Tabela preços para sites

DavidSalgueiro:
Ainda no capitulo negocial, por vezes a administração da empresa assume o prejuizo de um projecto, onde assumida e conscientemente o preço de venda do projecto é mais baixo do que o custo do mesmo. Este tipo de negócio prende-se com estratégias empresariais, por exemplo a empresa quer mesmo entrar numa determinada área de negócio ou quer pôr um pé num determinado cliente e então esta opção é vista como uma estratégia e um investimento, recuperando o dinheiro investido ao longo do tempo, através de outros futuros projectos ou através da manutenção e suporte do projecto em causa.
O teu post é 5*!

Só quero fazer um comentário acerca da prática que destaquei acima.
Isto chama-se 'dumping' (vender abaixo do preço de custo para obter posição no mercado). É uma prática desleal e sancionada nas relações comerciais internacionais.
No entanto, é uma prática recorrente no nosso mercado doméstico. Não sei quem é que tem autoridade para fiscalizar e sancionar estas práticas (Autoridade da Concorrência?). Mas, pessoalmente, alguma coisa deveria ser feita. Só as médias/grandes empresas é que conseguem praticar preços abaixo do custo real - para determinados projectos -, uma vez que conseguem recuperar o 'prejuízo' noutros projectos; as micro e pequenas empresas são deveras prejudicadas com estas práticas.
 
O teu post está muito porreiro, mas precisa de uns reparos no que toca ao orçamento de freelancers / preço de alguns serviços

(...)

A forma de encontrar o valor por hora numa TI costuma ser bastante simples. Cada tipo de recurso possui um ordenado base, que dividido por 22 e depois por 8 permite encontrar o valor por hora. Esse valor por hora é quanto a empresa paga, por hora, a esse recurso. De forma a ganhar lucro com o projecto, a empresa tem de vender a hora esse recurso por um valor superior.

(...)

Tudo o que foi dito para as TI é verdade para os freelancers. Só que neste caso é esperado que o preço seja mais baixo do que se o projecto fosse efectuado por uma TI. Isto deve-se a um conjunto de razões, umas mais válidas que outras, mas de onde se destaca um dos maiores receios: o de um freelancer "desaparecer" de um momento para o outro ou não ter interesse, ou disponibilidade, de fazer manutenção e suporte.

(...)
Se um freelancer calcular assim o seu valor a pedir por hora, tem um risco bem grande de ir rapidamente à falência, IMO. Do meu ponto de vista, o freelancer tem que ter um método um pouco mais exótico para calcular a sua taxa / hora (não estou tão familiarizado com o sistema nas empresas, por isso falo apenas do que sei :P).

Em primeiro lugar, há que calcular o número de dias por semana que normalmente trabalha (números decimais são bem-vindos). Multiplica-se esse valor por 52, e tem-se o número de dias por ano que, numa situação ideal (?) seria possível trabalhar. No entanto, há que descontar uma estimativa dos dias em que não se fará trabalho - férias, feriados, períodos de doença e outras emergências.

A partir deste valor (aka, os dias / ano que se espera estar disponível para trabalhar), há que multiplicar uma estimativa do número de horas por dia em que se planeia trabalhar.

Como não é de esperar que se todas as horas possam ser facturadas, há que multiplicar esse número pela percentagem de horas que se espera que possam ser cobradas. Exclui-se, portanto, o tempo que se perde a administrar o negócio, o tempo que não é utilizado porque não se tem trabalho, etc. Este é o número de horas taxáveis por ano.

Agora que já resolvemos o problema do tempo, vamos debruçar-nos sobre o problema das despesas. Como freelancer, há que contar não só com o montante das despesas pessoais (como renda de casa, empréstimo carro + manutenção + gasolina, despesas diárias, seguros, férias, impostos, poupanças, etc), mas há também que assumir despesas inerentes ao negócio (como renda do escritório, custo de viagens, despesas com contabilidade + advogado, impostos, equipamento/mobília para o escritório, custos de publicidade, seguros, etc) . Aqui há que contar mesmo todas as despesas. É sempre boa política deixar uma maquia também para despesas variadas que não se inserem em nenhuma categoria (mas que aparecem sempre!). Notar que devem ser calculadas as despesas para um ano.

