Tablet Tablet ou não?

NASSIN

Power Member
Boas.

Precisava da vossa ajuda para ver se decido o que comprar.
Não fiz o questionário porque não sei se o que quero é mesmo um tablet,
ou um ultrabook ( ou como se chama a esses portateis fininhos com ecrãs de 11" /13" ),
ou ainda uma dessas soluções hibridas ( tablet + dock teclado ).
A minha Dama queria um iPad 3, porque "prontos".
O que mais precisa é de andar com aquilo na mala, chegar ao trabalho e poder editar uma folha de word ou exel, que já vinha feita de casa,
fazer umas apresentações de .ppt em datashow, uns adobe reader, umas pesquisas...etc.
Será que se safa sem teclado?
Sempre li aqui que a produtividade em tablet é assim "a modos" que comprometida, mas se não for para realizar trabalhos de raiz, só pequenas alterações será que chega?

Aqui o mais importante é a portabilidade: leve, fino, pequeno sem comprometer o conforto de visualização...se a melhor escolha for tablet deve ser á volta de 10".

Depois a fluidez: só tenho Android quer em tablet , quer em smartphone. Cada vez que experimento um ipad ou um win8, aquilo parece que voa.

Eu sei que há mais apps no android e que tudo é configuravel e tal...
mas sinceramente não tenho nem tempo, nem paciencia para andar a mudar tudo e mais alguma coisa,
por launcher tirar não-sei-o-k, rom's e o raio.
Qual dos SO's será melhor para esta utilização? o Win8 já se sabe, tem lá o que se quer...mas...
parece-me que ainda há ali muita aresta para limar ou então sou eu que estou habituado ao Android.
O IOS é pouco configuravel, mas aquilo parece tudo funcionar...simples.

Para alem do entretenimento que está inerente a estes objectos, sendo que procuro algo com bom desempenho, o que me sugeriam?

A meu ver trabalhar em tablet esquece.

Se é mobilidade que queres vê um netbook ou ultrabook (estes mais potentes mas mais caros).

Para trabalhar nada é melhor que um computador "a sério". Claro que pode haver gente que se sinta mais confortável mas penso que quem trabalha com ferramentas office não há volta a dar. Para além da versatilidade extra de um computador como ferramenta profissional.

Cumprimentos

muita atenção se não usas nada apple en casa, ir comprar um ipad com ios, pode-te sair o tiro pela colatra, pois só estás a ver a parte da fluidez do software, tens de analizar o resto funcionalidades perante restantes programas e equipamentos paralelos, nada teem haver com android ou win8 o ios, sobretudo quando se teem de conectar ao vulgar pc, é sempre preciso programas secundarios para ter acesso, não é plug and play como os outros sistemas, a optiminzação é muito limitada, mas para o tipo de utilizador para o qual está focado pouco importa...

referes trabalhos em office, adobe, etc, isso é mais virado para um portatil como foi referido, do que para um tablet, pois para produtividade, um tablet é para esquecer, nesse aspecto o portatil continua a ganhar, tablets ainda é algo só para colmatar, algo já feito para consultar ou lazer, algo mais avantajado tem de ser numa maquina mais avantajada noutras condições...

eu tenho ambos, e o tablet é mesmo só para o basico, se for para algo mais preciso teem mesmo de ser o portatil...

portanto procura um ultrabook desses fininhos que deve dar bem para o pretendido e não compromete a portabilidade...

Usar o teclado do tablet para trabalhar não aconselho, não dá para grande coisa.

Um convertible windows penso que daria perfeitamente, tens Office completo (ou o RT se for um tablet com windows RT) e teclado fisico para usar para trabalhar.
Apps já vai com mais de 90 mil e a crescer em media 700 por dia ( e quase de certeza que são mais que há em android optimizadas para tablet)
Quanto ao OS no geral acho melhor que Android, tem algumas funcionalidades que são bastante jeito e o proprio funcionamento acho mais intuitivo. E o update 8.1 traz muitas melhorias.

Tens o Acer W510 e o Asus Vivo tab a preço razoavelmente baixo.

Última edição:
Pois, amigos, eu tambem inclino mais para uma solução do tipo desses "tab + dock".
Diria que podemos fazer uso deles como um tablet normal...mas se for preciso temos teclado fisico e até mais autonomia.

Só que elas enchem os olhos com ipad e um gajo é que é mau :mad: .
O ipad é mesmo limitativo para pequenos acertos nos documentos?

Então e dentro desses "tab+dock", o que será melhor escolher? Win8 ou Android?
Não conheço bem o Win8...não quis migrar na minha torre...continua com o Win7.
Cada vez que mexo naquilo por aí fico sempre com a sensação que faltam coisas em certos sitios...atalhos obvios...enfim se calhar sou eu.

