NOS Tarifário WTF [Ler 1º post]

Se fores ler as regras do roaming, não é bem isso.

Os clientes WTF W, por exemplo, têm direito a usar os 500 minutos, as SMS ilimitadas e os 500 MB fora do território nacional sem pagar mais por isso.

Já os clientes WTF F têm direito a usar os 5000 minutos, as SMS ilimitadas e os 3,55 GB fora do território nacional sem pagar mais por isso.

O valor 3,55 vem da fórmula disponibilizada pela Comissão europeia e adoptada para NOS para calcular a PUR dos dados móveis.

Depois existe a regra dos quatro meses: para num determinado dia poderes usar o Roaming sem pagar mais por isso, i) não podes ter estado (nos quatro meses anteriores a esse dia) mais de dois meses fora do país; ii) tens de ter mais consumos feitos dentro do teu país do que fora do país (novamente nos quatro meses anteriores a esse dia). Só cobram esse extra se i) e ii) se verificarem simultaneamente (recebes um aviso antes). E também existem outras condições especiais menos importantes, que não interessa agora abordar.

http://ec.europa.eu/newsroom/document.cfm?doc_id=45090
http://ec.europa.eu/newsroom/document.cfm?doc_id=44902
http://ec.europa.eu/newsroom/document.cfm?doc_id=45304
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R2286&from=EN

Eu recorri à Wikipédia para ver a fase actual, parece que aquilo não está minimamente actual. Ou então o que poderá ser é o mínimo que, em qualquer circunstância tens direito por mês é 50Mb livre de roaming, caso não satisfaças as condições que indicaste.
 
Eu recorri à Wikipédia para ver a fase actual, parece que aquilo não está minimamente actual. Ou então o que poderá ser é o mínimo que, em qualquer circunstância tens direito por mês é 50Mb livre de roaming, caso não satisfaças as condições que indicaste.
Pois, é que houve várias propostas e decidiram-se pela regra dos 4 meses e por criar uma fórmula para contabilizar um máximo de dados móveis. Também anda a circular pela internet informação falsa como o que está neste site https://www.comparaja.pt/blog/fim-roaming-na-ue (a regra dos 90 dias foi uma proposta que não passou disso; a regra adoptada foi a dos quatro meses).
 
Depois existe a regra dos quatro meses: para num determinado dia poderes usar o Roaming sem pagar mais por isso, i) não podes ter estado (nos quatro meses anteriores a esse dia) mais de dois meses fora do país; ii) tens de ter mais consumos feitos dentro do teu país do que fora do país (novamente nos quatro meses anteriores a esse dia). Só cobram esse extra se i) e ii) se verificarem simultaneamente (recebes um aviso antes). E também existem outras condições especiais menos importantes, que não interessa agora abordar.

Esta vai dar que falar... O meu caso por exemplo: com o telefone que tenho quase não consigo usar dados! Ou até nem me interessa pq estou em portugal e tenho WIFI!!! Vou viajar e ligo os dados... e estou logo limitado????? Isso não é legal!!!

E quem fala em dados fala em VOZ! Se vou viajar e necessito de falar mais vezes ao telefone??

Não... algo aqui não bate certo ou é terrivelmente abusivo :\

Portanto, mais vale deixar o telefone a fazer uma chamada até esgotar o saldo na véspera da renovação... e o telefone a fazer streaming dia e noite, para garantir que as regras são cumpridas quando for ao estrangeiro? É isso que a NOS quer??? OMG...
 
Última edição:
Esta vai dar que falar... O meu caso por exemplo: com o telefone que tenho quase não consigo usar dados! Ou até nem me interessa pq estou em portugal e tenho WIFI!!! Vou viajar e ligo os dados... e estou logo limitado????? Isso não é legal!!!

E quem fala em dados fala em VOZ! Se vou viajar e necessito de falar mais vezes ao telefone??

Não... algo aqui não bate certo ou é terrivelmente abusivo :\

Portanto, mais vale deixar o telefone a fazer uma chamada até esgotar o saldo na véspera da renovação... e o telefone a fazer streaming dia e noite, para garantir que as regras são cumpridas quando for ao estrangeiro? É isso que a NOS quer??? OMG...
Atenção que eles só aplicam a PUR se, em simultâneo, tiveres tido mais consumos e tiveres estado mais dias fora do país do que dentro do país naqueles quatro meses.

