Tasca do Folding

Apenas uma noticia. O Folding passou a barreira de 1 ExaFLOP. :)
7M5yX9d.jpg


Não só passou 1 ExaFLOP, como passou os 1,5 ExaFLOP.
Para os menos informados, isto é interessante, porque 1 ExaFLOP é uma meta que está a ser trabalhada há muito tempo, no mercado HPC e que ainda nenhum supercomputador conseguiu atingir. Talvez só em 2021 ou 2022 é que se vai conseguir atingir.

A quick check of the stats today at Folding@Home reveals the network is now theoretically capable of 1.5 exaFLOPS from CPUs, powered by 4,630,510 CPU cores, and is augmented by 435,563 GPUs.

For reference, one ExaFLOP is the equivalent of 1,000,000,000,000,000,000 operations per second. That's a billion billion operations, or one million times faster than today's high-end desktop PCs. That's significantly faster than today's fastest supercomputers, which tend to peak at ~400 petaFLOPS of performance and offer sustained performance in the 200-petaFLOP range, like the Summit supercomputer that vaulted the United States back into the supercomputing lead over China.

https://www.tomshardware.com/news/folding-at-home-breaks-exaflop-barrier-fight-coronavirus-covid-19

De notar que é algo "complicado" estar a comparar directamente um supercomputador com um projecto de computação distribuida, porque um supercomputador consegue fazer coisas que um projecto de computação distribuída não consegue, visto que têm recursos, especialmente a nível de rede, que fazem com os diferentes nós consigam comunicar muito rapidamente uns com os outros.

Mas com um aumento destes, não admira que eles estejam, centralmente, com muitos problemas a distribuir trabalho. :)

Já agora, o Rosetta@Home também duplicou o numero dos seus utilizadores. :)

Rosetta@Home, another distributed computing program also known as BOINC, has also reported that it has doubled its user count since February.

https://www.tomshardware.com/news/folding-at-home-breaks-exaflop-barrier-fight-coronavirus-covid-19
 
Ao fim de 2 dias, está a trabalhar com CPU e GPU novamente.
Será que já regularizou?
aqui ainda nada, mas estou aqui a espera para ajudar


Encontrei um Bonus point calculator aí quando pesquisava umas coisas, deixo aqui para quem quiser!

Hoje foi ligar o PC e apareceu logo WU.

EDIT: Encontrei esta Tabela e esta outra tabela para verem os PPD das GPU.

a diferença entre a minha GTX 670 e a GTX 970 é ENORME, de ~88k passa para ~300k
 
por aqui anda hojea bombar em cpu + gpu. nao fiz nada no programa.
a rosetta tambem esta em alta.. assim como vai ser a conta da luz este mes :P

HADoRZh.png
 
Última edição:
@Dark Legend , vai mesmo a bruta :p
Durante alguns dias nao havia quase nada para o gpu e mantive o cpu no fah.
A ver se entretanto depois desactivo.
O que notoe os pontos muito baixos.. entre o cpu e gpu devia fazer +- 650/700k.. e mal passa dos 400k mm sem o rosetta
 
Por aqui aproveitei a tarde para mudar as massas térmicas do meu desktop e ver a diferença durante o folding:



Aqui com a massa térmica de original (4 anos de vida)
A temperatura mais alta foi de 70º no cpu e 75ºC no GPU



Aqui os valor depois de levar massa nova.
A temperatura mais alta foi de 62º no cpu e 69ºC no GPU

Stock cooler da Intel no CPU.

Temperaturas tiradas após 30 minutos de trabalho continuo, CPU no Rosetta e GPU a foldar, nas mesmas condições de temperatura ambiente.

Não foram GRANDES diferenças, mas já precisava, que as massas estavam uma vergonha :rrotflm:

Edit:
E as ventoinhas também estão mais silenciosas, passaram de 75% para 67% no GPU. No CPU baixou uns 4-5%
 
Última edição:
@phazon : Renovei a massa térmica no meu HP 8570p (i7-3250M) e limpei o dissipador. Passou de 100ºC para 70ºC em full no Rosetta@Home.

No PC fixo (i5-6600, MSI GTX950 OC), o CPU com o Rosetta@Home, vai até 63-65ºC com o Noctua NH-12P com a fan no mínimo e a GTX950 atira-se aos 80ºC com o Folding@Home. Vou aguardar até acabar a WU e aproveitar para limpar o dissipador e renovar massa térmica na GTX950, com o dissipador de origem e rotação da fan em AUTO.
 