E já agora, apontando ali até aos €550 / €600, qual seria a melhor compra quer para win8 ou Android?
O surface digo já que me parece um matacão mal acabado...:hello:

Para o que pretendes, Win8
Quanto a modelos, estou mais dentro dos android, mas alguém te dá umas dicas... assim de repente, estava para sair um Acer de 8", pelo que vi na altura parecia porreirinho (a dock do teclado era maior, 11" ou 13")

Eu contrariamente ao resto dos outros users, acho que um tablet android dá perfeitamente para o que queres, principalmente se for um asus da gama transformer...eu tenho um tf101 e faço grande parte dos trabalhos no pc, mas quando preciso de editar alguma coisa serve perfeitamente o tablet android ainda para mais com teclado...
Claro que se comprares um tablet com windows 8 rt/pro tens o office que ai já torna a experiencia de editar doc num tablet muito melhor, mas se for apenas para editar...
Em relaçao ao que referiste sobre o win8 faltar atalhos em certos sitios, concordo contigo, mas ja vem a caminho o windows blue (8.1) que em principio ira corrigir essa falta de "atalhos obvios"
Ah, e outra coisa que foi referida, que em iOS nao é so ligar ao pc e passar para la o que queres, tens que ter sempre programas secundarios, nao tenho a certeza como é nos tablets windows...mas no meu telemovel tenho que ter um software "semelhante" ao itunes para passar o musicas/fotos/documentos...

Pois só vos digo que a escolha é mais dificil do que parece...k cena.

Agora uma cena que me ocorreu...
...o tablet, ou o que for, seria para ligar á net atraves do telemovel...em ambiente Win8 não tenho mais consumos?
do tipo...atualizações automaticas que me esqueci de desligar...do OS, do antivirus e tal a correrem sem perguntar...ou outras cenas, sei lá...?????

Pois só vos digo que a escolha é mais dificil do que parece...k cena.

Agora uma cena que me ocorreu...
...o tablet, ou o que for, seria para ligar á net atraves do telemovel...em ambiente Win8 não tenho mais consumos?
do tipo...atualizações automaticas que me esqueci de desligar...do OS, do antivirus e tal a correrem sem perguntar...ou outras cenas, sei lá...?????

um ou outro compras já com 3g incorporado, é só meter o SIM com o acesso de dados e já está, esquece lá isso de andar a perder tempo com emparelhamentos com o telemovel, na maioria dos casos estás mais tempo a tentar por isso a funcionar do que a usar...

e se estás tão virado para o tablet a versão com windows 8 e dock é o indicado para ti, o android ainda teem muito que andar até ter uma equivalencia maior

e se estás tão virado para o tablet a versão com windows 8 e dock é o indicado para ti, o android ainda teem muito que andar até ter uma equivalencia maior

Bem, eu estava virado para tablet+dock porque em alturas que não fosse preciso as teclas, a portabilidade e o peso são mais-valias.

...podias explicar melhor o queres dizer com o que está a bold? ( não tenho o assunto bem explorado )

Portanto até agora as vossas dicas foram:
- o IOS é para esquecer...
- o teclado é indispensavel...
- entre o Android e o Win8 a balança está a pender para Win8...apesar de eu ter um bocado de "medo" daquilo...
estou habituado a Android, mas acho os outros mais fluidos e menos intuitivos.

Mais alguém opina?
E em relação aos modelos? qual é do best mesmo?

Última edição:
o windows é windows ai não teem que enganar, estejas a usar o dito pelo tablet ou pelo pc, e claro que os programas que usas no pc podes usa-los no tablet, ao contrario do android tens de arranjar compativeis e não vão preencher os requesitos que necessitas , mas ainda teem que evoluir muito a nivel proficional para chegar as da microsoft, logo como referes produtividade nada melhor que ir para o tablet windows 8 + dock...

Acho que o iPad de 9,7" é provavelmente a melhor opção. Sendo para uma pessoa que não liga muito a customizações acho que não há necessidade de utilizar Android. Para além do mais o iPad possui o maior número de aplicações desenhadas exclusivamente para aquele tamanho de ecrã, o que sem dúvida faz muita diferença.

Quanto à utilização destes dispositivos para fazer alguma edição de documentos acho perfeitamente possível, desde que não seja grandes quantidades.

O facto de se utilizar Windows acho que não invalida utilizar iPad. Sim, em termos de iCloud seria melhor ter todo um ecossistema Apple, mas à excepção disso não vejo necessidade em não usar o iPad.

Última edição:
Confesso-me perdido nesta era digital...escolher o mais basico electrodomestico passou a ser uma dor de cabeça.
Que saudades do tempo das compras por impulso e viver a acreditar que o que compramos é o melhor do mundo. :grumpy:

A compra vai acabar por ser de impulso, senão, se for muito racional nunca vou ficar satisfeito pelas altas expectativas que antecipei.
Assim se o "treco" falhar...e vai falhar em algum lado, é certinho...pelo menos digo que me deu gozo adquiri-lo.

