Tarifário edp5D

√ỉ₵

I quit My Job for Folding
Será que compensa este tipo de contrato de fornecimento de energia eléctrica?

Sinceramente, para a maioria das pessoas, NÃO!

Por exemplo, tenho uma habitação com uma potência contratada de 6,9 kVA, 30 A monofásicos, e costumo pagar à volta de 45 €/mês. Se aderir ao novo tarifário/serviço edp5D vou pagar mais, ou seja, se quiser poupar, tenho de consumir tanta energia à noite como de dia, devido aos custos penalizadores nas horas de cheias e ponta (quando realmente necessitamos de energia).

A edp5D, no caso anterior, só é economicamente vantajosa, por pouco, se consumirmos pouco, ~30 €/mês. Ou seja, para pouparmos uns 0,9 % ao ano, temos de fazer um esforço no dia a dia para ligar as máquinas apenas à noite...

Quem sai sempre a ganhar? A EDP Serviço Universal...

Com esta técnica os produtores, tranportadores e distribuidores de energia eléctrica ficam sempre a ganhar porque, nas horas de cheias e ponta os consumidores edp5D estão a pagar muito mais que nos tarifários "planos" e quando, nas 24 horas do dia, têm um preço apetecível, estão a dormir - não estão a usar a energia.

Em prol do ambiente - e de um mercado Ibérico da Electricidade (Mibel) - e do Protocolo de Kioto, o consumidor está já a pagar, mesmo antes de 2010...

Veja-se o simulador edp5D:
http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/free_market/Simulator/SimuladorTarifas.htm
 
Última edição:
Para o operador da rede de transporte e da rede de distribuição é exactamente igual ao litro qual o comercializador que usas porque ambos recebem pela tarifa de acesso que é igual no mercado livre ou no mercado regulado.
 
Back
Topo