NOS Tarifário WTF [Ler 1º post]

Há que efectuar um mea culpa quando tal se justifica.

Efectivamente, sim, passou-se a poder fazer chamadas para qualquer país da EEE com as condições iguais ao tarifário nacional. A isto chama-se "roam like at home (rlah)".

Aconselho, desde já a todos a ver o seguinte:
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/question-and-answers-roaming

Antes de mais, fazer um preâmbulo sobre o porquê de estar errado.

1) Jornalismo português, ainda antes desta publicação, para confirmar que tal não tinha sofrido alterações, fui ver notícias do fim do roaming. Em nenhuma das que consultei, falam devidamente do assunto!

2) O facto de ter acompanhado várias propostas à época e, cada uma era díspar da outra;

3) O facto de ter havido num curto espaço de tempo (a meado do ano passado) divers legislação aplicada o que fica dificil de acompanhar/actualizar-me sobre as regras em vigor;

4) Para uma pessoa que viu o que o roaming foi à poucos anos atrás, é incrédulo que se tenha ido "além do roaming"


Então, o que quero dizer com o "além do roaming"?
É que o "roam like at home (rlah)" não têm a haver com o que o comum cidadão entende de roaming, em que, comunicações efectuadas/recebidas fora do seu país eram (e ainda podem ser sob certas condições) taxadas, para além do seu plano nacional.

Com o "roam like at home (rlah)" a UE impinge aos operadores que convertam as condições nacionais, para o espaço europeu assim que usem uma rede estrangeira. Se no caso dos dados seria natural e até desejável (no entanto, cada operador é livre de acordar que bandas estão disponíveis, por exemplo, podes ligar-te à Vodafone ES, mas só em 2G), nas chamadas é algo bizarro.

E porquê que digo bizarro, porque cá em Portugal continuamos a pagar balurdios para o fazer.


Já agora a ressalva de que os PDFs do WTF são, na minha perspectiva, enganadores.

Hoje, já estou menos burro que ontem, e acredito que muita gente não saiba graças ao excelente serviço de jornalismo prestado no burgo.
 
Há que efectuar um mea culpa quando tal se justifica.

Efectivamente, sim, passou-se a poder fazer chamadas para qualquer país da EEE com as condições iguais ao tarifário nacional. A isto chama-se "roam like at home (rlah)".

Aconselho, desde já a todos a ver o seguinte:
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/question-and-answers-roaming

Antes de mais, fazer um preâmbulo sobre o porquê de estar errado.

1) Jornalismo português, ainda antes desta publicação, para confirmar que tal não tinha sofrido alterações, fui ver notícias do fim do roaming. Em nenhuma das que consultei, falam devidamente do assunto!

2) O facto de ter acompanhado várias propostas à época e, cada uma era díspar da outra;

3) O facto de ter havido num curto espaço de tempo (a meado do ano passado) divers legislação aplicada o que fica dificil de acompanhar/actualizar-me sobre as regras em vigor;

4) Para uma pessoa que viu o que o roaming foi à poucos anos atrás, é incrédulo que se tenha ido "além do roaming"


Então, o que quero dizer com o "além do roaming"?
É que o "roam like at home (rlah)" não têm a haver com o que o comum cidadão entende de roaming, em que, comunicações efectuadas/recebidas fora do seu país eram (e ainda podem ser sob certas condições) taxadas, para além do seu plano nacional.

Com o "roam like at home (rlah)" a UE impinge aos operadores que convertam as condições nacionais, para o espaço europeu assim que usem uma rede estrangeira. Se no caso dos dados seria natural e até desejável (no entanto, cada operador é livre de acordar que bandas estão disponíveis, por exemplo, podes ligar-te à Vodafone ES, mas só em 2G), nas chamadas é algo bizarro.

E porquê que digo bizarro, porque cá em Portugal continuamos a pagar balurdios para o fazer.


Já agora a ressalva de que os PDFs do WTF são, na minha perspectiva, enganadores.

Hoje, já estou menos burro que ontem, e acredito que muita gente não saiba graças ao excelente serviço de jornalismo prestado no burgo.

