[Tabú] O mito - Hacker-O que é um hacker? Como ser hacker? Serei hacker sem saber?

Penso que a balança está mais ou menos equilibrada.

Uns apontam o caminho da informática / electrónica, outros o conceito mais generalizado.
Opiniões da 'velha-guarda' e da 'nata' eram bem vindas, seja qual for o quadrante das mesmas.
Acho que não é um termo exclusivo de uma determinada area. Será?

Obrigado aos participantes.

Gu@rdian
 
O que é um hacker?

Acho que um hacker é alguém que tem conhecimentos acima da media sobre determinado "área" que domina essa "área", mas que mesmo assim procura saber mais sobre isso em vez de se acomodar.

Como ser hacker?

Aprender o máximo possível sobre um "assunto" (seja lá qual for o assunto) e quando parecer que já não há nada para aprender, tentar aprender mais e mais

Serei hacker sem saber?
:nocom8le:

my two cents
 
90% do que li até agora define o "hacker mass media", nunca um hacker.

Hackers. Excelente leitura. O original claro...

O conceito (pré deturpação mass media) sempre implicou as origens. Hacking é o processo de desmontagem, identificação de "componentes", modificação e re-montagem. Hack é o producto final.

Algo a ter em conta é que têm de acontecer modificações. O processo de "hacking" é iniciado não por uma questão de busca de conhecimento como se prega aos peixinhos mas pura e simplesmente porque o original "não servia" (independentemente do motivo de "não servir").

É difundido que o "hacking" implica a substituição de algo feito sem "elegância" por algo "eficiente". Grande erro. A confusão vem do facto de que os hacks por norma eram melhores que os originais, mas na verdade apenas se subsituiu algo que "não servia" por algo que "servia".

Outra deturpação é a de que um hacker o é por gosto. Na verdade um hacker "torna-se" hacker por necessidade. Porque tem de "arranjar" algo que está "obviamente disfuncional".

Assim, um hacker é alguem que, independentemente da motivação, adapta algo existente que "não serve" de modo a que "sirva". A modificação feita é o hack propriamente dito.

Cracking , contrariamente ao que se costuma dizer, é uma forma restrita de hacking. Temos de desmontar algo que "não serve", ver as peças, modificar e re-montar para "servir". É restrita porque implica existência de uma protecção, que tem de ser removida e/ou contornada.

IMHO, hacker é atribuível a qualquer pessoa que desmonte, modifique e volte a montar algo, de modo a tornar algo "estragado" em algo "que funciona". Seja um sistema, um programa, um motor, um torradeira, etc...

A ideia de que teria de ser alguem extremamente proeficiente em algo é contraditória. No jargon informático de que hacker é um termo, tal pessoa seria um wizard, não um hacker. Um wizard provavelmente seria um hacker, mas um hacker não tem necessáriamente de ser um wizard.

Independentemente do nível de proeficiência, qualquer pessoa pode "hackar" (o primeiro que sugerir "hackear" leva...). O facto de ser um hack melhor ou pior não implica nada, desde que tenha passado a "servir".

0.002 cents... Custo de vida, inflação e tal...
 
Última edição:
Pode-me ter escapado, mas 25 posts e ainda nem uma referência ao mítico "The Hacker Manifesto"? :)

Quote do artigo da Wikipedia:
The Conscience of a Hacker (also known as The Hacker Manifesto) is a small essay written January 8, 1986 by a hacker who went by the handle (or pseudonym) of The Mentor (born Loyd Blankenship). It was written after the author's arrest, and first published in the underground hacker ezine Phrack in Volume One, Issue 7, Phile 3 of 10. Today it can be found on countless websites.

It is considered a cornerstone of hacker culture, and it gives some insight into the psychology of early hackers. It is said to have shaped the hacker community's view of itself and its motivations. The Manifesto states that hackers choose to hack because it is a way for them to learn, and because they are often frustrated and bored by the limitations of standard society. It also expresses the satori of a hacker realizing his potential in the realm of computers.
Código:
                               ==Phrack Inc.==

                    Volume One, Issue 7, Phile 3 of 10

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
The following was written shortly after my arrest...

                       \/\The Conscience of a Hacker/\/

                                      by

                               +++The Mentor+++

                          Written on January 8, 1986
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=[FONT=verdana]
[/FONT]


O Manifesto propriamente dito está em: http://www.phrack.org/issues.html?issue=7&id=3&mode=txt

Cumps,
JP
 
Última edição:
Para mim, um hacker é alguem que se interessa pelo conhecimento.

Procura informação sobre o que lhe interessa e usa-a para obter novos conhecimentos.
O hacker não tem qualquer interesse em danificar sistemas como se pensa e associa normalmente.
Procura formas de aceder à informação, acede a essa mesma informação para aumentar o seu conhecimento sobre os assuntos do seu interesse e deixa tudo como encontrou.

Algumas vezes o conhecimento que procura obter são maneiras de entrar em sistemas protegidos, pelo que após conseguir os seus objectivos alerta sobre o que fez e como o fez.

O grande problema disto é a ténue linha que separa um hacker de um cracker. Em que um se transforma no outro.
 
Back
Topo