Tarifa Social da Internet

Então a tarifa social da internet não era para arrancar no dia 1 de Julho? É de 2022? :facepalm:
Sim, e também se fala no serviço universal de internet. Internet que abrange a população toda.

Tarifa social a ideia é outra. é mais apoiar quem tem filhos, dificuldades económicas, rendimentos não muito altos etc.

Amanhã há Conselho de ministros. Pode ser que haja novidades
 
RRJoao o governo hoje avançou com a medida, no entanto há informações que só serão conhecidas quando a medida for publicada no Diário da República.
 
Esse valor é por 12 meses passando a 38€ no final do 1 ano
A fidelizacao e de apenas 12 meses, basta renovar por mais 12 meses e continuas a pagar 15 euros. A altice poderia fazer isso em Portugal mas claro esta, aproveitam para encher o bolso a conta do desgracado.

não fazes ideia do que é uma tarifa social pois não? nem leste o artigo como deve de ser.
sei que e mais dinheiro que me sai, a mim e aos outros contribuintes, do bolso. Hoje ha internet em todo o lado e mesmo o estado tem computadores publicos para poderem ser usados por quem nao os tem em casa.
Ja me basta sacarem 25% do meu ordenado em impostos e mais todas as taxas e taxinhas em tudo o que se mexe neste pais. O portugues medio precisa de trabalhar mais de 6 meses por ano APENAS para pagar impostos.

Quase aposto que é um trabalhador independente que declara o ordenado minimo...

Concordo, isto está bom é para quem saber contornar o sistema, não para quem quer ser honesto, é o salvesse quem puder.
por isso e que a tugalandia nunca saira do buraco...

Não existe aí nenhum salvasse quem puder porque não se está a falar de pessoas com rendimentos baixos que precisam de alguma salvação.

Logicamente que são trabalhadores independentes e até mesmo empresarios, donos de grandes empresas em que aos olhos do estado (o que é declarado) parece que os funcionários ganham mais do que o patrão.
imagina so a minha cara quando soube ha alguns anos atras que era mais rico que o Salgado, Socrates, Ricciardi e Berardo... Cheira-me que este ano ainda vou descobrir que afinal tenho mais posses que o Veira... Enfim, e o Portugal que temos.
 
A lata que têm para dizer que “5€ por 10GB tem um encargo elevado que deve ser financiado por fundos públicos”…

Até parece que em pleno 2021, 5€ não são suficientes para pagar uns míseros 10GB.
Em Portugal até pode parecer, mas basta olhar para as ofertas na Europa para perceber que as operadoras cá fazem o que querem.

No entanto, este plano está um pouco desajustado tendo em conta o público-algo que possui. É óbvio que este plafond é suficiente para os mais idosos terem acesso à internet em coisas básicas, mas para uma família numerosa com dificuldades económicas não resolve nada… 10GB são estoirados rapidamente.

Mas existem também propostas de algumas operadoras que permitem ter acesso a tráfego ilimitado por um preço que considero justo (cerca de 15€). Basta procurar. Mas o problema é esse, não é um preço “público”, requer conhecimento em como obter esse tipo de propostas.


sei que e mais dinheiro que me sai, a mim e aos outros contribuintes, do bolso. Hoje ha internet em todo o lado e mesmo o estado tem computadores publicos para poderem ser usados por quem nao os tem em casa.

A tarifa social serve exatamente para combater essa ideia que achas ser “normal”. Todos deveriam ter a possibilidade de ter internet em sua casa e meios para usufruir dela. É hoje um bem-essencial como outro qualquer (eletricidade, água canalizada, etc).

Percebo que te queixes da carga fiscal, mas também não é com desigualdades sociais que Portugal vai conseguir “sair do buraco” como disseste.
 
A lata que têm para dizer que “5€ por 10GB tem um encargo elevado que deve ser financiado por fundos públicos”…

Até parece que em pleno 2021, 5€ não são suficientes para pagar uns míseros 10GB.
Em Portugal até pode parecer, mas basta olhar para as ofertas na Europa para perceber que as operadoras cá fazem o que querem.

No entanto, este plano está um pouco desajustado tendo em conta o público-algo que possui. É óbvio que este plafond é suficiente para os mais idosos terem acesso à internet em coisas básicas, mas para uma família numerosa com dificuldades económicas não resolve nada… 10GB são estoirados rapidamente.

