1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tarifa Bi-horária, compensa?

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Tigra, 2 de Janeiro de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 7198)

1. Tigra

Tigra Power Member

Caros membros,

Como não sei onde colocar esta questão, fica agora por aqui.
    Intalei agora um sistema de ar-condicionado multisplit (4x1) inverter. Serva, por agora para aquecer a casa. Acham que compensa a tarifa bi-horária?

Obrigado

Tigra

2. spider_man

spider_man Power Member

Compensar acho que compensa, falo por experiência própia, no entanto no teu caso não sei como se vai aplicar já que se é para aquecer a casa deverás querer ligar isso ao fim da tarde e o bi-horário só começa à noite.
    Eu uso para deixar o pc ligado e a máquina a lavar a roupa. :)

3. MANAGER

MANAGER Banido

Se mudares os habitos como lavar a roupa a noite , a maquina da loiça a noite ,pc ligado a noite o aquecimento em geral gasta se mais a noite .
    Compensa e bem.

4. Tigra

Tigra Power Member

Lavar a roupa á noite, OK.
    Lavar a loiça à noite, OK.
    Agora o AC deveria ligar às 19h e desligar às 7:30.
    Será que compensa?
    Quanto ao computador, gasta muito?

Tigra

5. Tigra

Tigra Power Member

Ninguém mais tem bi-horária
    Qual a vossa experiência?

Obrigado

6. mencabo

mencabo Power Member

Olá!
    Eu tenho tarifa bi-horária mas com o seguinte horário- de 2ª a 6ª das 0h às 7h - Sábado até às 9.30 depois das 13H às 18.30 e depois das 22H de sábado até às 7H de 2ª Feira.
    Ainda este mes numa factura total de 60€ poupamos aprox 16€. Aquecedores e AC durante a noite e Fim-de-Semana (FDS). E algumas refeições no forno ao FDS. Durante a semana é programar as máquinas para lavar depois das 0H.
    Agora só vai compensar se realmente utilizares as chamadas horas de Vazio. Eu primeiro comecei com o horário de todos os dias das 22H às 8 mas depois quando nasceram as filhotas começámos a ficar mais tempo em casa nos FDS e pedi para alterarem.
    É mesmo uma questão de veres o teus horários e hábitos para ver se compensa.

Abraços

(http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/.../Tariffs/Dual_tariff/Dual_tariff_schedule.htm)

7. decapitado

decapitado Power Member

Boas, também tenho o tarifário do mencabo e compensa, se passas pouco tempo dos dias de semana em casa podes progrmar as máquinas para lavar durante a noite (roupa e loiça, que gastam imenso) e durante o fim de semana também podes abusar um pouco mais porque o kW/h é mais barato :)
    A meu ver compensa.

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

Se deixarem as várias máquinas (Louça, roupa) a lavar à noite compensa logo!
    Mas o resultado vai sempre depender do que conseguirem utilizar durante a noite..

off topic: A EDP, lança este tarifário para incentivar que haja mais consumo nas chamadas horas de vazio e menos nas horas de carga.
    Em termos de produção de energia electrica dá problemas ter uma grande diferença de consumo de umas horas para outra. Quanto mais homogénio melhor.

9. timber

timber Zwame Advisor

Compensa se conseguires fazer gestão de cargas.

Já agora para quem não sabe desde dia 1 para clientes em BTN inferior a 20,7 KVA (ou seja toda a gente) já existe também a opção tri-horária com Ponta, Cheia e Vazio.

uterrorista,

A EDP não lança tarifários a não ser a EDP Comercial (EDP 5D). A EDP Serviço Universal (que é o que toda a gente tem, vão lá ver a factura par verem a diferença) oferece o que o regulador (a ERSE) define nas Tarifas de Venda a Clientes Finais. Foram publicadas as de 2009 agora recentemente.

E produzir mais na ponta não tem problema nenhum a curto prazo (a longo prazo dá mais trabalho em termos de parque produtor). Só é mais caro.

10. uterrorista

uterrorista Suspenso

Disse EDP, mas ok.
    Também é mais caro, mas imagina um central Termoeléctrica a ligar e desligar para as horas de vazio. Não é sustentável.

11. timber

timber Zwame Advisor

A EDP simplesmente não pode ser definida como "EDP". E a EDP SU (a que dança à música da ERSE) tem cerca de 95% dos clientes porque a maioria das pessoas nem sabe que pode comprar energia a uma empresa qualquer.

De resto depende da termoeléctrica. E uma termoeléctrica não desliga no vazio especialmente as de carvão. Aliás no vazio quase só existem térmicas dependendo claro da altura do ano. Quem modula a ponta geralmente são as hídricas porque são centrais rápidas.

12. uterrorista

uterrorista Suspenso

Não percebeste, em termos da EDP, eu estava a concordar contigo.

Sim, sei que são as hídricas que estão no topo do gráfico e são estas que 'desligam'.
    Só dei o exemplo que um consumo homogénio é mais saudável e barato. Em termos de produção é claro.

13. timber

timber Zwame Advisor

Sem dúvida que é mais homogéneo e tem muitas outras pequenas melhorias (a longo prazo por exemplo permitiria diminuir investimento em redes), nisso está totalmente correcto.

14. Tigra

Tigra Power Member

Obrigado

Tigra

Partilhar esta Página