Dividindo este valor pelo número de horas taxáveis por ano obtém-se uma quantia bastante importante - o valor mínimo a cobrar por hora de modo a conseguir equilibrar as contas. Menos que este valor, e há prejuízo.


Vamos a um exemplo prático para o freelancer X:

Número de dias por semana que trabalha: 5.5 (5 dias úteis, e a manhã de sábado, por exemplo)
Número máximo de dias por ano que trabalharia: 5.5 * 52 = 286
Número de dias por ano que não espera trabalhar: 20 + 10 + 6 (férias + período de doença + feriados)
Número de dias por ano que deve trabalhar: 250

Número de horas por ano que deve trabalhar: 250 * 8 = 2000
Número de horas facturáveis por ano: 2000 * 70%/100 = 1400

Despesas pessoais por ano: €12000 (este valor é complexo de calcular, e depende muito de cada um, por isso assumi um valor médio de €1000)
Despesas com o negócio por ano: €9000 (novamente, este valor é complexo de calcular, e depende muito de cada um, por isso assumi um valor médio de €750)
Despesas totais por ano: €21000

Valor mínimo a cobrar por hora: 21000 / 1400 = €15 (sem IVA, como é claro)


OK, agora que já estabelecemos que para o freelancer X não compensa trabalhar por menos de €11/hora, temos que pensar no valor que o freelancer X deve cobrar.

Este é terreno perigoso, pelo que é necessária muita cautela. Por um lado, cobrar demais acaba por ser prejudicial para o designer, na medida em que parte dos clientes opta por outro freelancer que cobre menos. Por outro lado, cobrar menos do que vale o trabalho tem tendência para apelar à clientela errada (vocês já os conhecem, de certeza...as criaturas que acham que um logo é algo para custar €30...e até o sobrinho de 13 anos dele é capaz de o fazer no photoshop) e deprimir o freelancer, que tem tantos projectos, que começa a produzir trabalho inferior.

OK, avisos feitos, vamos ao que interessa. É preciso ter em mente que o trabalho que o freelancer desenvolve é importante para o cliente, e ajuda-o a conquistar seja qual for o objectivo que ele tem em mente. Como tal, é perfeitamente razoável assumir, no valor a cobrar ao cliente, que temos direito a uma recompensa pela qualidade / utilidade do trabalho efectuado. Esta recompensa vem, normalmente, na forma de uma percentagem do valor mínimo a cobrar por hora.

O valor percentual mais comum (e, vulgarmente, o razoável) é de 50%.

Assim, no caso do freelancer X:

Valor cobrar por hora: 15 + 15 * 50%/100 = €22,50 (sem IVA, como é claro)

E temos o valor calculado! Agora, há que ter em atenção que este valor é tudo menos fixo. A percentagem cobrada como recompensa deve depender de muitos factores, como o mercado (isto é, a procura é elevada - sobe. a oferta aumenta significativamente - desce), a experiência do freelancer em relação a determinado serviço, e a existência de alguma característica que distinga o freelancer (qualidade do trabalho, rapidez de execução, relação com clientes, confiança que inspira, etc).

Após incluir toda esta informação (que espero que seja útil!), acho que a crítica que vou fazer tem sentido:
Se for uma TI a fazer o projecto,a mesma identificaria os papeis necessários para cada tarefa e, consultando a sua tabela de preços, faz as seguintes contas:
(...)
  • Web designer (40 horas de design gráfico): 40 horas x 11€ = 440€
(...)

