Tarifa Social da Internet

Ou seja, teve que ser o governo a assumir o papel do regulador que é encontrar equilíbrio entre aquilo que é o interesse público e o interesse privado.
E na sua opinião considera que é uma proposta vantajosa para uma família?
Acha que a decisão do governo é considerada uma decisão equivalente à de regulador?
 
E na sua opinião considera que é uma proposta vantajosa para uma família?
Acha que a decisão do governo é considerada uma decisão equivalente à de regulador?
A minha opinião sobre esse tema já a expressei várias vezes, considero uma proposta sensata para cumprir os objectivos a que se propõe.

Quanto à dicotomia governo / regulador é sobre vários pontos de vista mau que tenha que ser o governo a assumir esse papel, a meu ver por incapacidade/incompetência do regulador.
 
A minha opinião sobre esse tema já a expressei várias vezes, considero uma proposta sensata para cumprir os objectivos a que se propõe.

Quanto à dicotomia governo / regulador é sobre vários pontos de vista mau que tenha que ser o governo a assumir esse papel, a meu ver por incapacidade/incompetência do regulador.
O regulador apresentou uma proposta com base na consulta pública. O regulamento não teria poder para decidir qual o tráfego e velocidade, só o governo podia decidir sobre isso, e infelizmente neste caso não ficou do lado das famílias.
O regulador fez, e bem, o seu papel.
 
a velocidade em si julgo que não é problemática, já o limite de tráfego... em média 500MB por dia é muito pouco. Nos cá por casa em dia de trabalho, sem stream, mas com sessões de zoom andamos por 1gb/2gb por hora... Uns miudos que tenham de fazer uns trabalhos, que hoje têm sempre a componente de vídeo, mas uma ou outra sessão de zoom seja para ensino seja para estar com os colegas e lá vai o tráfego todo num dia ou dois... 10/2 ilimitado ou para aí com uns 30/60GB mês seria o ideal.
 
Na minha opinião o governo transformou isto num serviço apenas para se dizer que tem.
Isto não é um serviço de Internet para estudar, trata-se de um serviço de Internet de família, pressupõe-se que num agregado de 4 pessoas todos acedam a esta Internet, e entre acesso ao Zoom por uma criança para aulas ou pesquisas, os vídeos das tendeiras no Facebook para a mãe e as pesquisas no OLX do pai onde está sempre a abrir fotos, considero que 15GB é muito insuficiente.
Óbvio que cada um faz a sua análise e posso estar a ser excessivo nesta discrição, mas não sejamos ingénuos. Todos sabemos o que os operadores querem.
 
Na minha opinião o governo transformou isto num serviço apenas para se dizer que tem.
Isto não é um serviço de Internet para estudar, trata-se de um serviço de Internet de família, pressupõe-se que num agregado de 4 pessoas todos acedam a esta Internet, e entre acesso ao Zoom por uma criança para aulas ou pesquisas, os vídeos das tendeiras no Facebook para a mãe e as pesquisas no OLX do pai onde está sempre a abrir fotos, considero que 15GB é muito insuficiente.
Óbvio que cada um faz a sua análise e posso estar a ser excessivo nesta discrição, mas não sejamos ingénuos. Todos sabemos o que os operadores querem.
Não estás a ser excessivo na descrição, é verdade. Este serviço para além de atrasado vem nas condições de internet pré histórica. 15 GB a usar por uma família durante 1 mês... Deve ser mesmo só para abrir e-mails e sem grandes anexos.
 
Uma Internet Social, com destinatários bem definidos, e depois cobram uma taxa de ativação de €26,38!!!
Essa "taxa de ativação" (ridícula), faz diferença no bolso de quem recebe RSI, Desemprego, por exemplo.
 
Uma Internet Social, com destinatários bem definidos, e depois cobram uma taxa de ativação de €26,38!!!
Essa "taxa de ativação" (ridícula), faz diferença no bolso de quem recebe RSI, Desemprego, por exemplo.
Na NOS o cliente pode pagar em 12 ou 24 meses, portanto isso não será problema.
Vi também que se esgotar os 15GB pode comprar mais 15GB pelo valor da mensalidade, é uma boa medida.
 
Na minha opinião o governo transformou isto num serviço apenas para se dizer que tem.
Isto não é um serviço de Internet para estudar, trata-se de um serviço de Internet de família, pressupõe-se que num agregado de 4 pessoas todos acedam a esta Internet, e entre acesso ao Zoom por uma criança para aulas ou pesquisas, os vídeos das tendeiras no Facebook para a mãe e as pesquisas no OLX do pai onde está sempre a abrir fotos, considero que 15GB é muito insuficiente.
Óbvio que cada um faz a sua análise e posso estar a ser excessivo nesta discrição, mas não sejamos ingénuos. Todos sabemos o que os operadores querem.
Estás a ser excessivo na descrição por vários motivos primeiro porque o ensino tem um programa de equipamento/conectividade em separado.

