1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tamanho para cartaz grande/outdoor

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Zed_Blade, 7 de Julho de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 11490)

1. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Boas tardes,

Talvez já não saiba usar o search mas não encontrei nada sobre o assunto.

Para os designers cá do burgo, quando vos encomendam um trabalho para um outdoor ou para um cartaz do tipo A2 e/ou maior, que resolução usam, por exemplo, no Photoshop para a imagem que vão produzir?

Eu geralmente tenho dificuldade em fazer trabalhos maiores que o A3 (também só precisei uma vez) e uso essa mesma dimensão no PS.

Gostava de ver esta dúvida esclarecida, e se possível, que se continue a thread dando algumas dicas das técnicas que geralmente utilizam, já que provavelmente nem toda a gente opta pelo mesmo método ;)

Cumps.

2. FredericoC

FredericoC Power Member

Quanto maior o trabalho for menos resolução usas.
    Foi assim que me ensinaram e assim que os faço e ficam impéc.

3. Isso depende das dimensões. Para o formato MUPI (120 X 176 cm) o normal é usar os 150dpi, menor tamanho 300dpi, maior 72dpi.
    O ficheiro deverá ter sempre a dimensão final a 100%, o que muda é mesmo a resolução (dpi)

Última edição: 7 de Julho de 2009
  4. Rach n' Roll

Rach n' Roll Power Member

para impressão, quantos mais dpi melhor. Para um outdoor, por exemplo, que anda à volta dos 8m X 5m, convém usares nunca menos do que os 300 dpi. Acho que o ideal é mesmo 600 dpi.

Para rollups (1,80m X 0,80m), 300 dpi chegam...isto para garantir mesmo uma boa qualidade :)

Ao contrário do que o norgomes disse, não te aconselho usares 72dpi para impressão...

edit: acho que percebi melhor a tua questão agora...tenho preferência por usar a resolução a 100% mesmo, para garantir que não me escapa nenhum pormenor, mas como já disseram: se precisares reduzir só tens que garantir que estás a trabalhar com boa resolução para impressão.

Última edição: 8 de Julho de 2009
  5. broculo

broculo Banido

um outdoor de 8m x 5m a 600 dpi fica gigantesco e sem qualquer necessidade. 150dpi é suficiente tendo em conta a distância a que vai ser vizualizado.

6. Cartman

Cartman Power Member

Realmente, sempre ouvi dizer que quanto maior o trabalho, menos Dpi tem. Nem quero imaginar o tamanho do ficheiro daqueles outdores gigantes, com resolução de 300 Dpi.

7. Eu já trabalhei com várias gráficas e nenhuma imprime com mais de 300dpi de resolução. Podes mandar com 600 ou mesmo 1200, mas eles convertem pra 300. Isto para dimensões pequenas, porque já imprimi MUPIs e a resolução de impressão são os 150dpi. Quando tiveres oportunidade aproxima-te de um Outdoor ou de um MUPI e repara na definição das imagens. Ao longe parecem perfeitas, mas quando te aproximas só vês pintas. Por isso não faz sentido nenhum imprimir formatos grandes com 300dpi.

8. Freeza

Freeza Power Member

nem mais. Rach n' Roll estás enganada, imprimir um mupi a 300 é exagerado, e um outdoor é simplesmente uma maluquice. Basta tentares fazer um outdoor a tamanho real no photoshop e é ver como o comp se borra todo. E quando fores a guardar o file deve de ser enorme e fazer um save deve de demorar umas horitas

Partilhar esta Página