Se for um freelancer, dado que ele faz todos os papeis, excepto os que compra a terceiros, e partindo do principio de tem um preço fixo por hora de 6€, poderá fazer as seguintes contas:

  • Design Gráfico (comprado a uma empresa de web design por preço fixo): 300€
  • DBA (dado que tem de aprender a mexer em MySQL, vai efectuar um desconto de 50% no preço por hora): 32 horas x 3€ = 96€
  • Gestão, Controlo e Reporting (concluiu que necessita apenas de 25 horas uma vez que só faz gestão, controlo e reporting para o cliente e não necessita de controlar as equipas envolvidas por estas não existirem): 25 horas x 6€ = 150€
  • Tudo o resto (dado que já tem competências nas áreas envolvidas): 433 horas * 6€ = 2598€
(...)
Não sei se os valores que escolheste são pensados ou não têm base real, mas torço-me sempre um pouco por dentro quando vejo este tipo de remuneração pelo trabalho. Há que manter em mente que isto é trabalho especializado. Bolas, é relativamente comum receber mais de €6 (depois de impostos!) por trabalho indiferenciado, pelo que acho incrível que alguém se sujeite a trabalhar nessas condições (infelizmente, conheço bastante gente!).

Na minha opinião, e mais no que toca a trabalho de design (não conheço o resto dos ramos suficientemente bem para falar), é difícil oferecer a um cliente um preço bastante inferior ao de uma empresa. Assim, o freelancer não oferece tanta vantagem em termos monetários.

As pessoas continuam, no entanto, a trabalhar com freelancers. Isto leva-nos a pensar que, para um cliente, o preço é, frequentemente, apenas um factor de decisão. É, em alguns casos, bem mais importante a confiança na pessoa em questão e a garantia de que ela vai cumprir os prazos/condições acordadas que o preço.
 
Acho que um preço que vá ate 500€ ainda é razoavel mas mais que isso é demais ate porque fazer um site é trabalhoso mas não é assim tao trabalhoso para valer mais de 1000€

Um site não é trabalhoso para valer mais de 1000€?

Deves ser como aqueles que dizem que um designer ou programador nao faz nada porque está sentado na cadeira o dia todo.
Eles dão dois clicks antes da entrega e fazem em cinco minutos...(é a maior treta de todos os tempos)
Sinceramente se alguém conhece-se o trabalho nem queria trabalhar no ramo
Tenho um colega em informatica, programaçao...e diz que para os projectos de base de dados e etc tem de ser equipas enormes e altos relatórios...
Estou no segundo ano de design multimédia e os meus profs sao os primeiros a dizer...."nao sabem no que se meteram"...hiihihi...ou..."faz este cartaz que tenho reunião daqui a 3 horas com o cliente"
Fazer um site como ja referido também tem que se diga e muito...a nao ser que se faça em cima do joelho pelo vizinho do lado e depois pumba....fez-se chocapic.
Ha pessoas que se riem quando digo que tenho de estudar sites quando tenho de criar as propostas de layouts para a uni....mas prontos, vida de designer :D
 
Viva,

O que diferencia uma empresa de um freelancer é a sua capacidade de resposta e limitação de recursos. Enquanto numa empresa existem os sysadmins, analistas, programadores, designers, suporte, qualidade, um freelancer está mais limitado na sua capacidade, se não quiser fazer outsourcing.

A mim parece-me que existe no mercado a ideia que os freelancers servem para executar "pequenos" trabalhos, como um site simples, um banner em flash, um site dinâmico com funcionalidades nada de excepcionais.

Existe também a ideia que as despesas de um freelancer são muito mais reduzidas que as de uma empresa. O que não é necessariamente verdade. São certamente mais reduzidas, mas não em valores muito discrepantes.

Eu sou freenlancer PHP. É a única coisa que faço.

Agora vamos às despesas. Despesas com o Estado, Licenças de software, formação (cursos+livros+etc [e olhem que um bom tempo é passado em formação, agora sai o Magento, uma nova versão da ZF, etc, etc.]), Computadores, Deslocações (Se for a Lisboa [ou muito longe de Barcelos] é mais alojamento, comida, etc, etc), Material de "escritório" (quadros, secretária, cadeiras, máquina café, etc etc.), Net, telefone, advogados para criação e supervisão de contractos/protocolos.

