Talento?

Andre_pais

Power Member
Agora que anda aqui no forum uma maré de reflexão da fotografia e do acto de fotografar, queria perguntar se acreditam no talento nativo, de nascer com um dom para fotografia, ou que qualquer trabalho bom é fruto de trabalho.
Ou até as duas coisas...

O que acham?
 
Para mim é como o futebol. Uns aprendem toda uma vida para serem bons jogadores e outros nascem a saber jogar.

O caso do Cristiano Ronaldo é um deles e o mais actual. Ele teve os mesmo treinadores e ajudas que tantos outros e no entanto existem coisas que não se ensinam e nem com prática saiem como a ele ou a outra pessoa com mesmo 'dom'.

Eu acredito que na fotografia e noutras artes seja o mesmo. 'Tu' podes ter aulas do 0 com uma pessoa exactamente ao teu lado e no final do curso ele tornar-se um genio na arte fotografar e tu não mas receberam exactamente a mesma informação.

Existem bons fotografos e excepcionais e penso que os excepcionais tem o 'dom' ;)
 
Sim, pessoalmente acredito que existe talento nativo. É só ver os inúmeros casos de "emprestei a minha câmara à vizinha das esquina que nunca tinha tocado numa e ela disparou "ao calhas" e ficou tudo KO"

Agora na Fotografia existe uma componente técnica que também não é nada desprezável.

A magia da coisa é que qualquer pessoa pode aprender técnica com alguma dedicação, a partir daí é o olho, o talento, como se quiser chamar.

E é preciso ter sorte. E nisso sou um grande crente na máxima que ter sorte... dá muito trabalho.
 
sim, ou se tem olho para a fotografia ou n
acho que isso n se aprende. é como desenhar... sou um zero à esquerda e por mt que leia ou tente seguir exemplos uma cara vai parecer sempre uma cratera de jupiter.

no entanto há tipos de fotografia que n requerem esse "dom" como desporto ou estudio, que necessitam apenas daquilo "aprendivel" em termos técnicos.

por exemplo, eu n tendo essa sensibilidade para a fotografia se me der ao trabalho de aprender determinadas técnicas poderia fazer fotos ao nivel do Marto em estudio, mas por mt que lesse e me tentassem ensinar acho que n conseguiria fazer uma paisagem como o Masterchief
 
sim, ou se tem olho para a fotografia ou n
acho que isso n se aprende. é como desenhar... sou um zero à esquerda e por mt que leia ou tente seguir exemplos uma cara vai parecer sempre uma cratera de jupiter.

no entanto há tipos de fotografia que n requerem esse "dom" como desporto ou estudio, que necessitam apenas daquilo "aprendivel" em termos técnicos.

por exemplo, eu n tendo essa sensibilidade para a fotografia se me der ao trabalho de aprender determinadas técnicas poderia fazer fotos ao nivel do Marto em estudio, mas por mt que lesse e me tentassem ensinar acho que n conseguiria fazer uma paisagem como o Masterchief


Eu sou um bocado contra fotos de paisagens desculpem lá. Também as faço claro lol, mas sinceramente acho que fotografar paisagens é como fotos com a família. É a chamada condução normal na fotografia. Agora explorar momentos, ser ousado e arriscar com coisas interessantes e criativas aí é diferente. Também se pode fazer isso com paisagens, mas de forma diferente. Noutro dia explico melhor que hoje tou sem tempo.
 
Eu pessoalmente acho que a fotografia engloba muita criatividade. Aquele toque da pose pretendida e do enquadramento, assim como ornamentos e criar o ambiente de luz perfeito para aquela situação. Isto falando em estúdio, por exemplo. Podes saber as técnicas, mas se não souberes dar a volta a tua isso e usar para teu bem e para chegar ao que queres, é preciso o dom, a criatividade. Nem toda a gente enquadra e continuam a tirar fotos de flashada e com a cara no meio. Básico para quem gosta disto, perfeito para quem quer registar o momento.

Para mim todo o tipo de fotografia tem o seu toque. É por isso que existem fantásticos fotógrafos de nu, desporto, paisagem, vida animal. Mandem para lá alguém sem criatividade a ver se se safa. Agora ou crias algo novo, ou tornaste mais um vulgar fotografo.
 
A fotografia é tal e qual a pintura, a musica, a escultura, quase todas as artes.
Há pessoas que nascem para aquilo, e que são génios dentro da sua área. Mas para conseguirem exprimir a sua creatividade também têm que ter um grande dominio técnico sobre aquilo que estão a fazer. Por outro lado, qualquer pessoa que faça um curso numa destas áreas vai sair de lá a conseguir resultados satisfatorios, mas só alguns destes, muito poucos, é que vão para os livros de história. Foi porque houve algo que os distinguiu, e esse algo é o talento, o amor e a dedicação.
Praticamente todas as artes são compostas de técnica e sensibilidade. A técnica aprende-se e ganha-se com a prática, a sensibilidade não, esta nasce com a pessoa, e é ela que distingue os artistas.
 
