1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

tags

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Miked, 12 de Junho de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 1646)

  1. Miked

    Miked Power Member

    howdy!

    bem é o seguinte, faz-me confusão as tags que o pessoal põe/inventa para cada thread, visto que muitas delas são completamente idiotas, pego no exemplo da thread "Grupo A" na secção de Desporto e temos como tags:
    "campeoes, defender os minino, euro 2008, grupo a, noobs côxos, portugal, primeira fase, rep.checa, suíça, turquia, uefa"

    tirando a Portugal, primeira fase, rep.checa etc que acredito que tenha sido o caganastags que pôs aquando da criação do tópico, acho as outras COMPLETAMENTE disparatadas! (noobs?)

    há alguma hipótese de eliminar isto?impor regras, não sei, qualquer coisa, pois se as tags existem para facilitar a pesquisa e agregar melhor os conteúdos (i guess), acho uma autêntica falta de senso criar estas tags...

    pode ser só de mim, mas faz-me confusão, e até inclusive, pode a levar a "flame tags", ou qualquer coisa do género...

    cumps e se for descabida este meu "opinanço" (marotos!) apaguem!:x2:

     
  2. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    Basta fazer report que eu edito. Os moderadores podem ver os autores das tags e agir conforme a situação. ;)
     
  3. Miked

    Miked Power Member


    e o que reporto? o topico inteiro? como?

    e o que escrevo no report?
     
  4. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    "ver tags." e reportar a que se refere especificamente. ;)
     
  5. Miked

    Miked Power Member

    ty!
     
  6. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    Eu é que agradeço. ;)
     
  7. Miked

    Miked Power Member

  8. paperless

    paperless Power Member

    :lol:

    Não consegui evitar :p
    Chamaste idiota a uma das minhas tags.
     
  9. Miked

    Miked Power Member

    :flipa:


    vou-te reportar!:berlusca:
     
  10. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Pegando neste assunto, acho que as tags deviam ser um pouco regulamentadas.
    Eu coloquei num tópico sobre o Euro 2008 uma tag a dizer "euro 2008". Não foi nesse tópico, nem em nenhum com o prefixo adequado, mas num em que achei que se justificava.

    Por exemplo, acho completamente descabido colocarem no fórum Anedotas e Curiosidades a tag "anedota" num tópico. Se não me engano, foi no tópico de piadas secas.

    As tags, IMO, servem para catalogar os tópicos, isto é, para ajudar a separá-los por temas - um exemplo comum é eu andar a pôr nos tópicos dos fóruns de Programação e Web Development como tags a linguagem de programação a que o autor se refere, quando este (ou outro utilizador qualquer) não as colocou. Permite à partida a qualquer pessoa que veja o fórum por alto pôr o rato por cima da imagem correspondente e saber logo a linguagem.
    Para além disso, pensei em colocar a tag "base de dados" quando um tópico qualquer se refere a bases de dados, mas há o risco de também existirem tags "concorrentes" - "bases de dados", "bd", "bds", etc.

    Uma regra qualquer que leve os utilizadores a colocarem todas as palavras-chave no presente do indicativo (quando se justifique), no presente, em extenso - sem acrónimos - e no singular, por exemplo, dava algum jeito na manutenção das mesmas, e evitava a repetição de tags, cujas diferenças são as que referi.
     
  11. HellSpider

    HellSpider Power Member

    Boas, estou a postar apenas para dar uma sugestão sobre este assunto...

    Uma solução para o problema seria por exemplo a criação de um tópico (sticky) com as tags a usar em cada fórum...Após criado um "modelo" poderiam deixar os users discutir sobre o assunto para dar opiniões sobre uma possível melhor forma de catalogar um determinado assunto...


    Cumps
     
  12. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    O problema disso é que pode acontecer existirem assuntos que precisariam de novas tags (a menos que se pudessem acrescentar contínuamente novas tags, mas então seria só uma referência).

    Por exemplo, este mesmo tópico tem a tag "problemas com tags". No entanto, acho que a tag ideal seria mesmo "tags".

    E o que me trouxe cá: reparei no fórum de programação que quando queria pôr a tag "c#", obtive um erro - as tags só podem ter três letras ou mais. Coloquei "csharp", mas gostava de saber se não podem remover o limite. É verdade que tags tão curtas são situações muito raras, mas num tópico de "VB" (pode-se pôr "Visual Basic", é verdade) ou "C" (e agora?), não dá para pôr a linguagem como tag.
    Aqui não se coloca o problema do search de 3 letras. No caso do search, o problema está na indexação, e, apesar de eu nunca ter trabalhado com esta versão do vBulletin, não acho que exista indexação de tags (mas estou a falar do que não sei).

    Fica a sugestão.
     
  13. pureluck

    pureluck Power Member

    Desculpem-me se fujo um bocado ao assunto da thread, mas creio que as tags neste contexto não funcionam de todo.

    Passo a explicar o meu pensamento: tags vieram com a "trend" do Web 2.0. Servem para catalogar conteúdo quando esta catalogação é feita pela comunidade toda. E para tal servem perfeitamente: é informação pequena, que qualquer utilizador preguiçoso pode "deixar" quando desempenha uma acção qualquer (comprar um livro on-line, fazer um bookmark no del.icio.us, ...), e é informação básica, o que é optimo para, ao combinar resultados de vários utilizadores, verificar uma tendência na opinião geral da população.

    Ora, porque é que não funciona aqui no fórum? Porque só os utilizadores que criam threads é que o podem descrever com tags. Isto dá cabo de todo o objectivo de juntar as tags de múltiplos utilizadores para descrever um thread, ou um fórum. A opinião passa a ser totalmente subjectiva e individual, ao passo de ser comum à população do fórum. Um thread não é catalogado pela população mas sim pelo poster iniciante, e isso destroi completamente o objectivo das "tags".

    Exemplo vivo: del.icio.us. Sim, a um nível individual só as próprias tags é que aparecem. Mas ao procurar um link, ou mesmo a ver a (meta)informação sobre um, a "tag cloud" global do link emerge, com um aglomerado de tags composto por todas elas as que todos os utilizadores que fizeram bookmark do link puseram. E isso é que interessa, é uma catalogação mais precisa de um link, porque se baseia na média de todas as opiniões das pessoas que fizeram bookmark ao link.

    Exemplo!

    Como é que isto funcionaria no fórum? Se ao responder a uma thread a pudéssemos catalogar com tags também, ao invés de apeas quando criamos uma. Dessa forma a caracterização de uma thread estaria sujeita à comunidade toda, ao invés de quem a criou. As tags aqui são inúteis, são apenas uma extensão ao título, ou ao conteúdo do thread.

    Bem, mas isto é só a minha opinião. :p
     
  14. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    pureluck, qualquer pessoa pode colocar tags em qualquer tópico (até um limite de duas).
     
  15. pureluck

    pureluck Power Member

    Haha, my bad. Não reparei.

    :rolleyes:
     
  16. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Esta questão das tags é mais uma funcionalidade excelente que o vBulletin permite e que facilmente pode ser adulterada para ficar completamente inútil e até contraproducente como estámos aqui a ver.

    É pena...
     
  17. alexandrex10

    alexandrex10 Power Member

    So 1 coisa... Sei que nem deveria fazer esta pergunta mas... para reportar, podemos mandar mensagem privada a qq moderador/colaborador?
     
  18. esquiso

    esquiso Power Member

  19. alexandrex10

    alexandrex10 Power Member

  20. HecKel

    HecKel The WORM

    um post qualquer da thread, basta dizer "ver tags" que o moderador irá ver as tags dessa thread ;)
     

Partilhar esta Página