1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Taxa de contenção

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Flyer, 21 de Julho de 2005. (Respostas: 27; Visualizações: 2307)

  1. Flyer

    Flyer Power Member

    Já li umas threads acerca disto aki no fórum (bendito search!) mas mm assim fikei com algumas dúvidas:

    1)Pq é q existe taxa de contenção?? è apenas pq os ISP assim o desejam?

    2)Qual o interesse de haver taxa de conteção? Quer para nós users quer para os ISPs?

    3)Numa ligação qq há sempre uma parte perdida (penso q seja overhead n?) na gestão da ligação, assim sendo como posso saber a speed em MBps q uma ligação dá?? Já sei q temos de dividir por n sei qtos, mas como é q se obtém esse valor? Basta dividir por 8 para ter de Mbps para MBps? Assim sendo qto deveremos dar de perdas em overhead?

    4)O Clix anuncia ser uma ligação SEM qq taxa de contenção.....afinal uns isps têm outros n....comékié??

    Thankx

    Um monte de questions..dassssss :D:D
     
  2. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    É a vontade unilateral da rede PT. (ponto final, parágrafo)
    Os ISP que têm rede própria, como o Clix, podem reduzir ou até eliminar a taxa de contenção. :x2:
    Uma imagem imagem vale mais que mil palavras. (na rede PT 2, 4 e 8 Mb só há com 1:50 de contenção)

    [​IMG]
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  3. Flyer

    Flyer Power Member

    ok...entao os gajos do clix andam a aldrabar o ppl?? ou será q eles falam em n haver conteção apenas qdo á sesagregação das linhas??

    Mais uma coisa, 1:50 ker dizer o q na realidade??
     
  4. Sadino

    Sadino I'm cool cuz I Fold

    Por razões de custos. A rede tem disponibilidade X. Os utilizadores poderiam na sua totalidade usar 50*X de disponibilidade de rede. Mas aproveitando que nem toda a gente está a usar ao mesmo tempo a rede disponibiliza-se cerca de 1Mbps por cada 50Mbps de acessos instalados. De outra forma poderia nesta fase não ser concorrencial. à medida que os investimentos na rede vão sendo feitos essa contenção vai diminuindo. Neste momento para o mercado empresarial já existe acessos sem contenção, mas com um preço superior.

    Pelo que já foi dito acima é essencialmente para reduzir custos.

    Overhead existe em todas as ligações devido a encapsulamentos da informação, no ADSL é especialmente mau porque foram aproveitados uma série de protocolos encapsulados uns nos outros (IP sobre PPP sobre ethernet sobre ATM por exemplo) para reaproveitar mais facilmente as infra-estruturas que os operadores têm.

    Normalmente esse serviço deveria ser mais caro pelas razões acima referidas, mas de qualquer maneira não estou bem a par de outros operadores :)
     
  5. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Porra mais a tua "lógica"... se quem estabelece as contenções é a PT, para todos EXCEPTO para os clientes já desagregados nas zonasCLIX (aquelas em que o telefone não tem assinatura!), como é que é a Clix a aldrabar?

    Quem anda a ALDRABAR são os gajos da PT porque as contenções existem porque o equipamento deles NÃO DÁ para mais!

    Em palavras simples:
    1:50 de contenção quer dizer que podem haver 50 clientes a partilhar um mesmo cabo.
    1:20 quer dizer que pode haver até 20 clientes ao mesmo tempo a partilhar o mesmo cabo.
    1:1 ou seja SEM CONTENÇÃO quer dizer que o mesmo cabo é DEDICADO só a UM cliente.

    Pergunta: Qual é que preferes? 1:50 na PT ou "Sem contenção" na Clix?
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  6. Flyer

    Flyer Power Member

    entao na realidade a taxa de conteção aos utilizadores n interessa para nada....pq se compram uma ligação de 2 megas q interessa saber se a ligação daria 10?....eles pagam os 2 desde q tenham 2...n é??