Eu acho que podes nascer com dom de compreender o que funciona em termos esteticos (cores e formas). Um exemplo e um amigo meu, ele tem muito mais olho que eu, mas nao se interessa por fotografia, tem uma P&S para fotos ocasionais.
Acho que ter olho nao se aprende, mas pode-se chegar perto com os anos.
Por outro lado, ha fotos que ele nao conhece nem imagina como fazer, e a tecnica que so se aprende quando se tem gosto e dedicacao.

Ha outro talento que nao sei se podera ser nativo ou e algo desenvolvido, que e o timing, perceber que momento e que vai resultar numa determinada situacao.

Eu nao nasci com olho para a fotografia e acho que dificilmente o terei.
 
Talento é talento, é indiferente ser na fotografia ou a podar vinhas. Quem não o tem, tem que se esforçar muito mais para tentar chegar ao topo do que quer que seja, e tirando meia dúzia de situações onde só quem tem mesmo um talento natural chega lá (pintura é uma delas, fotografia nem por isso, na minha opinião), é perfeitamente possível chegar a esse topo, ou perto dele.

De qq modo, também há muita gente com talento natural que não chegam ao topo, porque falham na parte da aprendizagem (que todos precisamos, dê por onde der).
 
por exemplo, eu n tendo essa sensibilidade para a fotografia se me der ao trabalho de aprender determinadas técnicas poderia fazer fotos ao nivel do Marto em estudio, mas por mt que lesse e me tentassem ensinar acho que n conseguiria fazer uma paisagem como o Masterchief

:sad::sad::sad:

Nisto concordo com o que disse o ruimoura. Há de facto quem nasça para a coisa, mas pode ser impossibilitado de chegar ao topo por falta de aprendizagem. Assim como há quem não tenha grande talento, mas com esforço suficiente até engana bem. :)
 
A palavra talento é sobre-classificada... dá-se demasiada importância...

A verdade é que, sim, o "talento" existe. Cientificamente podem-lhe chamar o centro do cérebro dedicado aquele desempenho mais desenvolvido, como queiram, a verdade é que cada um é mais apto para determinada/s função/ões.
Agora, esse desenvolvimento, essa aptidão, se é de nascença é que já pode suscitar duvidas... Eu acho que todos desenvolvemos e somos modelados consoante a educação e evolução que levamos, mas temos também características que "roubamos" dos progenitores... Isto da genética dava pano pa mangas, portanto em suma:

Todos somos telas a ser pintadas ao longo da vida, mas por muita tinta que nos atirem pra cima, o papel e madeira de que somos feitos tem determinadas medidas, espessuras e características.


Isto para me levar à primeira linha... Para quem está em fase de escolha de futuro, quer seja no secundário, quer seja na univ, por aí adiante, sabe que o termo "talento" é muitas vezes usado (principalmente em áreas artísticas, ou mesmo as artístico-cientificas como NTC, webdesign e etc), a meu ver, erradamente!
O talento, se tiver relevância, é nada mais nada menos que um "empurrãozinho", uma nesga facilitada que se tem relativamente a quem não o tem... Quem quer aprender um ofício ou arte não precisa de talento... precisa de dedicação e entrega, precisa de aprender... mas claro está que isto só resulta para quem "quer" mesmo... e o que acontece muitas vezes é que, quem é dito ter talento para algo, conforta-se nisso, e de facto sucede por se sentir avontade em praticar determinada arte, tem vontade e motivação para tal...



Bottom line, na minha opinião, talento existir... existe... ser importante, pouco, na medida em que facilita, mas não é crucial para o indivíduo evoluir em determinada área...


PS (importante): Isto para responder a uma definição de talento "inato"... Sou da opinião que o verdadeiro talento constrói-se, e portanto a aprendizagem de que falei leva-nos ao mesmo, e aí sim, é importante... aí o talento é saber... e saber é preciso...



eu escrevo de c*ralho, porra... desculpem la o pergaminho...
 
não existe talento.

só existe trabalho.

da vinci não era nenhum génio. apenas trabalhou como o caraças; samewise para donatello, miguelangelo, dali, outros tantos.