Na realidade, num primeiro momento, também tive algumas duvidas, quando fui consultar noticias de vários órgãos de informação à data da entrada em vigor da directiva comunitária sobre o roaming em 15/6/2017, e as mesmas são algo confusas. Entretanto gostaria de esclarecer, para ser justo e leal, que a NOS já deu a mão à palmatória, e contactaram o meu familiar que foi vitima desse erro, pediram desculpa e como compensação deram-lhe um mês gratuito no tarifário W. O assunto também me estava a deixar preocupado, pois a cada seis semanas utilizo o meu WTF em roaming, e tinha receio de ficar privado de usar o meu numero nessa situação, para poder ligar para países da UE, embora sempre o tenha utilizado sem restrições, mas poderiam estar a impô-las agora.

Aqui fica o esclarecimento, para quem leu os posts anteriores.

Sobre a bizarria de se pagarem balúrdios por minuto de Portugal para a UE, estou perfeitamente de acordo, e realmente numa União Europeia que deveria ser cada vez mais inclusiva e sem barreiras, não se entende que ainda não haja uma regra dessa mesma UE a impôr um preço máximo nessas chamadas, como se fossem chamadas domésticas, e não os 0,672€/minuto que se pagam neste nosso tarifário.
 
Europa não é a mesma coisa que UE.

Certo, mas o WTF cobra esses valores para qualquer país Europeu ou, mais uma vez com má fé, coloca a informação "Europa" para dissuadir as pessoas de fazer chamadas dentro do espaço "EEE" (espaço económico europeu)?

Porque é disto que se trata, o "roam like at home (rlah)" passa a tratar a zona "EEE" toda com as mesma condições, quando em roaming, mas nada fala de quando estás no país de origem, logo parece-me que o WTF pode cobrar o que entender para chamadas na Europa, mesmo que na zona "EEE".


Nota: Estar em roaming não é o mesmo que a cobrança de roaming. Estamos em roaming sempre que não usamos redes nacionais. Cobrança de roaming seria um valor suplementar ao nosso tarifário nacional para efectuar comunicações no estrangeiro.
 
DtJHBOH.png


WTF F na Madeira :)
 
Pessoal é verdade que o WTF acumula saldo negativo se deixarmos de o utilizar? Ou seja se eu for ao estrangeiro uns meses (fora da zona de roaming gratuito), e quiser manter o cartão/número ativo mesmo sem o utilizar, depois quando voltar a Portugal tenho que repor o valor das mensalidades que me foram cobradas entretanto em saldo negativo?

Agradeço se alguém souber que me esclareça.
 
Pessoal é verdade que o WTF acumula saldo negativo se deixarmos de o utilizar? Ou seja se eu for ao estrangeiro uns meses (fora da zona de roaming gratuito), e quiser manter o cartão/número ativo mesmo sem o utilizar, depois quando voltar a Portugal tenho que repor o valor das mensalidades que me foram cobradas entretanto em saldo negativo?

Agradeço se alguém souber que me esclareça.

Sim, vai acumulando negativo o valor das mensalidades não pagas. Não sei é até quantas acumula sem desactivar cartão. Poe no banco online um pagamento mensal automático do valor da tua mensalidade. Quando voltares tens o número na mesma
 
Pessoal é verdade que o WTF acumula saldo negativo se deixarmos de o utilizar? Ou seja se eu for ao estrangeiro uns meses (fora da zona de roaming gratuito), e quiser manter o cartão/número ativo mesmo sem o utilizar, depois quando voltar a Portugal tenho que repor o valor das mensalidades que me foram cobradas entretanto em saldo negativo?

Agradeço se alguém souber que me esclareça.

Não sei se entretanto mudou mas já passei pela mesma situação/dúvida.

Sim, acumula saldo negativo mas não indefinidamente. Acumula duas mensalidades negativas, depois deixa de contar. Para voltar a usar é carregar o valor a negativo para reativar o cartão. Não sei é o tempo que pode estar a negativo. No meu caso ficou quatro meses, carreguei e ativou numa questão de minutos.
 
Back
Topo