Junta-lhe os dias em que estás doente e o preço que vais levar por hora não pode ser de 10€.

É possível fazer um site por 500€? Terá que ser, porque há empresas que "não" tem mais para gastar. Vais ser um trabalho de primeira qualidade? Não não vai. Vai ser uma M***a? Não não vai. Será um site simples e limitado (Ponto).

Isto tudo tem a ver com o facto de as empresas ainda não perceberem o potencial da internet nos seus negócios. O facto de quererem apenas marcar presença na web e não fazerem uso dela, mostra que ainda não estão preparados para gastar mais que 1000€. Não entendem porque o tem que fazer.

As empresas tem também que estar cientes que gastando 10.000€ num site não significa que vão recuperar o investimento em dois meses nem sequer que vão arranjar clientes através do site nesses mesmos dois meses. A empresa tem que ter uma estratégia mais global, em que a criação de um site seja apenas mais um elo na cadeia da sua estratégia empresarial.

Se assim não for o site não vai dar o rendimento esperado, vai ficar ao abandono e a empresa acaba de perder 10.000€. E esse será o último investimento na Internet feito pela empresa.

Saudações.
 
Boas.

Falaram comigo para fazer um web site, eu vou colocar todos os detalhes:

O web site é para um fotógrafo de casamentos, um dos muitos que se vêem por aí, perfeitamente normal. Ele disse que lhe pediram entre 500€ a 1000€ por uma página e que achou muito caro. Por isso falou com um amigo meu, a ver se arranjava alguém, e esse meu amigo aconselhou-me.

Eu sou um estudante, concluí agora um curso de nível quatro e para o ano se tudo correr conforme planeado estou na universidade em Grafismo Multimédia. O curso que tirei foi Desenvolvimento de Produtos Multimédia, aprendi Flash, Php, Dreamweaver, etc... Mas aquilo que mais aprendi foi sem dúvida, design. Não só pelo que dei nas aulas onde tive um professor fantástico mas por mim próprio. Neste momento estou a estagiar e estou a fazer um site em Flash para um arquitecto.

O site que eu iria fazer para o fotógrafo seria um site totalmente em Flash, ActionScript 2.0, não vou sacar nenhum template de lado nenhum, faço-o de raiz, obviamente com ajuda de muitos tutoriais, mas penso que isso é legítimo. Seria um site praticamente estático com informações básicas sobre a pessoa e alguns contactos, excepto na parte da galeria, que seria dinâmica, onde o fotógrafo poderia actualizar as suas fotos sem muito trabalho através de um XML.

Prós:


  • Site totalmente em Flash;
  • Parte dinâmica;
  • E muito importante, seria feito um estudo sobre o design a utilizar, um estudo a sério...
Contras:

  • É praticamente o meu primeiro trabalho;
  • Não tenho experiência;


Os posts que vi atrás estão muito bons mas parecem-me mais para quem já está dentro do negócio... Eu sou um completo iniciado, quanto acham que devo pedir? Desde já o meu obrigado por qualquer resposta.

Cumprimentos!
 
Boas.

Falaram comigo para fazer um web site, eu vou colocar todos os detalhes:

O web site é para um fotógrafo de casamentos, um dos muitos que se vêem por aí, perfeitamente normal. Ele disse que lhe pediram entre 500€ a 1000€ por uma página e que achou muito caro. Por isso falou com um amigo meu, a ver se arranjava alguém, e esse meu amigo aconselhou-me.

Eu sou um estudante, concluí agora um curso de nível quatro e para o ano se tudo correr conforme planeado estou na universidade em Grafismo Multimédia. O curso que tirei foi Desenvolvimento de Produtos Multimédia, aprendi Flash, Php, Dreamweaver, etc... Mas aquilo que mais aprendi foi sem dúvida, design. Não só pelo que dei nas aulas onde tive um professor fantástico mas por mim próprio. Neste momento estou a estagiar e estou a fazer um site em Flash para um arquitecto.

