Tablet Tablet para pessoa teve AVC

jcsb

Power Member
Boa tarde a todos,

Recentemente a minha mãe teve um AVC tendo ficado paralisada do lado direito e perdeu a fala.

Está consciente e percebe quase tudo e utiliza a mão esquerda para todas as todas funções (comer, pentear, ...


Pretendo comprar um tablet para "comunicar" com a minha mãe:
mostrar fotografias de alimentos, objectos, situações do dia a dia
mostrar simbolos
descarregar aplicações (pode ser por WI-FI)
tirar fotografias
utilizar um precessador de texto que permita aumentar o tamanho das letras
gravar voz



O tablet será utilizado apenas com a mão esquerda.
Não sei se o 7" será o tamanho ideal, se for muito maior pode ser mais dificil de manusear.

Que tablet recomendam para este tipo de utilização?

Nexus7, ipad mini ....?


muito obrigado desde já

jcsb
 
Eu tenho um de 7 e estive a experimentar trabalhar com uma mão, é difícil, mas dá, isto sem qualquer suporte mas há suportes de chão o que te recomendo dada a situação. Se for para transportar e usar numa mao, se calhar davas uma olhada num Galaxy NOTE, acho que é de 5 polegadas, usa-se com uma mão bastante bem, e permite fazer chamadas, tem slot para cartão sim.

O android é um sistema mais aberto, podes meter a teu gosto com widgets do tempo, noticias etc.

Para tirar fotografias nao sei bem qual será melhor mas a samsung costuma ter boas camaras nos aparelhos.

Processadores de texto há muitos e acho que muitos permitem aumentar o tamanho das letras.

O nexus 7 é um excelente tablet, nao tem saidas para HDMI etc mas não te deve fazer diferença, também não tem câmara traseira só uma de 2mpx frontal

Acho que há é um problema, é que se calhar 5' tornasse pequeno no ecrã mas é fácil de usar com uma mão, 7 já é razoável mas não é muito fácil de usar só com uma mão. A nao ser que ponderes um suporte.

Boa sorte na escolha e as melhoras dentro do possível.

Abraço
 
amanha sai o nexus 7, a unica coisa que não fará é tirar fotografias 8 não tem camera traseira ), mas de resto faz tudo o que pedes.

o meu conselho sera ires a uma loja e experimentares por ti se sera o tamanho ideal.

o android permite alterares o tamanho da letra de apresentação. e depois ainda tens o dolphin browser por exemplo, e alguns launchers que funcionam bem à base de gestos gravados previamente.
 
pelo que dizes , nao procuras algo com um processador e specs tao boas quanto isso pelo que acho que nao e necessario o nexus 7, para alem do mesmo nao ter camera traseira
vai ao site da bq se quiseres algo com boa relacao qualidade preço
agora , se quiseres algo sem um orcamento definido vais as lojas fisicas ( tipo ***** , worten , box ) que tem la deles de gama maior , mas tambem a puxar mais pelo cifrao
dava jeito saber e o orcamento maximo

e a ideia que tenho e que 3g tambem seria bom ... digo eu ...
 
Última edição pelo moderador:
Boa tarde,

Na minha opinião um ecrã maior seria desejável. Talvez um de 10". Isto porque:
1. Permitiria uma melhor visualização de conteúdos;
2. Possibilitaria uma melhor adaptação e utilização com a mão esquerda.

E que tal se levar a sua mãe a uma loja e a deixar escolher o Tablet?


Cumprimentos e as melhoras para a sua mãe
 
Muito obrigado a todos pela ajuda.

Vou a uma loja ver o que tem disponivel e qual a facilidade ou não de utilização em função do tamanho do ecran.
 
eu nao recomendo o nexus 7
acho que nao precias de um processador tao rapido e algo tao topo
volto a dizer , consoante o orcamento , talvez seja melhor comprares algo maior para como alguem disse em cima , haver melhor visualizacao
recomendo o bq edison 10" com 3g por 250euros. ja e um bocado mas ficas com um excelente tablet que permite fazer comunicacoes e ja que a tua mae nao pode falar , pelo menos consegue ouvir-te...
Boa escolha e boa sorte
 
A ideia é depois adicionar fotos e simbolos e a minha mãe puder escolher o que quer dizer, efectuando várias pastas por exemplo
comida
acções do dia-a-dia
objectos
...

depois ela pode abrir cada pasta e selecionar o que quer.

vou dar uma vista de olhos neste bq edison 10"

uma vez mais obrigado
 
Tenho o meu Pai nas mesmas condições que a tua mãe ... Felizmente já recuperou a mobilidade total ... mas a fala nao.

Na altura que esteve na clinica de recuperação (3 meses) ele usava o meu Ipad e ajudava bastante.

Tens de ter paciencia e perceber que o cerebro ainda por estar algo confuso , nao será facil no inicio ela mexer num tablet.


Pessoalmente recomendava-te o Ipad Mini , apenas porque o IOS é um sistema operativo bastante mais user friendly e simples que qualquer Android, com as suas vantagens e desvantagens ... Mas penso que para este caso ... quanto mais simples melhor, a curva de aprendizagem no IOS é bastante mais rapida e simples.


Boa sorte e muita força nesta altura complicada. As melhoras para tua Mãe.
 
Olá Fresh,

Da esperiencia que tens recomendas o de 7 ou 10"?
Penso que usaram o de 10. Será que o de 7 é demasiado pequeno?

A utilização será feita essencialmente em cima duma mesa ou então em cima das pernas quando está sentada na cadeira de rodas.

Da experiencia que tens recomendas algumas apps especificas?

Será que me podes dar uma ideias do que mostravas e em que tipo de situações?


obrigadissimo
 
Não sei como está a situação em termos de coordenação motora, mas uma coisa que funciona incomparavelmente melhor nos IPads (iOS) vs. os Android que experimentei é o reconhecimento do toques imprecisos, do género de fazer scroll numa lista com os nós dos dedos, com os dedos em posições estranhas, a carregar em vários pontos ao mesmo tempo, em vez de tocarem precisamente, na vertical, num conjunto mais pequeno de pixels.

Por exemplo, fazer scroll numa lista com o polegar todo no ecrã, como se fosse para obter uma impressão digital, é tão fácil como fazê-lo cuidadosamente com a ponta do dedo.

Não te posso garantir é se é algo inerente ao Software (iOS vs Android) ou se foi um problema particular do hardware Android que experimentei.

As melhoras.
 
Olá Fresh,

Da esperiencia que tens recomendas o de 7 ou 10"?
Penso que usaram o de 10. Será que o de 7 é demasiado pequeno?

A utilização será feita essencialmente em cima duma mesa ou então em cima das pernas quando está sentada na cadeira de rodas.

Da experiencia que tens recomendas algumas apps especificas?

Será que me podes dar uma ideias do que mostravas e em que tipo de situações?


obrigadissimo

A minha experiencia resumiu-se apenas ao de 10" porque é o que tenho (9.7 ok ) , mas apercebia-me que ele tinha dificuldade em o usar sozinho derivado ao seu peso e a necessidade de o usar com as duas mãos sendo que uma estava inutilizada era mais complicado.

O ideal será mesmo fazer como tu disseste que é usar em cima de uma mesa.

A nivel do uso que eu dava , nao era muito tecnico , olha jogava muito damas com ele no ipad, mostrava-lhe as fotos da neta , musica que ele gosta , os resumos dos jogos do Porto :)

Usava o Evernote com a letra aumentada para ele ler bem e poder escrever ...

Acabei por nao o usar muito mais que isto.
 
Back
Topo