Segundo porque claramente o serviço não tem como objectivo permitir passar dias no olx, ou a ver as tendeiras no facebook. É um serviço básico para usos básicos (notícias, procurar emprego, contacto com a administração pública, e-mail,..).
Uma Internet Social, com destinatários bem definidos, e depois cobram uma taxa de ativação de €26,38!!!
Essa "taxa de ativação" (ridícula), faz diferença no bolso de quem recebe RSI, Desemprego, por exemplo.
Está previsto desde o início esse custo.
 
Será muito interessante ver a analise da ANACOM não só a taxa de adesão como o perfil de utilização dentro de 1 ou 2 anos.
Eu sei que o custo está previsto desde o início, apenas considero um valor que tem por objetivo "sacar" dinheiro à malta.
 
Estás a ser excessivo na descrição por vários motivos primeiro porque o ensino tem um programa de equipamento/conectividade em separado.

Segundo porque claramente o serviço não tem como objectivo permitir passar dias no olx, ou a ver as tendeiras no facebook. É um serviço básico para usos básicos (notícias, procurar emprego, contacto com a administração pública, e-mail,..).

Está previsto desde o início esse custo.
Os conjuntos mínimos de serviços básicos que têm que ser garantidos:

"
  • Correio eletrónico.
  • Motores de pesquisa, que permitam procurar e consultar todo o tipo de informação.
  • Ferramentas online de formação e educativas de base.
  • Leitura de jornais ou notícias.
  • Compras ou encomendas online de bens ou serviços.
  • Procura de emprego e ferramentas de pesquisa de ofertas de trabalho.
  • Ligação em rede ao nível profissional.
  • Serviços bancários via Internet.
  • Utilização online de serviços da administração pública em linha.
  • Redes sociais e mensagens instantâneas.
  • Chamadas e videochamadas (com qualidade-padrão)."
Como podes ler inclui a própria educação e vai até à compra de produtos online.
15GB não é suficiente para tal.
Este serviço não é só para desempregados, é também para estudantes e famílias com baixo rendimento. No papel é muito mais que um serviço para ver o spam no email.
 
Os conjuntos mínimos de serviços básicos que têm que ser garantidos:

"
  • Correio eletrónico.
  • Motores de pesquisa, que permitam procurar e consultar todo o tipo de informação.
  • Ferramentas online de formação e educativas de base.
  • Leitura de jornais ou notícias.
  • Compras ou encomendas online de bens ou serviços.
  • Procura de emprego e ferramentas de pesquisa de ofertas de trabalho.
  • Ligação em rede ao nível profissional.
  • Serviços bancários via Internet.
  • Utilização online de serviços da administração pública em linha.
  • Redes sociais e mensagens instantâneas.
  • Chamadas e videochamadas (com qualidade-padrão)."
Como podes ler inclui a própria educação e vai até à compra de produtos online.
15GB não é suficiente para tal.
Este serviço não é só para desempregados, é também para estudantes e famílias com baixo rendimento. No papel é muito mais que um serviço para ver o spam no email.
Porque as famílias de baix rendimento têm imenso dinheiro a sobrar para inúmeras compras on-line que gastam imenso tráfego. Já a outra dizia que se não havia pão que comessem brioche...

Quanto mais tentam supostamente acudir ao grupo a quem está medida se destina mais demonstram não ter nenhum conhecimento sobre ele.
 
Porque as famílias de baix rendimento têm imenso dinheiro a sobrar para inúmeras compras on-line que gastam imenso tráfego. Já a outra dizia que se não havia pão que comessem brioche...

Quanto mais tentam supostamente acudir ao grupo a quem está medida se destina mais demonstram não ter nenhum conhecimento sobre ele.
Exato, por isso é que até terão mais necessidade de usar o mercado de usados. Apenas te disse que um dos objetivos era permitir a compra de bens e serviços, algo que no teu comentário disseste que não o era. Nunca disse que iam estar a fazer compras todos os dias.
Mas se 15 GB por mês para uma família é suficiente para ti tudo bem. :)
 
Quando o governo emprestou (ou ainda está a emprestar) os portáteis e Hotspots aos professores e alunos, davam 12GB/mês à velocidade 10mbps.
  • O que não era gasto acumulava para o mês seguinte (até o dobro, ou seja, máx 24GB)
  • se gastar o pacote todo, a velocidade passa a ser 2mbps
  • para retomar a velocidade normal é necessário carregar 5€ por cada 2GB (se quiser)
  • mais ainda, existe um APN próprio para educação nas configurações dos hotspot
 
Última edição:
Back
Topo