O site que eu iria fazer para o fotógrafo seria um site totalmente em Flash, ActionScript 2.0, não vou sacar nenhum template de lado nenhum, faço-o de raiz, obviamente com ajuda de muitos tutoriais, mas penso que isso é legítimo. Seria um site praticamente estático com informações básicas sobre a pessoa e alguns contactos, excepto na parte da galeria, que seria dinâmica, onde o fotógrafo poderia actualizar as suas fotos sem muito trabalho através de um XML.

Prós:


  • Site totalmente em Flash;
  • Parte dinâmica;
  • E muito importante, seria feito um estudo sobre o design a utilizar, um estudo a sério...
Contras:

  • É praticamente o meu primeiro trabalho;
  • Não tenho experiência;


Os posts que vi atrás estão muito bons mas parecem-me mais para quem já está dentro do negócio... Eu sou um completo iniciado, quanto acham que devo pedir? Desde já o meu obrigado por qualquer resposta.

Cumprimentos!
Vais fazer um site completamente em flash? Bolas, isso não é boa política, para ser franco.

Para teres uma ideia do orçamento a propor, dá uma olhada nos posts colossais que eu e o DavidSalgueiro fizemos. Está tudo lá ;)

Só uma dica - tendo em conta que é o teu primeiro trabalho, pensa em fazer uma estimativa de tempo bem relaxada!

E o orçamento que fizeram ao tal fotógrafo não é nada descabido. Pelo contrário - se for um site minimanente complexo, €500 é (IMO, demasiado) barato até, já.
 
Vais fazer um site completamente em flash? Bolas, isso não é boa política, para ser franco.

Para teres uma ideia do orçamento a propor, dá uma olhada nos posts colossais que eu e o DavidSalgueiro fizemos. Está tudo lá ;)

Só uma dica - tendo em conta que é o teu primeiro trabalho, pensa em fazer uma estimativa de tempo bem relaxada!

E o orçamento que fizeram ao tal fotógrafo não é nada descabido. Pelo contrário - se for um site minimanente complexo, €500 é (IMO, demasiado) barato até, já.

Porque achas que não é boa política? Eu vou-o fazer por achar que enriquece o design da página em vários aspectos que não vou estar a falar deles agora... Para além disso já tenho alguma prática pois já concluí (praticamente) um e já fiz um CD Interactivo, sei que não é a mesma coisa, mas a estrutura é praticamente a mesma.

Obrigado pelas respostas :)
 
Re:Re:

Boas,

O flash só deve ser utilizado quando necessário e correctamente (em termos de apresentação de conteúdos) .

Porque aquela que é considerada por muitos a melhor empresa de webdesign (http://www.2advanced.com/) do mundo tem um site em flash, e apesar de ter uns efeitos interessantes, tem um site onde o conteúdo mal se vê, não sabemos por onde começar e demora muito tempo a fazer o loading. Até admito que seja bonito na primeira vez, mas depois é cansativo.

Gosto de designs que sejam simples, bonitos e acima de tudo que sejam compreensíveis ( perdoem-me a publicidade mas sempre gostei do site da http://www.intg.pt )

Por exemplo só para entrares no site da http://www.tripledesign.pt/ demoras uns bons segundos e depois tens que saber que tens que carregar no botão para cortar a electricidade e as letras são muito pequenas.

Mas de letras pequenas está o mundo feito, e muitos sites em flash tem letras pequenas e que me obrigam a colocar os óculos, quando para outros sites não o faço. O site da http://www.triworks.net pr exemplo tem um design impecável, mas depois tem letras pequenas e quando clicamos em news aparece a janela semi transparente que nos dificulta a visão, pois vemos o que está por trás.

A mim irrita-me o facto de as empresas esperarem que nós não temos nada que fazer e viramos adivinhos, pois indicações do que fazer para navegar num site em flash nem vê-las. Mas são muitas as que fazem isto. Neste site http://www.agencynet.com/ com o colorido das secções onde está o pessoal o menu que está em baixo perde notoriedade, e concentramo-nos directamente nas pessoas. Não sabemos depois em que secção estamos nem para onde queremos ir. Deviam ter colocado o menu inferior com um fundo azul ou laranja para também ter a captação dos olhos.