Adiante...

...parece-me que se quisesse optar pelo iPad poderia aceder aos docs que trabalhei no pc atraves da Dropbox ou assim e abrir um .docx ou .xlsx com as apps do mesmo.
Corre-se o risco de quando abrir a formatação das folhas esteja algo alterada, tipo em fontes , margens etc.
Entretanto apagar um paragrafo, acrescentar algo, ou corrigir algo pontualmente seria possivel ou não?
Existe mais algum inconveniente que eu não esteja a ver?

Ainda não tive tempo suficiente para experimentar o Win8 nas lojas, mas do pouco que vi, continuo na minha...confuso...e lido com windows há seculos.
No entanto está lá tudo, isso é verdade...mas...
Não me costumo comparar com as "massas", mas é ver nas lojas tudo maravilhado com as apps do Android e do IOS, e os "trecos" com Win8 a apanhar pó...

Em termos de maquinetas:

- Acer iconia w510 32Gb ( Win8 ) - gostei bastante do que vi...o tablet era leve...não sei é se os 32Gbs são suficientes com um SO como é o Win8...deve sobrar pouco para novas instalações, que dizem?

- Galaxy Note 10.1 ( Android ) - epá...fico a olhar para este e vou lá sempre brincar um pouco e o sacana prende-me...digo já que não gosto da Samsung em smartphones...dos vários que tive, todos tinham problemas chatos

- iPad 4 ( IOS...jura? ehehe) - pois este ainda não está completamente de lado...é o que a Dama queria, e a menos que a gente consiga bons argumentos, elas ganham sempre...:facepalm:

Vejam lá se têm sugestões ou algo que dê luz nisto...

Vejam lá se têm sugestões ou algo que dê luz nisto...

E se não comprares nada? Eu também ando à nora com os montes de smartphones que andam por aí (outra guerra) e decidi que mais vale a pena manter o meu que ainda vai funcionando para o que é preciso.

No teu caso, ou da tua "Dama", se é só para chegar ao trabalho e editar uns textos, porque não usar o computador do trabalho, se este existir? Às tantas é mais por "luxo" que por real necessidade, e se tem um computador no trabalho, poupa esse dinheiro para outra coisa, ou para quando surgir uma necessidade mais concreta. Dou-te o meu exemplo, comprei um tablet sem grande necessidade, pois pensava que as necessidades iriam surgir com o tempo (viagens, ver filmes no sofá, etc.). No entanto, o tablet passa mais tempo enfiado numa gaveta!

É só outra perspectiva, não leves a mal! :)

Última edição:
E se não comprares nada? (...)
Às tantas é mais por "luxo" que por real necessidade (...)

Não levo a mal, na boa...cada opinião conta.;)

É claro que é mais por "luxo" ou que lhe quiserem chamar.:D
A vida também se fazia com portateis de 3kg.
A vida também se fazia com dois telemoveis no bolso em vez de um dual-sim, ou até sem telemovel se formos mais longe.
Eu até sou da opinião que a internet não deve andar constantemente atrás de nós.

Se com vários telemoveis e "portateis tijolo" já tinha a liberdadde desenvolver algum trabalho fora da secretária, com dual-sims e tablets deve ser mais facil, não?

Só procuro ajuda, no mar imenso de modelos, para escolher de forma mais informada.

Por isso a pergunta mantem-se...que modelo aconselham e porquê?

Eu recomendo-te um Asus Transformer com Android.

Eu tenho um Asus Transformer Pad TF300T e gosto muito. Alem disso tenho a dock, que tem o teclado, touchpad, bateria (para ir carregando o tablet) e porta USB e para cartoes SD.

Acho que esse modelo nao sei se ainda se vende, mas podes procurar no topico do modelo, se alguem vende ou então em paginas de usados. Além disso tem um bom hardware (tegra 3 e afins) e tem 32GB. Sem contar que acho que não é muito caro

Eu tenho um Asus Transformer Pad TF300T e gosto muito. Alem disso tenho a dock, que tem o teclado, touchpad, bateria (para ir carregando o tablet) e porta USB e para cartoes SD.

Acho que esse modelo nao sei se ainda se vende, mas podes procurar no topico do modelo, se alguem vende ou então em paginas de usados. Além disso tem um bom hardware (tegra 3 e afins) e tem 32GB. Sem contar que acho que não é muito caro

x2, isto é sem duvida o que ficaras melhor servido..

Se ele o conseguir encontrar a bom preço não é uma má opção (embora as apps de office para andoid não chegam ao nivel de MS Office) ; o problema é que dos poucos que encontrei ainda á venda anda tudo junto aos 500€ com teclado , por pouco mais tem o W510 que corre full Windows 8.

Back