Switches

bustelo

Power Member
Olá amigos!

Estou a montar uma expansão de uma rede de uma instituição (projecto da escola). Acontece que tenho que tenho que passar cerca de 250m de cabo de rede, portanto estou a ponderar meter 2 repetidores a meio.

Andei a pesquisar mas não encontro aparelhos só com função de repetidor, portanto pensei em comprar 2 switches para fazer essa função.

Não sei se pra essa função é preciso um bom switch visto que é só para evitar atenuação do sinal.

Estou de olho em 2 switches

D-link DES-1005D 5 Port 10/100Mbps Desktop - 18.5 €
SMC EZ Switch 5 portas 10/100 - 11.5 €

Será que interessa a qualidade do switch para a sua finalidade (repetidor), não quero ter que andar sempre a reiniciar ou fazer reset aos switches.

Compensa comprar o D-Link ou o SMC vai fazer a mesma coisa e por menos dinheiro?

Cumprimentos e desde já obrigado
 
Se usares cabo utp, tudo o que seja acima do 70mt, vais ter problemas.
Deves considerar não 2 mas mais repetidores, tem atenção ao switches que vais usar, não sei se será a melhor escolha para ti.
Se fores para cabo stp tudo o que seja acima de 100mt vais ter o problema acima referido.
Tem atenção ao cabo que vais usar, recomendo 'belkin' cat 6 no minimo.
 
Agora fiquei um bocado preocupado.

Ouvi dizer que o UTP dava para 100m sem problemas e que o STP para cento e tal metros.

Eu vou passar cabo pelo ar, e tenho que passar obrigatoriamente 80m sem repetidores, pois nao posso por um repetidor no ar...

O switch da D-link não serve para repetidor? Ainda preciso de um melhor? Levo à falência a instituição, ainda por cima é sem fins lucrativos e ainda me esta a fazer um favor em deixar-me lá implementar o projecto LoL.

Cumprimentos
 
Gostava que me ajudassem.... mas cada vez tá mais dificil pedir ajuda aqui no forum.

Será que alguem me pode informar se o switch da D-link é bom para servir de repetidor?

Cumps
 
Boas, que eu saiba o cabo UTP cat.5E é certificado para garantir sem perca de qualidade até 100m!!!
P.s o cabo de Cat6 apesar de ter ainda melhor qualidade também é certificado até 100m!!!
 
Última edição:
Wireless bridge. :x2:


[[]]

Viva. Wireless está fora de questão.

Pessoalmente enquanto puder passar cabos, vou sempre utiliza-los e nunca substitui-los por frequencias de rádio.

Por outro lado, a instituição não quer wireless, pois dentro da instituição têm criânças a partir dos 2 anos e não querem essas frequências visto poderem ser prejudiciais às mesmas.

A questão é apenas se o switch em questão da D-Link é suficiente bom para não ter problemas quando estes fazem actualizações do DHCP, para evitar andar sempre a fazer reset aos switches.

varejo, também sempre li o que acabas-te de escrever - Cabo UTP Cat5e certificado para 100 m sem perdas

Cumprimentos
 
Última edição:
Se duvidas tiveres, podes sempre fazer um de 100 mt ligar os aparelhos nas pontas e testar, assim tiras as tuas duvidas e ficas logo a saber se dá ou não.
 
Não te esqueças que o cabo utp não suporta muito bem cargas, por isso ao passares o cabo pelo ar convém usar um cabo de aço/arame para suportar o cabo utp, é que 80 metros ainda é um bocadinho!
 
Fibra Óptica resolve-te o problema de repetidores (perca de sinal) e interferências eléctricas.

Tenta ver quanto custa 250m de Fibra MultiModo mais 2 switches que tenham o módulo de Fibra. (ou caso os swtiches já suportem, quanto custaria apenas o módulo).
 
Viva. Wireless está fora de questão.

Pessoalmente enquanto puder passar cabos, vou sempre utiliza-los e nunca substitui-los por frequencias de rádio.

Por outro lado, a instituição não quer wireless, pois dentro da instituição têm criânças a partir dos 2 anos e não querem essas frequências visto poderem ser prejudiciais às mesmas.

Tou a ver que nessa terra ainda ninguém ouviu falar em "guias de onda"... :rolleyes:


[[]]
 
Se duvidas tiveres, podes sempre fazer um de 100 mt ligar os aparelhos nas pontas e testar, assim tiras as tuas duvidas e ficas logo a saber se dá ou não.

Pois já pensei nisso LoL...

Não te esqueças que o cabo utp não suporta muito bem cargas, por isso ao passares o cabo pelo ar convém usar um cabo de aço/arame para suportar o cabo utp, é que 80 metros ainda é um bocadinho!

Eu vou passar o cabo UTP dentro de um cano de electricidade (cabo gris 16mm), com ajuda de um cabo de aço (arame zincado) para suportar o peso.


Fibra Óptica resolve-te o problema de repetidores (perca de sinal) e interferências eléctricas.

Tenta ver quanto custa 250m de Fibra MultiModo mais 2 switches que tenham o módulo de Fibra. (ou caso os swtiches já suportem, quanto custaria apenas o módulo).

Fibra Optica fica fora do orçamento...

Continuando com a minha dúvida, volto a perguntar se os switches da D-link k mencionei funcionam bem como repetidores.

Cumprimejntos
 
Back
Topo