O que eu acho que devia ser feito.

Se o site é para ser utilizado numa base regular pela mesma pessoa, esqueçam o flash. Imaginem um clix ou sapo em flash... Mas se querem mesmo uma versão toda em flash, então coloquem também uma em HTML.

Podem colocar uma intro com possibilidade de saltar para o site e a checkbox de não voltar a ver a introdução em futuras visitas.

Existem mercados onde a utilização do flash pode ajudar, como por exemplo a moda, decoração.

Não utilizem letras pequenas, pois as pessoas tem mais que fazer do que tentar adivinhar. As coisas tem que se sobressair naturalmente e o utilizador tem que saber que as ligações estão ali, e não que tem que carregar numa bolinha do lado direito para o menu aparecer. Notem que os utilizadores já adquiriram um certo padrão de comportamento e não o vão mudar por vossa causa.

Por exemplo clicando no logótipo vamos para a homepage, no rodapé estão os contactos, etc, etc

Lembrem-se quem é o vosso mercado alvo, e façam o site a pensar neles e não porque vocês gostam dele assim. Se os vossos possíveis clientes não gostam ou não sabem, não vos adianta de nada gostarem vocês.

No entanto defendo a utilização de "componentes" flash para algo como banners, galerias, jogos, algo de interactivo (desde que o utilizador tenha escolhido), mas nada de muito obstrutivo. Apareceram os bloqueadores de popups porque faziam um uso abusivo, aparecem os bloqueadores de publicidade porque existem sites que meu deus ajuda-me a sair daqui. Os utilizadores suportam as coisas se não tiverem alternativas, porque se souberem que as á, o vosso site é deixado de lado.

Mas atenção que isto é apenas a minha opinião, não sou formado em flash, nem sou especialista comportamental, apenas acho que faz sentido que seja assim.


Saudações
 
mascker, concordo inteiramente contigoe percebo claramente onde queres chegar.

Mas também deves concordar comigo que o problema nos casos que enunciaste não é o Flash, mas sim o Designer. O Flash, se bem usado, tem um potencial enorme que te permite explorar diferentes caminhos, nomeadamente no aspecto gráfico, lógico que os cuidados estéticos devem estar sempre presentes e não nos devemos deixar iludir pelas capacidades do software esquecendo a parte da usabilidade e interactividade com o utilizador, que isso é acima de tudo o mais importante... Devemos até ter cuidados redobrados em certos aspectos como o tipo de letra, embed, etc.. A tipografia para Flash é mais complexa e requer outro tipo de cuidados...

Bem, para não continuar num rumo off-topic quero só com isto dizer que Flash pode ter boa ou má utilização, dependendo de quem o utiliza e da forma como o faz, assim como qualquer outra tecnologia/plataforma.

Já agora, o site é meramente informativo, com excepção de uma galeria dinâmica que poderá ser actualizada através de um XML, bastante simples e de fácil integração com ActionScript.

Obrigado pelas respostas e desculpem o ligeiro off-topic.
 
Eu prefiro usar todas as tecnologias menos o Flash no que toca a webdesign. Prende-se com o facto de eu ter em grande conta a optimização para motores de busca, ou o SEO. E não dá para fazer tão eficazmente em Flash, na minha opinião.

De qualquer forma, gostei muito dos posts que li, boa discussão, pessoal.

mascker disse:
No entanto defendo a utilização de "componentes" flash para algo como banners, galerias, jogos, algo de interactivo (desde que o utilizador tenha escolhido), mas nada de muito obstrutivo. Apareceram os bloqueadores de popups porque faziam um uso abusivo, aparecem os bloqueadores de publicidade porque existem sites que meu Deus ajuda-me a sair daqui. Os utilizadores suportam as coisas se não tiverem alternativas, porque se souberem que as há, o vosso site é deixado de lado.
Totalmente de acordo. :)
Eu também só defendo a utilização de Flash em banners e componentes dinâmicos, para ficar visualmente mais atraente alguma parte da página.
 
