrocompatibilidade com o Pages é um pouco problemática nesse campo, pelo menos pela minha experiência.

7. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Concordo... antes o iwork até vinha como demo... podias experimentar por 30 dias a ver se chega.

Outra opção é o Oppenoffice que tem quase as mesmas coisas/funcionalidades que o office 97 e legalmente de borla.

O office da MS é o que consegue o máximo de compatibilidade, mas na generalidade é mais fraco que as soluções para windows. Como diz o meu director... o Entourage é um programa feito pela MS para nos lembrar quão bom é o Outlook no meio empresarial

8. tiagopestana

tiagopestana Power Member

A demo do iWork continua a estar disponível, mas através de um download na Apple Store.

9. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Boa... é verdade.... havia-me esquecido disto!

10. pox

pox Power Member

Ando a pensar importar um macbook do UK, e pelo que pesquisei só existem dois teclados base nos novos macbook e que obrigam a configurações diferentes no corte da placa de alumínio.

O USA tem mais uma tecla e o "enter" só ocupa uma linha de teclas.

O "outro" com menos uma tecla e o "enter" ocupa duas linhas de teclas (UK, PT, etc) e depois as variantes deste, muda o "lettering" das teclas, pelo menos umas 4 ou 5.

Encontrei isto no site da apple:
    Já agora uma dúvida de switcher, o adaptador de corrente (ficha) do carregador do iphone, funciona no carregador do macbook?

http://www.*****.com/productimages/sku_13354_1_small.jpg

Última edição: 13 de Dezembro de 2008
  11. sigul

sigul Power Member

Penso que o adaptador (se tiver as mesmas dimensões que o que vem com o macbook) podes usar, só o carregador em si é que não ;)

12. loading

loading Power Member

Obrigado pelas respostas!

Estou quase decidido a comprar o macbook 2.4.

Acham boa ideia usar o iwork e o office windows através do vmware? Acham que recorrer á virtualização é uma boa opção? Não é lento a iniciar ou assim?
    Não quero apanhar uma seca sempre que quiser usar o office.

E já agora, qual dos dois softwares acham mais vantajoso? Parallels ou vmware?

Isto é das coisas que mais me incomodam, as incompatibilidades e assim... Sei que não posso deixar de usar o office, e o office pra mac agora não me parece uma boa opção.

13. lidador

lidador Power Member

O mac Office 2008 a preço de estudante fica quase ao preço do iWork. O OpenOffice 3 é uma alternativa que eu experimentava primeiro, antes de abrir a carteira para comprar qualquer outra solução.

Partilhar esta Página