[Tabú] O mito - Hacker-O que é um hacker? Como ser hacker? Serei hacker sem saber?

Gu@rdian

Banido
Viva.

Após, de um uso intensivo do «procurar» pela palavra 'hacker' (apenas pelos titulos dos topicos) e reler todos os resultados (23), pela palavra 'hacking' com 10 incidências e sua leitura respectiva, estando alguns topicos trancados com este tema, decidi abrir este com a finalidade de encontrar uma definição real para este termo. - Hacker -

Não queria que a discussão fosse encaminhada no sentido de comparação/competição do que cada um faz, ou já fez ou que consegue fazer, ou queria saber fazer.
Basta a simples opinião de cada um, o que é que realmente NÓS (cada um individualmente) acha que é um 'hacker', o que deverá saber, como terá conseguido adquirir o conhecimento, porque o terá feito, com que motivo, qual será o seu objectivo, etc....

De evitar seria também o confronto / gozo / agressão entre opiniões mesmo que possam parecer as mais disparatadas, trata-se de uma troca de ideias e não um combate nem imposição á força da ideia de cada um.
A total isenção de uso dos motores de busca (googles, wikipedias, outros...etc) para aqui transcrever o seu conteudo era o ideal, apenas é pedido que se opine o que realmente cada um acha.

Para mim um 'Hacker' é:

- Um individuo que tem o total dominio sobre uma determinada(s) area(s) de intervenção. Faz uso desse dominio de uma forma correcta e equilibrada com muito bom senso á mistura. Evitando sempre que esse controlo total que sabe que tem, seja usado para prejudicar ou criar algo negativo a qualquer nivel.
O seu conhecimento não tem de ser comparado com nada nem com ninguém, não se busca o poder nem outra forma de ser reconheçido como superior perante outros.

E vocês?

Gu@rdian
 
Última edição:
Actualização do Topico: 16-08-2008

Inicio : 29-12-2007
Nº de respostas : 25
Nº de users com intervenção: 13
Ultima intervenção: 16-02-2008
Objectivo : Busca, definição e enquadramento do termo - Hacker - seguindo as regras acima apontadas.​
 
Última edição:
O Edison hackou a lampada...
Concordo com a tua expressão. Com o conhecimento que já tinha adquirido (Edison) não seguiu o caminho das lampadas a gás mas sim as de funcionamento electrico, partindo á descoberta dos geradores e a possibilidade de transportar e distribuir essa corrente pelo pais todo.

Foi uma personagem que fez um uso desse conhecimento de uma forma correcta, com o motivo de superar a concorrência e com o objectivo de tornar a sua descoberta um negocio rentavel. Desse senhor conheço uma outra frase : « Se queres ter sucesso, arranja alguns inimigos». Thomas Edison foi um Hacker, foi sim.
 
Eu concordo completamente com a ua definição.

Só gostaria de acrescer q um H4k3r também é uma pessoa que está 100pre disposta aprender, de forma à ampliar o seu conhecimentos.

Obs: Na minha opinião.

Apoveitando este topico, eu gostaria de colocar também a seguinte questão:

Será que este termo serve apenas para designar alguém q tem extremos conhecimentos no ramo de informatica ou, alguem com um nivel de conhecimento elevado em uma determinada área, podendo ser eletrónica, robotica e...
 
Última edição:
Hacker pode ser qualquer uma que tenha conhecimentos sobre uma certa área, há hackers que não sabem o que é um algorítmo, e no entanto fazem uma phreakbox invejável.
 
Viva.
Para mim um 'Hacker' é:

- Um individuo que tem o total dominio sobre uma determinada(s) area(s) de intervenção. Faz uso desse dominio de uma forma correcta e equilibrada com muito bom senso á mistura. Evitando sempre que esse controlo total que sabe que tem, seja usado para prejudicar ou criar algo negativo a qualquer nivel.
O seu conhecimento não tem de ser comparado com nada nem com ninguém, não se busca o poder nem outra forma de ser reconheçido como superior perante outros.

E vocês?

Gu@rdian

Concordo em parte com o que escreveste " Hacker é ser um individuo que tem dominio numa area/areas, não posso concordar que hacker seja alguém que não tem sentido prejurativo a terceiros.

Um cracker por exemplo não deixa de ser um hacker mas com intenção de destruir dados.

