Tamanho do disco vs. Espaço Real

John von Neuman

Power Member
Sucede que tenho um HP com disco SSD e Windows 10 "fresh install".

Disco de 256 GB. Espaço total após instalação 237 GB. -> Até aqui tudo bem. Perda de cerca de 20 GB típica.

Dos 237 GB estão Livres 196 GB e o espaço Utilizado é de 41,5 GB. -> Até aqui tudo bem.

Após conferir o tamanho das pastas conforme imagem abaixo acontece que faltam GB.
A pasta do Windows tem 20 GB e o resto dos ficheiros tem 10 GB. Ora, totaliza 30. Para os 41,5 GB faltam cerca de 11 GB.

O suporte disse que é da paginação do Windows.

Acontece é que a máquina já tinha dado este problema com outros valores. Tinha uma partição de 125 GB (após formatar) que apresentava como livres 28,1 GB e a soma total dos ficheiros dava perto de 60 GB. Ora, ficavam a falta cerca de 35 GB. Foi para o suporte e fizeram uma instalação nova e o computador veio conforme acima apresentado.

Afirmaram que não conseguiram descobrir o que era. Antes de ir para o suporte foi verificada a saúde do disco, as pastas temporárias de programas e do Windows, a reciclagem, ficheiros ocultos, espaço armazenado para restauro do sistema e estava tudo limpo.

A questão é 10 GB de paginação....ok, mas quando a primeira foi ao suporte seria paginação também?! 35 GB de paginação? E agora será paginação mesmo ou uma solução para o caso ao invés da resolução do problema?

u24MdHq.jpg
 
Mexeram. Ele tinha partições (2) e agora apenas uma...instalação nova.

Antes tinha 125 + 112 livres. Bate certo com os 237 livres da unica partiçao apos a nova instalacao deles.... a cena e que agora segundo parece sao 10 gb de paginação..anteriormente assumiram que nao perceberam o problema e dai avançarem para a instalacao nova.

Pergunto eu...eram 35 gb de paginacao? Isto nao faz sentido, sinceramente.
 
Só tens uma partição? Isso é, no mínimo, estranho, o Windows cria várias partições quando instala.

Será o ficheiro de hibernação que te está a ocupar esse espaço? Experimenta desligar a hibernação, abre uma linha de comandos como Administrador e faz "powercfg.exe /h off" sem as aspas.
 
Pode ter uma partiçao para recuperacao de sistema mas e uma cena residual...nao chega a 1 GB. A hibernação nao esta ativada por defeito tem que ser ativada e ela nao esta. Painel Controlo - Plano de Energia - Hibernacao esta desativada.
 
Back
Topo