Tabela de OC "rock solid"

[BoB]Marley

To fold or to FOLD?
Após uma discussão sobre que programas usar para provar a estabilidade de OC, cheguei à conclusão que não há um programa que seja "bom" para todos, mas sim há vários programas, uns melhores para umas configs, outros melhores para outras.
Portanto, o que pretendia agora, era a ideia posta em prática, ou seja, com os programas que axam melhor para testar a estabilidade de cada um dos vossos Oc's, postarem as respectivas pics com o CPU-z devidade "autenticado" e com o teste incluido. A partir daí e à imagem do topico do Maddog (Tabela de OC), vou criar um ranking com os vossos OC's à "Homem". :D

Os programas, como já disseram, podem ser: Spi32Mb, 3dMark2k1, OCCT, S&M, Prime, P@F, S@H, etc... desde que carreguem bem o processador. Escusado será dizer que um teste minimamente bem feito, deverá ter por volta dos 30min (se bem poderá haver programas ke levem menos tempo). Bem isso fica ao vosso critério.

Se kiserem começar a postar pics, estão à vontade. Entretanto espero por opiniões vossas e vou actualizando isto.


Links de programas (benchs/diagnóstico/estabilidade/etc):


Tópico com programas vários: http://techzonept.com/showthread.php?t=71730
3dMark2k1 @ war-zone: http://war-zone.sapo.pt/download.aspx?file=85
S&M 1.7.6: http://www.benchmarkhq.ru/fclick/fclick.php?fid=301
OCCT: http://www.ocbase.com/downocct.html
SP2004: http://sp2004.fre3.com/sp2004exe_050330.cab
Prime95: http://www.computerbase.de/downloads/software/systemueberwachung/prime95/


AMD

A64

#1 - MARTAKIS/steelballzz // opty 146@3451Mhz (3dMark2k1)
#2 - ..::MadDog::.. // FX-55@3306Mhz (3dMark2k1)
#3 - steelballz // opty 146@3300Mhz / 1.69v / phase-change (OCCT)
#4 - eLias // opty 148@3200Mhz (3dMark2k1)
#5 - steelballz // Venice 3000+@3167Mhz (3dMark2k1)
#6 - mascarilha // opty 148@3140Mhz /1.53v / WC (3dMark2k1
#7 - MARTAKIS // opty 146@3004Mhz /1.52v (OCCT)
#8 - steelballzz // SD 3700+@2960Mhz (F@h / 3dMark2k1)


Athlon

#1 - Paulo Jorge // Barton Mobile 2600+@2756Mhz (3dMark2k1)
#2 - Daniel Maia // XP 3000+@2606MHz (3dMark2k1)
#3 - skinnie // Barton Mobile 2600+@2526 (Pime95) _______________________

Intel

Pentium4



Celeron
 
Última edição:
mesmo por isso é ke tomei a iniciativa de criar o topico.... como "passo a vida" aki, podia ajudá-lo em actualizar este tópico, com a supervisão do maddog. se no entanto se achar que é desnecessário este tópico, tb é facil acabar com ele.
 
Eu sou um noob em overclock mas da pouca experiência que tenho, notei que o superpi é bom para testar rapidamente se temos um minimo de estabilidade.
Acho que o memtest é fundamental, já que várias vezes não tive erros de superpi mas tinha no memtest.
Depois uma tarde de jogatana com vários jogos puxados ou uma semana ou duas de uso normal costumam ser suficientes para mim.
 
Eu continuo com a opinião já postada no outro tópico : 3d'01. Isso sim é que se sabe se está estável ou não! Já foi adoptado este teste em várias Lan's com concurso de OC. Avante com isso :x2: . Cumps.
 
Eu tenho me fiado no prime95. O sPI passa na boa e o prime em menos de 1h dá erro. O mesmo com o 3dmark tb não o acho assim tão pesado.
 
No meu caso se não dá erro no Prime95, então não vai dar erro em mais nada.
No entanto para mim basta o uso normal (jogos, codificar uns DVDs, Office e Internet) para ver se está estavél que chegue.
 
boas
epa
um S&M era fixe.....45 mnts
ou um occt....30 mnts
agora vai muita gente fikar desiludida....vai
por mim
é como kiserem....só acho k o prime é muito extenso
de resto
é cheio

cumps
 
Boas,

acho que correr o boinc durante dois dias seguidos fazia bem o trabalho, nao existe melhor para testar, 100% load.