Também não posso concordar com a parte de dizer que não " buscam " o poder e reconhecimento, porque dentro da comunidade de um "Hacker" os objectivos são sempre de se superarem uns ao outros, logo, de serem os melhores e serem reconhecidos como tal.
 
Hum...

Não concordo muito quando dizem que tem que ter conhecimento numa determinada área...Pois tem que ter muito conhecimento mesmo! Senão vejamos...

Qualquer pessoa aqui se calhar é um hacker do Word pois conhece-o de trás para a frente. O que não é o meu caso diga-se.

Um hacker, para mim, é alguém que tem conhecimentos acima da média, que sabe Matemática muito bem e que faz os seus próprios programas de hacking (pois suponho que ser original também conta aqui) e que não utiliza os seus conhecimentos para maus caminhos, dado que actualmente muitos hackers trabalham em empreses de segurança.

Basicamente, é a ideia que tenho, apesar de vaga.
 
Não concordo muito quando dizem que tem que ter conhecimento numa determinada área...Pois tem que ter muito conhecimento mesmo! Senão vejamos...
?

Dominar uma área é ter o q? algum conhecimento ou conhecer extensivamente a mesma ?

Um hacker, para mim, é alguém que tem conhecimentos acima da média, que sabe Matemática muito bem e que faz os seus próprios programas de hacking

Então um hacker é so uma pessoa que tem conhecimentos informáticos ?

e que não utiliza os seus conhecimentos para maus caminhos, dado que actualmente muitos hackers trabalham em empreses de segurança.

Entao porque é que existem varias designações para Hackers informáticos ?

exemplo crackers, Black Hat, Grey Hat e White Hat !
 
Hackers são na sua maioria ,programadores sem trabalho,pessoas que hackeiam por diverssão..
Para ser um hacker ,tens de saber conceito de hacker,saber programar,métodos de invasão(Tipo SQL injection)
Só vais ser hacker se quiseres._. Depois vais ter um nivel(Lammer,Script Kiddie,Hacker...Etc)._.
Dependendo dos teus conhecimentos...
Ser um hacker hax0r:
Invadir tudo por diversão;
Sempre dar cabo da vida aos outros;

Ser um "hacker":
Saber programar;
Ajudar os outros com alguma coisa(Tipo:Fazer programas)
Exemplo:Os "hackers" da Kaspersky ajudam-nos fazendo protecção paraos nossos Pc´s aka Anti-Virus Kaspersky._.
Cumps
 
"hackeiam" por diversão ? não me parece que seja isso...

Então elucida-me, o que é o conceito de ser " hacker ", e já agora um hacker " Hax0r "...

SQL injection é um exploit

Então se eu for bom em "Social Engineering" quer dizer que não sou hacker pois não sei programar ?
Dúvido que as pessoas que trabalhem para a empresa da Kaspersky sejam hackers...

Conhecer extensivamente.



Claro. O senhor Manel é o hacker da horta dele queres ver?



Se calhar porque há diferenças entre eles não?


para ti parece que não existe diferença já que dizes que eles não utilizam os conhecimentos deles para o mal .

sendo assim dás o dito por não dito
 
Última edição pelo moderador:
"hackeiam" por diversão ? não me parece que seja isso...

Então elucida-me, o que é o conceito de ser " hacker ", e já agora um hacker " Hax0r "...

SQL injection é um exploit

Então se eu for bom em "Social Engineering" quer dizer que não sou hacker pois não sei programar ?
Dúvido que as pessoas que trabalhem para a empresa da Kaspersky sejam hackers...
Por isso entá entre aspas._.
"hacker"=Programador._.
Cumps._.
 
Ora então o k é um hacker né mesmo o que se pergunta?
ora vejamos, a meu entender é aquela pessoa que "olha" para uma "coisa" e por exemplo tenta explora-la ao máximo de modo a poder quebrar as sua protecções de modo a poder expor a que desenvolveu algumas das falhas de determinada "coisa", de modo a poder ser melhorado. ou seja tenta ir mais longe ao tentar saber até onde uma determinada "coisa" está limitada, e resolver essa limitação.

hackers, crackers e por ai fora no fim de contas todos são iguais todos, são pessoas, o que varia no geral é a sua intenção, uns querem desenvolver algo bom e produtivo outros não querem simplesmente saber e deitam abaixo o que outros construíram.

um bom exemplo, penso que todos gostamos de carros, e todos conhecem Ferrari e Lamborghini (isto falando de carros, pois ja existiam os tractores agrícolas) , ora a Lamborghini pode-se dizer que nasceu de um "hack" à Ferrari, pois Ferruccio Lamborghini não gostou de determinado modelo de Enzo Ferrari, explicou-lhe o que poderia ser melhorado, Enzo não fez caso disso e nasceu-lhe a porta um rival sem precedentes com super carros magníficos com prestações equiparadas aos Ferrari.