Boas,

O flash só deve ser utilizado quando necessário e correctamente (em termos de apresentação de conteúdos) .

Porque aquela que é considerada por muitos a melhor empresa de webdesign (http://www.2advanced.com/) do mundo tem um site em flash, e apesar de ter uns efeitos interessantes, tem um site onde o conteúdo mal se vê, não sabemos por onde começar e demora muito tempo a fazer o loading. Até admito que seja bonito na primeira vez, mas depois é cansativo.

Gosto de designs que sejam simples, bonitos e acima de tudo que sejam compreensíveis ( perdoem-me a publicidade mas sempre gostei do site da http://www.intg.pt )

Por exemplo só para entrares no site da http://www.tripledesign.pt/ demoras uns bons segundos e depois tens que saber que tens que carregar no botão para cortar a electricidade e as letras são muito pequenas.

Mas de letras pequenas está o mundo feito, e muitos sites em flash tem letras pequenas e que me obrigam a colocar os óculos, quando para outros sites não o faço. O site da http://www.triworks.net pr exemplo tem um design impecável, mas depois tem letras pequenas e quando clicamos em news aparece a janela semi transparente que nos dificulta a visão, pois vemos o que está por trás.

A mim irrita-me o facto de as empresas esperarem que nós não temos nada que fazer e viramos adivinhos, pois indicações do que fazer para navegar num site em flash nem vê-las. Mas são muitas as que fazem isto. Neste site http://www.agencynet.com/ com o colorido das secções onde está o pessoal o menu que está em baixo perde notoriedade, e concentramo-nos directamente nas pessoas. Não sabemos depois em que secção estamos nem para onde queremos ir. Deviam ter colocado o menu inferior com um fundo azul ou laranja para também ter a captação dos olhos.

O que eu acho que devia ser feito.

Se o site é para ser utilizado numa base regular pela mesma pessoa, esqueçam o flash. Imaginem um clix ou sapo em flash... Mas se querem mesmo uma versão toda em flash, então coloquem também uma em HTML.

Podem colocar uma intro com possibilidade de saltar para o site e a checkbox de não voltar a ver a introdução em futuras visitas.

Existem mercados onde a utilização do flash pode ajudar, como por exemplo a moda, decoração.

Não utilizem letras pequenas, pois as pessoas tem mais que fazer do que tentar adivinhar. As coisas tem que se sobressair naturalmente e o utilizador tem que saber que as ligações estão ali, e não que tem que carregar numa bolinha do lado direito para o menu aparecer. Notem que os utilizadores já adquiriram um certo padrão de comportamento e não o vão mudar por vossa causa.

Por exemplo clicando no logótipo vamos para a homepage, no rodapé estão os contactos, etc, etc

Lembrem-se quem é o vosso mercado alvo, e façam o site a pensar neles e não porque vocês gostam dele assim. Se os vossos possíveis clientes não gostam ou não sabem, não vos adianta de nada gostarem vocês.

No entanto defendo a utilização de "componentes" flash para algo como banners, galerias, jogos, algo de interactivo (desde que o utilizador tenha escolhido), mas nada de muito obstrutivo. Apareceram os bloqueadores de popups porque faziam um uso abusivo, aparecem os bloqueadores de publicidade porque existem sites que meu deus ajuda-me a sair daqui. Os utilizadores suportam as coisas se não tiverem alternativas, porque se souberem que as á, o vosso site é deixado de lado.

Mas atenção que isto é apenas a minha opinião, não sou formado em flash, nem sou especialista comportamental, apenas acho que faz sentido que seja assim.


Saudações

Concordo com muito do que disseste e peço para não transformarem isto num tópico de Flash vs HTML pois acaba sempre mal.