é como tudo, se trabalhares a sério, vês o resultado do teu esforço. caso contrário...
poderá eventualmente existir uma maior sensibilidade da parte da pessoa para determinada tarefa. mas quem me garante a mim, que mozart, se se tivesse dedicado à pintura, também não era dos maiores compositores pintores de sempre? e quem diz mozart, diz choupin, beethoven o homem da orquestra na cabeça.

todos eles esfalfaram-se a trabalhar para conseguir o seu objectivo: ser o melhor dos melhores. com isto, não quero dizer que está ao alcance de qualquer um. não senhor. este estatuto está apenas reservado a um punhado de pessoas, bafejados pela sorte.
acho que considero a genialidade como a capacidade de compreender as coisas de maneira mais simples que as restantes pessoas.
fora isso, o resto é trabalho, meus amigos, não se enganem.

se julgam que o pessoal se senta à sombra da bananeira, depois de uma noite de copos acorda, olha para o piano e diz "****-se, tenho uma sinfonia na cabeça!" não é assim...

o mesmo acontece com a fotografia.
pode haver uma pré-percepção do individuo ao que é um melhor enquadramento, ao que é uma melhor composição, mas o resto, o resto é um misto de técnica, conhecimento e experiencia.
sinceramente, não me parece que a anna-lou "annie" lebowsky leibovitz (haha, piadinha) tenha ficado conhecida pela sua genialidade tremenda no campo da fotografia. teve sorte. uma sorte do caraças, devo eu dizer. (mas isso, também sou eu, que nunca fui muito com a mulher lol)

de resto, foi a perseverança dela que lhe valeu. porque a meu ver, as fotos dela.. meh!
 
o.O obrigado pela consideração... :005:

No fundo, dizes o mesmo que eu >(

Não, a sério, concordo, foi o que eu disse, tu chamas "sensibilidade para determinada tarefa", eu preferi não complicar e chamar "talento natural" :p, que só é aproveitado se o indivíduo se dedicar realmente a uma coisa, nada cai do céu.

Vá, sinceramente, também acredito na "genialidade", e esses não precisam de fazer seja o que for para serem o que são, mas são tão raros que é uma conversa que não é para aqui chamada :-)
 

w00t?

Um planeta é qualquer corpo que orbite uma estrela e tenha massa suficiente para ser redondo. Não precisa de ser sólido. :p

[offtopic]
Planeta, como definido pela União Astronômica Internacional (IAU), é um corpo celeste orbitando uma estrela ou restos estelares que tem massa suficiente para haver rotação em torno de si (através da gravidade) e, não tem massa suficiente para causar fusão termonuclear, tendo, ainda, limpado a vizinhança de sua órbita.
@wiki

por massa entendo corpo sólido, já que tt qt sei gases n geram gravidade.

no entanto tb na wiki
Júpiter é composto de um centro rochoso relativamente pequeno, imerso em hidrogênio metálico, o qual é circundado por uma camada de hidrogênio líquido, recoberta por sua vez de gás hidrogênio

[/offtopic]
 
Pois eu acredito em talento, sensibilidade e capacidades inatas do individuo, não é à toa que duas pessoas que nunca desenharam uma tem jeito outra não, não é toa que uma tem sensibilidade para fazer/observar/criar algo novo e outra não, não é à toa que alguem tira uma fotografia e nós paramos para olhar e pensamos "p...rra, que fotografia tão bela e tão simples, eu era capaz de fazer algo igual", não é à toa que pessoas técnicamente perfeitas conseguem pintar/reproduzir cópias perfeitas de obras primas mas se tiverem que criar algo só sai bosta.

Dai eu posso concluir que para ter "talento" terá que haver uma conjugação de varios factores, técnica/criatividade/sensibilidade/inovação o resto são pormenores, um artista pensa/idealiza a sua criação e se for necessário cria técnicas para chegar ao resultado pretendido, nós o resto dos comuns mortais, vamos buscar inspiração nas nossas influencias e tentamos de alguma forma colocar em prática os conhecimentos/técnicas/"o como se deve fazer" tentando chegar a um resultado agradável.

Depois existe o reverso da medalha, o verdadeiro artista tem dificuldades em seguir uma receita culinária sem alterar qualquer coisa, tem dificuldade em fazer uma determinada acção porque sim, para o verdadeiro artista existe sempre algo possivel de alterar naquilo que nós comuns mortais achamos perfeito.

Mais um testamento ...
 
Aiii Jasus. O Da Vinci não tinha talento? Claro que eles tinham grandes escolas de desenho e de escultura, no entanto Mozart aprendeu órgão com o pai. Só quando manifestou talento é que foi enviado para uma escola de música na qual se destacou. Sim existe talento para a fotografia, talento esse que pode ser conseguido. Picasso tinha talento para a pintura e para o desenho. No início ele desenhava como o Miguel Angelo, no entanto acabou por passar quase a sua vida toda a tentar desenhar como uma criança já que o desenho chamado perfeito não lhe interessava. Se isso não é talento não sei o que seja. Na fotografia, vejo malta que se farta de tirar cursos e tem grandes máquinas e no entanto não consegue fotos decentes. Penso que o talento seja no que for, está relacionado com a sensibilidade que uma pessoa tem para uma determinada arte. A Fátima Lopes também escreve livros, agora acham que significa que ela tem talento? O José Luis Peixoto no entanto sim tem talento, quando vemos que o primeiro livro que escreve é mais do que aclamado pela crítica e pelo público em geral. Isso é que é talento para mim.
 
Back
Topo