Mas existem também propostas de algumas operadoras que permitem ter acesso a tráfego ilimitado por um preço que considero justo (cerca de 15€). Basta procurar. Mas o problema é esse, não é um preço “público”, requer conhecimento em como obter esse tipo de propostas.




A tarifa social serve exatamente para combater essa ideia que achas ser “normal”. Todos deveriam ter a possibilidade de ter internet em sua casa e meios para usufruir dela. É hoje um bem-essencial como outro qualquer (eletricidade, água canalizada, etc).

Percebo que te queixes da carga fiscal, mas também não é com desigualdades sociais que Portugal vai conseguir “sair do buraco” como disseste.

A questão é que se faz politica com isso com os argumentos do costume quando se fala em "tarifas e apoios sociais".
O que em parte até nem está errado, há esse lado da moeda, e não vale a pena estar a esconder ou a assobiar para o lado ou dizer que são "casos pontuais" para depois invocar argumentos de racismos, xenofobias e outros ismos.

Por outro lado, há os casos que mencionas, familias numerosas onde ambos os pais trabalham e mesmo assim, simplesmente não dá.
Já para não falar nos niveis de cobertura que em muitos sitios simplesmente ou não existe, ou já está saturado.
 
@Cruyff Não sabes fazer reply a vários posts em simultâneo?
Oops, não costumo usar o fórum com frequência. Passo aqui muito de vez em quando. Já reparei na função. Peço desculpa.
A lata que têm para dizer que “5€ por 10GB tem um encargo elevado que deve ser financiado por fundos públicos”…

Até parece que em pleno 2021, 5€ não são suficientes para pagar uns míseros 10GB.
Em Portugal até pode parecer, mas basta olhar para as ofertas na Europa para perceber que as operadoras cá fazem o que querem.

No entanto, este plano está um pouco desajustado tendo em conta o público-algo que possui. É óbvio que este plafond é suficiente para os mais idosos terem acesso à internet em coisas básicas, mas para uma família numerosa com dificuldades económicas não resolve nada… 10GB são estoirados rapidamente.

Mas existem também propostas de algumas operadoras que permitem ter acesso a tráfego ilimitado por um preço que considero justo (cerca de 15€). Basta procurar. Mas o problema é esse, não é um preço “público”, requer conhecimento em como obter esse tipo de propostas.




A tarifa social serve exatamente para combater essa ideia que achas ser “normal”. Todos deveriam ter a possibilidade de ter internet em sua casa e meios para usufruir dela. É hoje um bem-essencial como outro qualquer (eletricidade, água canalizada, etc).

Percebo que te queixes da carga fiscal, mas também não é com desigualdades sociais que Portugal vai conseguir “sair do buraco” como disseste.

Se achas que a Internet é um bem essencial que precisa de ser financiado pelos meus impostos e de todos os outros contribuintes, estás bem enganado. Bem essencial é comida, água, saúde, educação e segurança... Não internet.
O governo que regule os preços das operadoras que fazem um claro cartel entre elas pois os preços e os serviços oferecidos são basicamente os mesmos não interessa qual seja a empresa escolhida caso sintam que é necessário. Agora aumentar ainda mais a carga fiscal para dar net ao pessoal? Pelo amor de Deus... Como já disse, o governo já tem computadores com net no espaço cidadão e nas bibliotecas e mesmo algumas juntas de freguesia têm serviços similares.
Já fico lixado em pagar segurança social e nem sequer tenho um médico de família há mais de uma década. Para não falar de todo os outros impostos que nos fazem rir porque chorar não vai pagar os mesmos, este ano ao pagar o IMI apeteceu-me ir às finanças e colocar fogo ao edifício... Pessoal que pede mais carga contributiva neste país está completamente fora da realidade. Se o governo quisesse mesmo ter palavra na Internet, nunca se tinha desfeito da PT. Antes de pedirem net à borla, pensem que a electricidade neste país é taxada como se fosse um luxo... E isto é apenas um exemplo. Uma solução para isso seria canalizar o dinheiro do imposto cobrado para financiar a RTP e RDP para manter os chulos do canal que só dão porcaria.
 
Percebo que te queixes da carga fiscal, mas também não é com desigualdades sociais que Portugal vai conseguir “sair do buraco” como disseste.
Em primeiro deveriam era investir na fiscalização para ver quem declara o ordenado minimo e anda de porsche.
 
