Tanto hot pixel?

JedyKnight

Power Member
Boas

A minha D90 fez agora anos e atingiu os 20k obturações, fui de ferias com ela e comecei a notar ate em isos relativamente baixos tipo 400/800 alguns pixeis incomodativos. Tirei uma foto com lens cap on iso 1600 30 seg. Digam-me de vossa opinião se isto é normal ... (isto feito apos 2 limpezas de sensor).

dsc1639d.jpg



http://imageshack.us/f/337/dsc1639d.jpg/
 
A minha 50D também tem alguns, eu estive a ler sobre o assunto, e parece que não sai nenhum sensor da fabrica 100% livre de hot-pixels, o que eles fazem na fabrica é um sensor remap, ou seja identificam os hot-pixels e programam a máquina para remover esses pixels (por proximity match) depois de tirares a foto. O problema é que com o tempo vão surgindo mais, e esses já não foram previstos pelo fabricante. Sei que é possivel (pelo menos na Canon) levar a maquina à assistência para ser feito um novo sensor remap, mas não sei os custos do procedimento. A minha 50D tem um feature chamado Long Exposure Noise Reduction, e o que faz, é que cada vez que eu faço uma longa exposição, a maquina seguidamente faz outra mas com as cortinas do shutter fechadas, encontra os pixels afectados na segunda exposição, e aplica um proximity match na primeira exposição. Não sei se a D90 tem algo semelhante.
 
Eu se na minha 450D desligar o NR de ISO Alto e de Longa Exposição, devo ficar ai com 4mpx de "pixeis" muito "hot".

Abaixo de 1/5 , uso o NR de Longa exposição ligado ( ON e não AUTO )

NR de ISO ON a ISO 800~1600

Nem um "pixel" morto ou hot.
 
Penso não valer a pena criar outro tópico para a minha duvida.
Tenho uma 550D e no outro dia resolvi fazer um video de noite e descobri que tenho um hot pixel, o que devo fazer?
 
Back
Topo