1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

tabela em html

Discussão em 'Web Development' iniciada por Zero_Cool_PT, 16 de Dezembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1371)

1. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

html

boas ppl! bom devido a varias incompatibilidades nas formataçoes de tabelas em diferentes browsers, aconselharam-me a fazer uma tabela em CSS. ok até aki tudo bem o código é o seguinte:
    parece-vos correcto? onde e como chamo esta CSS? na head ou no body? obg

2. shello

shello Moderador
    Staff Member

Estás a fazer uma confusão grande aí :P

A tag <style> serve para "declarar" lá dentro CSS ("puro"). Não código HTML. Esta tag deve ser posta sob o head.

Depois, tens isto no atributo style da tabela
    Código:
    [NOPARSE]border:outset #0000FF 15px; padding:5px; background-color: orange; width: 30%; height:30%;[/NOPARSE]
    Está tudo sintáticamente correcto, excepto o border. A ordem dos "parâmetros" deve ser a grossura da linha, o tipo e depois a cor. Por exemplo:
    Código:
    border:15px solid #0000FF;

3. Zero_Cool_PT

podes me explikar como o fazer? é que por exemplo eu quero po-la num sitio especifico na pagina. posso fazer uma CSS interna dentro do body? ou seja declara-la dentro do body...

4. shello

shello Moderador
    Staff Member

A declaração da CSS deve ser feita entra as tags <style>, que por sua vez deve estar dentro da <head>. Podes também aplicar na própria tag (inline) com o atributo style, como fizeste.
    O que acontece é que estavas a dar um valor errado à propriedade border, daí não aparecer "igual" de browser para browser.

Acnoselho-te a veres:
    http://w3schools.com/html/
    http://w3schools.com/css/

5. Zero_Cool_PT

qto ao valor do border ja n sei pk foi me indicado pelo meu prof d computaçao....

eu inicialmente tinha isto dentro do body:

mas isso fazia com que o border nao aparecesse no Internet Explorer. entao ele deu me o codigo acima referido! help??

6. shello

shello Moderador
    Staff Member

Código:
    <table border="15" Bordercolor="blue" Bgcolor= "orange" width="30%" height="30%" align="center" border-style="outset" padding="5px">
    Nesta linha tens coisas que não fazem sentido. Os atributos Bordercolor e border-style não existem em HTML4.01.

Experimenta mudar para
    Código:
    <table style="border:15px solid #00F; background:orange; width:30%; height:30%;" align="center" padding="5px">
    Basicamente o que fiz foi passar tudo o que tinhas de atributos possíveis para css inline (style="").

Outra coisa, em HTML4.01 as tags são todas escritas em MAIÚSCULAS. Em XHTML são escritas em minúsculas. Tu tens aí uma mistura de tags em minúsculas e tags em maiúsculas. Não é que seja muito importante, são "picuinhices" para cumprir os standards. ;)

Última edição: 16 de Dezembro de 2007
  7. Zero_Cool_PT

substitui a linha (nao em CSS) na tabela original dentro do body por essa que me deste e ficou igual =/

edit: aqui fica o que se passa

btw: com essa linha de codigo, o border style nao aparece em IE (ou seja fica igual) e no firefox deixa de aparecer =/

Última edição: 16 de Dezembro de 2007
  8. shello

shello Moderador
    Staff Member

A mim as tabelas parecem-me iguais (excepto que no Firefox aparece a border com aquele efeito tipo 3D)... É o tal efeito que queres obter no IE?

9. Zero_Cool_PT

exacto!

10. shello

shello Moderador
    Staff Member

IE strikes again :rolleyes:

Adiciona estes dois atributos à tag table:
    Código:
    bordercolorlight="#B4B1FF" bordercolordark="#000188"
    para ficar
    Código:
    <table style="border:15px solid #00F; background:orange; width:30%; height:30%;" align="center" padding="5px" bordercolorlight="#B4B1FF" bordercolordark="#000188">
    e deves ficar com o efeito 3D no IE (que era o esperado sem esses atributos)

De notar que estes dois atributos não são standard.

11. Zero_Cool_PT

ficou na mesma=(

12. Zero_Cool_PT

duvida solucionada através de uma CSS.

para alguém que tenha o mesmo problema, por favor dirija-se ao site:

http://www.somacon.com/p141.php

onde podem alterar uma tabela em tempo real.
    obrigado a todos pela ajuda =)

Partilhar esta Página