O preço depois de atingida a PUR é este: passam a cobrar 0,0095€/MB. Dá quase 10€ por gigabyte.


As regras não foram decididas pela NOS. Foi uma decisão da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. A NOS está a aplicá-las tal e qual são.
 
Última edição:
Atenção que eles só aplicam a PUR se, em simultâneo, tiveres tido mais consumos e tiveres estado mais dias fora do país do que dentro do país naqueles quatro meses.

O preço depois de atingida a PUR é este: passam a cobrar 0,0095€/MB. Dá quase 10€ por gigabyte.


As regras não foram decididas pela NOS. Foi uma decisão da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. A NOS está a aplicá-las tal e qual são.
Mas avisam com antecedencia que esta a chegar ao limite ou vai haver surpresas?
 
Mas avisam com antecedencia que esta a chegar ao limite ou vai haver surpresas?
Sim, o regulamento europeu obriga a que o operador te avise com duas semanas de antecedência antes de qualquer PUR. E depois:

Se, no prazo de duas semanas a partir do momento em que receber o aviso, restabelecer a sua presença ou consumo maioritariamente no seu país, não serão cobradas quaisquer tarifas. Caso contrário, o seu operador pode começar a aplicar pequenas tarifas (ver também a pergunta 21) ao seu consumo de serviços de itinerância a partir do dia do aviso. Por conseguinte, enquanto o seu operador não o tiver contactado enquanto se encontra no estrangeiro, pode utilizar a itinerância como em casa sem preocupações.

https://ec.europa.eu/portugal/news/roaming-perguntas-frequentes_pt
 
Esta vai dar que falar... O meu caso por exemplo: com o telefone que tenho quase não consigo usar dados! Ou até nem me interessa pq estou em portugal e tenho WIFI!!! Vou viajar e ligo os dados... e estou logo limitado????? Isso não é legal!!!

E quem fala em dados fala em VOZ! Se vou viajar e necessito de falar mais vezes ao telefone??

Não... algo aqui não bate certo ou é terrivelmente abusivo :\

Portanto, mais vale deixar o telefone a fazer uma chamada até esgotar o saldo na véspera da renovação... e o telefone a fazer streaming dia e noite, para garantir que as regras são cumpridas quando for ao estrangeiro? É isso que a NOS quer??? OMG...

Tens que pensar assim.
Como era antes da lei do roaming?
Quanto gastavas à um ano atrás para ter acesso á internet e fazer chamadas fora de Portugal, e pior, pagar por chamadas recebidas...
Para quem viaja muito existem outras opções, esta lei foi criada para o utilizador que esporadicamente sai do seu país, não para quem anda constantemente a viajar.
 
Atenção que eles só aplicam a PUR se, em simultâneo, tiveres tido mais consumos e tiveres estado mais dias fora do país do que dentro do país naqueles quatro meses.

O preço depois de atingida a PUR é este: passam a cobrar 0,0095€/MB. Dá quase 10€ por gigabyte.

As regras não foram decididas pela NOS. Foi uma decisão da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. A NOS está a aplicá-las tal e qual são.

Ah bom! mea culpa!!! Assim já faz sentido... para evitar que os cartões portugueses possam ser usados no estrangeiro de forma "permanente"...

(o facto de terem sido criadas pela comissão europeia não significa que sejam justas, mas neste contexto, estou de acordo com elas)
 
Mas não deixa de ser estúpido... Podem aplicar limites mas devem existir exceções... Ou seja um camionista q corre a Europa e sem surpresa passa mais tempo fora q cá... Não lhe será difícil ter muito mais consumo fora q cá....e assim sendo como faz para ter NET? Um cartão em cada país?
 
Mas não deixa de ser estúpido... Podem aplicar limites mas devem existir exceções... Ou seja um camionista q corre a Europa e sem surpresa passa mais tempo fora q cá... Não lhe será difícil ter muito mais consumo fora q cá....e assim sendo como faz para ter NET? Um cartão em cada país?
Concordo, mas ele pode sempre pagar a PUR, que são cerca de 10€ por GB.

E não te esqueças que para efeitos desta política um dia dentro do país é considerado qualquer dia em que te tenhas ligado pelo menos uma vez a uma antena móvel portuguesa, coisa que favorece o cliente.

Esta política foi feita para já só para itinerâncias ocasionais (exemplo: cidadãos que passem férias fora do seu país de origem, mas ainda em espaço europeu).
 
Back
Topo