SyncMaster 2232bw + HD3870 em resoluções "baixas"

basha

Power Member
Olá a todos.

Comprei à dois meses um SyncMaster 2232bw e uma ATI HD3870. Funciona tudo bem excepto quando instalo algum jogo que, quando é corrido a primeira vez, utilize uma resolução de 800x600@60Hz, em que oiço o som do jogo mas o ecrã fica cinzento e começa gradualmente a mudar para branco.

Aparentemente trata-se de uma questão com a taxa de refrescamento. Estou a utilizar as drivers Catalyst 8.6. À resolução de 800x600, usando o Catalyst Control Center, só a consigo utilizar a 75Hz.

Isto até nem é grande problema, pois uso o desktop com a resolução nativa de 1680x1050@60Hz. No entanto, torna-se complicado quando a maioria dos jogos arranca a 800x600@60Hz, pois não consigo ir ao menu das opções gráficas. Costumo dar a volta ao caso procurando os ficheiros de configuração, e alterando manualmente. Aí, consigo entrar no jogo e consequentemente no menu de opções gráficas, para pôr tudo como deve ser.

No entanto, ontem surgiu um jogo (BF1942) em que a taxa de refrescamento do jogo está 'locked' nos 800x600@60Hz, o que significa que mesmo alterando à mão os ficheiros de configuração, não consigo aceder ao menu.

Queria evitar ter que instalar programas tipo o RefreshLock. No Catalyst Control Center não me aparece nenhuma opção para fazer override de refresh rate (como já vi nalguns posts).

Alguém já teve/tem problema semelhante? Será q tenho hardware estragado?

Cumps

**EDIT

Esqueci-me de mencionar que tenho o monitor ligado por DVI.
 
Última edição:
Olá, obrigado pela resposta:)

Sim, já estou com as 8.7. O PC é mais ou menos recente, e o problema manifesta-se desde as primeiras drivers q instalei, as 8.4.

Não vejo motivos para tentar uma solução tão drástica como formatar o PC.

Estou a ver se deixo de ser preguiçoso e se experimento queimar um live cd de linux pra testar a ver se acontece o mesmo com o Xorg (só o uso para trabalho, e este pc é para diversão).

Penso, no entanto, que terei o mesmo resultado, pois experimentei o seguinte:

Liguei o VGA out do meu portátil ao monitor, e meti em 800x600@60Hz, e acontece o mesmo problema. A placa gráfica é uma ATI x700. Será que este monitor não "curte" as ATI's a esta resolução/refresh?

Alguém tem este monitor?
 
Obrigado pela sugestão.

Um colega tem um monitor idêntico, e ele diz que conseguiu testar correctamente a resolução 800x600@60Hz.

Bolas... será q tenho um monitor faltoso, ou é alguma incompatibilidade com ATI's? Na net n encontro nada.

Fui à ***** perguntar se me emprestavam um monitor de substituição enquanto este tivesse a "arranjar"... voltei para trás, pois preciso dele para trabalhar.

É impressionante isto dar 1680x1050@60Hz, e n dar 800x600@60Hz....
 
Back
Topo