Última edição:
Se achas que a Internet é um bem essencial que precisa de ser financiado pelos meus impostos e de todos os outros contribuintes, estás bem enganado. Bem essencial é comida, água, saúde, educação e segurança... Não internet.
O governo que regule os preços das operadoras que fazem um claro cartel entre elas pois os preços e os serviços oferecidos são basicamente os mesmos não interessa qual seja a empresa escolhida caso sintam que é necessário. Agora aumentar ainda mais a carga fiscal para dar net ao pessoal? Pelo amor de Deus... Como já disse, o governo já tem computadores com net no espaço cidadão e nas bibliotecas e mesmo algumas juntas de freguesia têm serviços similares.
Já fico lixado em pagar segurança social e nem sequer tenho um médico de família há mais de uma década. Para não falar de todo os outros impostos que nos fazem rir porque chorar não vai pagar os mesmos, este ano ao pagar o IMI apeteceu-me ir às finanças e colocar fogo ao edifício... Pessoal que pede mais carga contributiva neste país está completamente fora da realidade. Se o governo quisesse mesmo ter palavra na Internet, nunca se tinha desfeito da PT. Antes de pedirem net à borla, pensem que a electricidade neste país é taxada como se fosse um luxo... E isto é apenas um exemplo. Uma solução para isso seria canalizar o dinheiro do imposto cobrado para financiar a RTP e RDP para manter os chulos do canal que só dão porcaria.

Eu prefiro pagar os meus impostos para que as nossas crianças tenham internet como deve ser, e tenham a mesma oportunidade que os colegas que não tem essas dificuldades. Sempre é melhor que ir para bancos que só dão prejuizo...
Penso que a internet ainda não chegou a esse estatuto, mas para lá perto caminha para se tornar um bem essencial.
 
5€ por 10GB é caro, até para quem não tem dificuldades económicas.
Tráfego limitado em 2021, já não devia ser admissível. Se quiserem, que limitem mais a velocidade de acesso mas o tráfego não.

Por falar em velocidade, aqui começa a entrar o ridículo: está definido 10GB com velocidade mímima de 30Mbps

Ora vamos lá fazer as contas...
Até vou dar o benefcio da dúvida e usar 1024 como fator de conversão, já que muitas vez os operadores consideram 1GB 1000MB.
10GB = 10240 MBytes
A velocidade de acesso é de 30MBps [Megabits por segundo], portanto temos que multiplicar o número anterior por 8:
10GB = 81920 Megabits
Ora à velocidade de 30 Megabits por segundo o tráfego desaparece em 2731 segundos, o que dá 45 minutos e 31 segundos:
81920 / 30 = 2731 (segundos)

Ora então como está definida por agora, a tarifa social de internet dá para rebentar com o tráfego do mês em 45 minutos...

Isto não é para rir?

Pelo menos quando começou o ADSL com 2GB de limite de tráfego para 512kbps de velocidade, ainda levava 4 dias a gastar o tráfego mensal na velocdiade máxima.
 
Última edição:
5€ por 10GB é caro, até para quem não tem dificuldades económicas.
Tráfego limitado em 2021, já não devia ser admissível. Se quiserem, que limitem mais a velocidade de acesso mas o tráfego não.

Por falar em velocidade, aqui começa a entrar o ridículo: está definido 10GB com velocidade mímima de 30Mbps

Ora vamos lá fazer as contas...
Até vou dar o benefcio da dúvida e usar 1024 como fator de conversão, já que muitas vez os operadores consideram 1GB 1000MB.
10GB = 10240 MBytes
A velocidade de acesso é de 30MBps [Megabits por segundo], portanto temos que multiplicar o número anterior por 8:
10GB = 81920 Megabits
Ora à velocidade de 30 Megabits por segundo o tráfego desaparece em 2731 segundos, o que dá 45 minutos e 31 segundos:
81920 / 30 = 2731 (segundos)

Ora então com está definida, a tarifa social de internet dá para rebentar com o tráfego do mês em 45 minutos...

Isto não é para rir?

Pelo menos quando começou o ADSL com 2GB de limite de tráfego para 512kbps de velocidade, ainda levava 4 dias a gastar o tráfego mensal na velocdiade máxima.
Para já não está definido o que quer que seja.

Nem tráfego, nem velocidade, nem preço, nem tecnologia de acesso...
 
Back
Topo