Boas festas
 
É pá mas boinc tem de se tar online não é? Têm de pensar nas pessoas como eu que não têm essa hipótese, pois só tenho net na faculdade e quando tou de férias. Um occt ou algo assim de 30m\1h era o ideal. Cumps
 
Paulo Jorge disse:
Eu continuo com a opinião já postada no outro tópico : 3d'01. Isso sim é que se sabe se está estável ou não! Já foi adoptado este teste em várias Lan's com concurso de OC. Avante com isso :x2: . Cumps.

Eu corro o 3d mark 01 e te garanto que o pc nao ta muiiito estável , nem muiito catolico , o 3d01 e para ser corrido no gume da navalha por isso nao axo que seja um bom programa de estabilidade.
Penso que pi 32mb ou prime seja bom , embora use mais o spi .
Prime e eskisito demais para meu gosto
 
pois... eu tb vou mais na onde do spi... 32mb era bom, pk sempre é +- meia hora a queimar memoria
ou entao algum programa ke leve o processador ao full load durante uma meia hora... axo ke n é preciso mais tempo...
 
Fiando-me neste artigo já velhinho os vários programas para full load acabam por dar temps diferentes.

http://www.systemcooling.com/load_proc-01.html

Eu não tenho apciencia para andar a testar estas coisas. Além de que perco tempo de processamento naquilo que todos sabem:D

Bob:
Desta thread pode sair um guia para ver se o PC fica estável. Ou depois actualizars o primeiro post com as conclusões ou crias um tutorial e coloca-se no forum respectivo.

Estamos cá todos para ajudar.

Muitas vezes o que penso que acontece é que na ansia de conseguir mais um Mhz se exagera em voltagens e afins e depois algum dos componentes cede. Por aqui cheguei aos 2700Mhz e aos 1,55V e nunca mais mexi nisto. tenho a noção que poderia ter menos de Vcore mas como disse falta-me a paciencia para andar a testar isto com diferentes voltagens e subir mais uns Mhz só para ver até onde vai. Além de que teria que reiniciar o PC o que me chateia mesmo:)
 
pois... eu eskeci-me de referir uma coisa. eu criei este tópico no seguimento deste post:
http://techzonept.com/showpost.php?p=840323&postcount=689

diga-se de passagem ke axei interessante a ideia, ou seja, em vez de só andarem a tirar suicide shots, ke tal fazerem um oc de pedra e cal?
digamos ke assim podemos ter duas tabelas de oc, à imagem da "tabela de oc" do maddog que basicamente já só é suicide shots, ter uma outra tabela para oc's estáveis. Axo ke é um desafio muito interessante, e já é preciso algum saber "know-how" para tal.
consequentemente poderá ser mais uma forma de se mostrar/discutir/aprender formas de fazer um oc estável.

só ke o problema inicial é chegar à conclusão de qual a melhor forma de provar a estabilidade de um dado oc.
 
Bom eu referi o 3d'01 porque já fiz muitos oc's em que o spi é na boa, e vou correr um 3d'01 ou occt e pimba crasha. Agora não sei mas acho que spi não é grande coisa pra testar estabilidade, bem, também só fiz de 1M.

O mais importante para conseguir uma boa estabilidade é mesmo refrescar os componentes o máximo possível, não só cpu,etcetcetc, mas também os mosfet's da board e principais chips controladores que existam, pois a partir de certas temperaturas, os mesmos começam a enviar informações erradas e gera-se um crash do sistema ou algo parecido. Não se esqueçam que todas as peças electrónicas são fabricadas para funcionar a determinadas temperaturas, a partir daí geram erros, existem componentes que aguentam bem mais, tipo 170ºc a -100ºc, mas actualmente só são utilizados em material militar. Espero ter ajudado mais um pouco.

Cumps

PS: meti o pessoal todo lá em casa, com um termómetro, à procura dos sitios mais quentes da board de modo a arefecer :lol: :x2:
 
o pessoal quando fala em spi é spi 32mb. 1Mb na konta pa nada. Seja como for, no meu caso no prime95 so consigo 2500mhz sem ir abaixo. o Spi32 passa na boa a 2600mhz. Será que me deva fiar nisto e use os 2600?
 
boinc
folding
prime
super pi 32megas

ao fim de 1 semana destes todos posso dizer que tenho estabilidade para um "ano" de uptime...
 
Back
Topo