Vou dar a minha opinião que já deve ser conhecida da grande maioria aqui do fórum. Existem, a muito grosso modo, dois tipos de sites:

1. Site que pretende comunicar/publicitar uma marca ou empresa recorrendo a fotografias, video e fazendo do factor comunicação a sua mais valia. Para isto o flash é excelente.

2. Sites que têm grande necessidade de actualização/portais/sites de e-commerce que têm de estar optimizados para acessibilidade e para optimização de motores de busca. Para isto existe todo o resto.

O 2Advanced para mim é dos piores sites que há, e atenção que eu adoro flash. Simplesmente não suporto sentir-me perdido num site. Para mim o site e acima de tudo a navegação tem de ser muito limpa e clara.

Contudo, não batam no flash, ele tem a sua utilidade, se bem usado. O problema como já disseram não está no flash está no designer. E concordo interiamente com vocês, existem ambientes onde ele simplesmente deve ser evitado.

Cumps,
michael c
 
O 1º site que eu fiz cobrei 500€ e o site ficou muito simples mas ao gosto do freguês que ficou bastante satisfeito com o resultado. Foi um site em html com 5 páginas e um formulário de contacto, sem back-office que publicitava a empresa e os seus serviços e que servia também para que a empresa ganha-se créditos no grupo a que pertence só por ter um site on-line.
Para mim penso que o preço a cobrar também dependerá do que o cliente espera do site, quanto mais altas forem as expectativas e o conhecimento que o cliente tem do trabalho do webdesigner. No site que eu fiz deparei-me com um cliente com muito poucos conhecimentos da área e que apenas precisava de ter uma presença on-line e por isso acho que o valor que cobrei foi adequado ao resultado final que o cliente esperava-
 
Nao sei se é aqui que devo colocar a minha duvida, peço desculpa se estou no sitio errado.

Podiam m indicar 1 empresa de web design na zona de braga, q faça paginas de e-commerce.

Obrigado.
 
Orçamento um cado Complexo? Ou não?

Bom em primeiro lugar Prazer em voltar aqui :)

Já não vinha cá a algum tempo mas e bom ver que isto evolui muito desde que vim ca a ultima vez. :)

Bom agora a minha questão.

Sou Programador e queria uma pequena ajuda vossa num orçamentozito :P

Bom pediram-me para fazer um Website com os seguintes detalhes:
-Login
-Registos
-Menus Dinámicos
-Noticias
-Conteudos Editaveis
-Multi Linguagem.

Backoffice:
-Adicionar Menu, Remover Menu, Desactivar Menu, Restringir menu a utilizadores logados.
-Adicionar, Remover, Editar Noticia.
-Adicionar, Remover, Editar Linguas, Desactivar Lingua.
-Adicionar, Remover, Editar Utilizadores.
-Editar , Remover, Conteudos dos Menus.
-Sistema De Newsletters.

Queria vos preguntar quanto voces axam que isto custa?? Excluindo Design. . .

Eu Fiz as minhas contas e deu 1500€. . .

Que vocês Acham? Abraços.
 
Cabe a ti ver também qual é o teu nível de experiência, e que tipos de tecnologias vais usar, discutiste isso com eles?

Se fosse eu a desenvolver esse projecto, esse preço era no mínimo a minha base.
 
Com as caracteristicas que tens ai descritas, consegues colocar por base um CMS ou mesmo um portal, ainda por cima pq irá ser multilinguagem.

Se quiseres desenvolver tudo de raiz eu apontava bem para cima dos 1500€, se tiveres alguma coisa por base, com o tempo de parametrização que ias gastar, os valores andariam mto próximo desses 1500€. Agora depende do grau de complexidade da coisa, mas oferecer algo com backoffice (desenvolvido ou não) por menos dessa quantia não é boa política.
 
Desde ja agradeço imenso as vossas respostas ;)

Era esse o preço que estava a pensar :D

BOm Eu nao vou usar cms. Nao gosto Desse tipo de coisas :P

Gosto de programar de raiz e ter controlo de tudo ;)

MAs prontos muito obrigado :D Se alguem kizer dar mais alguma opiniao esta a vontade. :D
 
Back
Topo