@phazon : Renovei a massa térmica no meu HP 8570p (i7-3250M) e limpei o dissipador. Passou de 100ºC para 70ºC em full no Rosetta@Home.

No PC fixo (i5-6600, MSI GTX950 OC), o CPU com o Rosetta@Home, vai até 63-65ºC com o Noctua NH-12P com a fan no mínimo e a GTX950 atira-se aos 80ºC com o Folding@Home. Vou aguardar até acabar a WU e aproveitar para limpar o dissipador e renovar massa térmica na GTX950, com o dissipador de origem e rotação da fan em AUTO.

Bom ganho na temperatura! Todos os graus que se podem ganhar (descer) tanto melhor!:kboink::kfold:
 
@phazon : Renovei a massa térmica no meu HP 8570p (i7-3250M) e limpei o dissipador. Passou de 100ºC para 70ºC em full no Rosetta@Home.

No PC fixo (i5-6600, MSI GTX950 OC), o CPU com o Rosetta@Home, vai até 63-65ºC com o Noctua NH-12P com a fan no mínimo e a GTX950 atira-se aos 80ºC com o Folding@Home. Vou aguardar até acabar a WU e aproveitar para limpar o dissipador e renovar massa térmica na GTX950, com o dissipador de origem e rotação da fan em AUTO.
Ja tentaste fazer undervolting na GPU? Consegui descer na altura 5~º mantendo a mesma performance.
 
@Dark Legend : A minha GTX950 não suporta mudança de vcore no GPU, apenas na frequência e na vram.
Também dá para ajustar a percentagem de utilização do GPU no MSI Afterburner, diminuindo o valor do limite de temperatura, por ex:

Limite a 80ºC - GPU a 100%(por defeito)
70ºC - 83%
60ºC - 66%

Vamos ver se há diferenças em performance mas 1º vou limpar o dissipador e renovar massa térmica.
 
@phazon : Renovei a massa térmica no meu HP 8570p (i7-3250M) e limpei o dissipador. Passou de 100ºC para 70ºC em full no Rosetta@Home.

No PC fixo (i5-6600, MSI GTX950 OC), o CPU com o Rosetta@Home, vai até 63-65ºC com o Noctua NH-12P com a fan no mínimo e a GTX950 atira-se aos 80ºC com o Folding@Home. Vou aguardar até acabar a WU e aproveitar para limpar o dissipador e renovar massa térmica na GTX950, com o dissipador de origem e rotação da fan em AUTO.

Bons ganhos, principalmente no portatil claro, já devias ter thermal throttle também. E o pó tambem nao ajuda nao é? :-D

A minha gtx950 é de duas ventoinhas.
Mas vais ter ganhos de certeza. Limpa as ventoinhas e muda a massa. A da minha estava mais ou menos. Mas a tua ja deve estar mais ressequida.
 
@phazon : Feita limpeza e renovação da GPU e já está com 70ºC, com os clocks da 1050ti (GPU 1402 / VRAM 1752) e a fazer +170-180k por dia a foldar no GPU.

Antes fazia 150-160k com os clocks stock e limitado pela temperatura (80ºC a 100% com GPU a 1392 e a VRAM 1653).

A minha GTX950 só tem uma ventoinha: https://www.msi.com/Graphics-card/gtx-950-2gd5-oc.html .

Nada mal, pois estava todo entupido o dissipador e a massa térmica mal existia no chip... :facepalm: :joker:

:kfold::kboink:
 
Última edição:
@phazon : Feita limpeza e renovação da GPU e já está com 70ºC, com os clocks da 1050ti (GPU 1402 / VRAM 1752) e a fazer +170-180k por dia a foldar no GPU.

Antes fazia 150-160k com os clocks stock e limitado pela temperatura (80ºC a 100% com GPU a 1392 e a VRAM 1653).

A minha GTX950 só tem uma ventoinha: https://www.msi.com/Graphics-card/gtx-950-2gd5-oc.html .

Nada mal, pois estava todo entupido o dissipador e a massa térmica mal existia no chip... :facepalm: :joker:

:kfold::kboink:

Muito melhor!
Na minha vinha por excesso, massa pelo pcb a fora :freak3:

Agora é seguir! As maquinas ficam mais saudaveis e, claro, mais eficientes para os projectos. Parecendo que não 10-15% de performance fazem mossa a longo prazo. Assim, em vez de 9 WUs, fazes 10 no mesmo tempo de trabalho, por exemplo.
 
Back
Topo