Symbian? ou nao? eis a questao...

uff....tanto post para ler ..

do que li, reparei que algumas pessoas associaram symbian a PDA .... o que pode não ser assim..

nos casos em que o symbian é mal "preparado", o telemóvel tende a ser lento...tornando-se mesmo irritante.

Nos demais casos, em particular, PDA's ... o symbian tende a estar preparado para outras funcionalidades e, consequentemente, é mais estável.

Opinião pessoal: sempre que tive symbian foi com SE (Excepto num nokia 6630 que ODIEI) e adorei. No entanto, os mais recentes htc com windows mobile 5 estão fabulosos, com uma estabilidade e qualidade incrível, pelo que fiquei rendido.

Mais, algumas marcas têm valorizado o desenvolvimento do software pessoal o qual começa a assemelhar-se, em muitas funções, ao symbian, tal como por exemplo, no multitasking (algo que valorizo bastante).

Daí eu dizer, e concordando com o nunyx, cada qual é que sabe do que precisa. Acho o symbian fabuloso (em particular em SE). No entanto, não é indispensável, na medida em que cada vez mais o software pessoal das marcas está evoluído.

Questão: Agora que a SE comprou a symbian, como será o desenvolvido desta plataforma? A SE garante que vai cumprir o contrato que tem com a nokia mas....e depois?

cumps.
 
esqueces-te da questão preço... a partir de 120 eur compras um terminal symbian novo, enquanto um pda com telefone custa no mínimo 380 eur (fora a excepção eten m600 que esteve a 299 eur em fim de vida e me passou ao lado...)
para além de que symbian como telefone é muito mais intuitivo... muita gente compra um windows mobile e tem de ir ver ao manual como se enviam sms, e isto é verdade...

True, a questão preço é um ponto importante.
Em relação à facilidade de utilização, TALVEZ off-the-box o symbian seja mais fácil de usar, mas ao fim de algum tempo ...

Realmente tens razão na questão preço, mas se comparares as funcionalidades (wifi, pda, telefone), diria que compensa.
Se fores ver modelos equivalentes com symbian também se atiram para os 400 euros.
 
Questão: Agora que a SE comprou a symbian, como será o desenvolvido desta plataforma? A SE garante que vai cumprir o contrato que tem com a nokia mas....e depois?

Atenção, a plataforma Symbian é detida pela Nokia, SE, etc

A SE apenas comprou um dos tipos de Symbian existentes, o Symbian UIQ, que é o utilizado pela série P, M e agora W. Tb existem terminais UIQ Motorola, etc. Como proprietária do UIQ a SE pode no entanto licenciar este OS para outras empresas usarem.

A exemplo da SE, a Nokia é proprietária do Symbian S60, outro tipo, usa-o na maioria dos seus terminais, e licencia-o para outras empresas: LG, etc

A vantagem da aquisião do UIQ pela SE é que assim esta assumirá maior controlo sobre a plataforma, algo que a Nokia já tem vindo a fazer há anos desde que assumiu controlo do S60
 
Nem tinha comprado o meu "calhau", ou melhor... "tijolo" do 6680 :P se não fosse pelo Symbian.

Nunca tinha tido nenhum Nokia antes porque não acho os telefones propriamente bonitos, são grandes e pesadões... mas o facto de ser Symbian, com todas as vantagens que esse SO tem e que já aqui foram ditas, levaram-me (finalmente) a comprar um Nokia!

Até agora ainda não me arrependi de ter escolhido um Symbian, e também fiquei rendido a esse SO... Quanto ao Nokia 6680, hmmmm... esse sim, já me está a dar problemas! :(

Mas já não comprava um telemóvel sem ser Symbian...
...ou talvez com "Windows Mobile", mas esse SO não conheço e já estaria a entrar em offtopic... ;)

Cumps!
 
Tive vários telemóveis com Symbian e usei e abusei das aplicações q nele se podem instalar, o meu recorde máximo com o mesmo telemóvel era 9 meses com o 6310i (velhos tempos) visto q me farto rápidamente dos telemóveis q tenho. Actualmente tenho um K750i à 1 ano e 2 meses e ainda não estou farto dele. Para mim Symbian já farta e não trás nada de novo ou especial, SE funciona melhor e também consigo ter tudo o q preciso, é actualmente a minha marca de eleição até chegar o iPhone. O próximo deverá ser o K800i. Windows Mobile também já usei e achei interessante mas normalmente os modelos não oferecem grandes camaras nem autonomia coisas fundamentais para mim.

Cumps
 
Mas olha que a SE sempre teve e tem telemóveis com Symbian, e nos proximos tempos vai aumentar em muito o numero de modelos com este OS, inclusive com modelos sem touchscreen (tipo os s60 da nokia) ;)

Também tive um k750, e estive para comprar o k800, contudo neste momento, profissionalmente, precisava daquele algo mais que uma combinação smartphone/pda como é o P990 permite, apesar das dimensões e peso bem superiores (algo que em breve pode ser mudado quando lançarem um M600 com camera e wifi)
 
knd comprei o meu v3xx tb pensei em comprar um nokia com symbian, mas mexi em alguns v3xx e em alguns com symbian, e sinceramente, nao vejo mt diferença entre eles. esta bem k os jogos tem graficos brutais, da pra por td a tralha possivel no tele, mas, usar programas e jogos java chega-me prefeitamente
 
knd comprei o meu v3xx tb pensei em comprar um nokia com symbian, mas mexi em alguns v3xx e em alguns com symbian, e sinceramente, nao vejo mt diferença entre eles. esta bem k os jogos tem graficos brutais, da pra por td a tralha possivel no tele, mas, usar programas e jogos java chega-me prefeitamente

Só notaste diferenças nos jogos?

Eu não conheço os novos moto (ouvi dizer que o software é diferente), mas até ao v3, o software deles é verdadeiro lixo.
A não ser que nos modelos mais recentes tenha havido um upgrade, não percebo como podes dizer que não notaste diferenças. Só se estás a falar da disposição dos menus :P
 
ya, tipo, é claro k symbian é melhor, de lojnge, mas tipo, a mim nao faz mt diferença.
tb nao gramo mt symbian, pk acho k fica um bocado mais lento, plo menos o tele testei era

cumps
 
já experimentei symbian e não achei nada de mais
não se pode dizer que seja um mau OS(para um tlm), mas acho o windows mobile de longe muito superior, até o WM smartphone edition é melhor
 
Eu quando comprei o meu Ngage compreio mesmo por causa do sistema oeprativo.. e foi tudo muito bonito ao inicio artilhar aquela porra cheia de programas, jogos etc.. mas depois um gajo cansa-se e muito muito poucos acabam mesmo por dar jeito..

Apesar de já ter sido um factor de influencia na escolha hoje é, para mim, apenas mais um extra.

Isto é a minha experiência.
 
Última edição:
nao acho symbian muito importante...algumas aplicaçoes sao ca pra mim um bocado futeis...quanto a mim ter symbian ou nao, nao e factor de escolha...se o tlm q comprar tiver...tem...se nao tiver...azar...:)
 
Back
Topo