---------------------------------------

"Ferrucio Lamborghini era um rico construtor de tratores e fazendeiro, e como a maioria da nata da sociedade na época ele utilizava automóveis da marca Ferrari.
Porém, Ferrucio sempre reclamava da embreagem das [[Ferraris]. Um dia, Ferrucio foi reclamar à Enzo Ferrari, criador da montadora homogênia.
Tratado com displicência por Enzo, recebeu a seguinte resposta: "Você é um simples fazendeiro, você não pode reclamar de meus carros!". Ferrucio, se sentindo ofendido respondeu: "Eu irei criar um carro melhor que o seu". "
Alguns anos depois Ferrucio apresentou seu primeiro protótipo, o 300 GT, que iria se transformar no primeiro carro de produção da Automobili Lamborghini, o 350 GT."

------------------------------------------------

ora um "hacker" também.... não entremos em discordância porque isto não é akilo ou akeloutro, este post foi inicialmente (pelo que li) para Expor o que cada um entende por...
 
Última edição:
Gostava de aqui fazer uma separação da realidade e a ficção que por vezes é induzida pelos filmes, livros, contos e meios de comunicação.
Acredito que grande parte da ideia que sustenta a nossa convicção do que é um - Hacker - tem influência pelo ponto que acima descrevo, a ficção.
Os filmes / meios de comunicação são os principais criadores de ideias, correntes e tendências sobre determinados temas, criam os mitos e elevam as personalidades a patamares por vezes não solicitados. Digo isto olhando de lado para o caso do Kevin.

Hacker pode ser qualquer uma que tenha conhecimentos sobre uma certa área, há hackers que não sabem o que é um algorítmo, e no entanto fazem uma phreakbox invejável.
Concordo contigo, pode não saber nada de programação mas no entanto é um mago nas 'multifrequências' e algo mais, logo a falta de um determindado conhecimento não o impede nem tem influência sobre outra area.

Também não posso concordar com a parte de dizer que não " buscam " o poder e reconhecimento, porque dentro da comunidade de um "Hacker" os objectivos são sempre de se superarem uns ao outros, logo, de serem os melhores e serem reconhecidos como tal.
Aqui discordo. Nem todos vivem em comunidade e os que fazem parte dessa comunidade nem sempre têm de funcionar com esse principio da competição, ninguém tem de ser eleito para ser o melhor nem o maior. Podem co-existir partilhando o seu conhecimento entre a comunidade e recorrer por vezes ao elemento que tem mais conhecimento de uma determinada area sem que isso seja motivo de competição ou humilhação. Esta é a minha opinião.

Será que este termo serve apenas para designar alguém q tem extremos conhecimentos no ramo de informatica ou, alguem com um nivel de conhecimento elevado em uma determinada área, podendo ser eletrónica, robotica e...
Penso que o termo não deverá ser exclusivo de uma determindada area (neste caso as que referes) mas sim, tornar o seu significado mais abrangente e amplo.

Ora então o k é um hacker né mesmo o que se pergunta?
ora vejamos, a meu entender é aquela pessoa que "olha" para uma "coisa" e por exemplo tenta explora-la ao máximo de modo a poder quebrar as sua protecções de modo a poder expor a que desenvolveu algumas das falhas de determinada "coisa", de modo a poder ser melhorado. ou seja tenta ir mais longe ao tentar saber até onde uma determinada "coisa" está limitada, e resolver essa limitação.
Concordo com a tua expressão. A forma e o porquê dessa 'exploração' é que por vezes leva a caminhos menos correctos, o caminho ideal é de divulgar as 'falhas' num tom preventivo e nunca no sentido de usurpar ou destruir o que seja.
 
hacker = individuo que tenta saber/investigar/"cavar" sobre como funciona determinada coisa..

poupe-se aquelas tretas fofinhas sobre se o fulano estraga/não estraga, destrói/não destrói, é bem/mal intencionado.. etc...
 
Back
Topo