    Qto á contenção está no site deles, para a ligação de 2 megas...acho estranho...p isso penso q ou é erro ou entao é para linhas desagregadas e mm assim :S

    Thankx
     
  7. Flyer

    Flyer Power Member

    leste esta parte box? ;) está bem explicito ;)
     
  8. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Diz-me uma coisa... qual das linhas é que não percebes? :mad:
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  9. Flyer

    Flyer Power Member

    sim senhor o cabo está a ser partilhado.....em principio será negativo....MAS...isso n será apenas mau em cabo ?? pQ em adsl a ligação é independente á central ou n?? Ou mm sendo independente há contenção na ligação á net ??

    De qq forma, a clix está a anunciar q n há contenção....ou seja, tipo acesso dedicado :D mas deve ser só para linhas desagregadas !
     
  10. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Olha... F***-SE... não há pachorra!
    ESTA mensagem que está cinco mensagens acima! :mad:
    Já agora, quando digo "cabo" refiro-me ao que normalmente se chama "fio", e não à TVcabo! IRRA!!! >(

    Obs: Também não creio que a Clix "dê" linhas dedicadas, mas que pode fornecer melhores taxas de contenção e mais flexíveis que a PT lá isso pode! Basta deixar de estar sujeita às imposições da PT!
    (Mais uma vez... taxas de contenção melhores são aquelas em que o númerozinho X depois dos dois pontos - em 1:X0 - é "mais pequeno"!... exemplo, 1:20 é melhor que 1:50)
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  11. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Easy box :)

    Efectivamente a taxa de contençao indica o teu nivel minimo de serviço providenciado. Acordo com o contrato que assinas ficas com direito a uma ligação x/y sujeita a uma taxa de contenção z. Isso, de modo efectivo, quer dizer que se as coisas estiverem no pior cenário possivél podes ficar reduzido a x:z/y:z.

    Faz-se isso tanto para limitar o uso como para reduzir o custo da infraestrutura. A banda não é infinita, e só com hw extra é que aumenta, mas muitos ISPs não investem (nem sequer lhes interressa...).

    Na realidade raramente sentes isso. Por cada x users com ligações y apenas uma pequena percentagem z usa akilo a 100% (inda por cima com os limites que temos em PT :) ).

    De qqr modo, estás sempre limitado de uma maneira ou de outra. Cada ISP tem uma banda x de ligação á Internet. E essa banda é dividida por todos os users do ISP. Põe as coisas assim, se a Netcabo tivesse os tais 300000 users, e todos tivessem 8Mb, precisava de 2400000Mb, 2400Gb de ligação á Internet para efectuar ligações a 100% a toda a gente. Isso nem era barato nem era eficaz (em termos de custo...) Se tivesse uma TC de 1:50, só precisava de 48Gb (nem assim é realista...).

    A cena passa bem pq a maior parte do povo quer é uma ligação permanente, mas depoiz só a usa ocasionalmente (ver o mail, ver uma página, etc...). Mas o efeito sente-se ocasionalmente. Esp a determinadas horas do dia.

    De qqr maneira, mesmo sem TC, o que o ISP te garante é uma ligação até ele a uma velocidade x. Do ISP para a Internet é outra história. Em termos efectivos, os ISPs até podiam fornecer ligações Gb dedicadas, e tavas ligado a eles por Gb. Na rede interna... Depois a tua banda de acesso é Internet era outra...

    Se bem que isso para mulas e outros que tais havia de ser qqr coisa linda :P Logo em Pt... Se o ppl tivesse 10/100 na rede interna do ISP imagino o modo como a rede saturava com isso... Imagino tbm que poucos deles teriam estruturas que suportassem essa brincadeira... PT roxes...
     
  12. Sadino

    Sadino I'm cool cuz I Fold

    ShadeX,

    excelente post :)
     
  13. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Eheheh... eu tou em modo easy.
    Às vezes tenho é "saltos" porque presumo, erradamente, que toda a gente tem que saber "tudo". :x2:
    Este não é o meu "ramo" mas há qualquer coisa que me faz "suspeitar" que pode estar a acontecer algo do género do que se passou com a TVcabo;

    A TVcabo foi a primeira a aparecer no mercado e durante algum tempo foi a única... quando apareceu concorrência (e aqui vamos deixar de lado os "precalços" financeiros dessa concorrência) o que se passou foi que essa concorrência instalou uma infra-estrutura muito mais evoluída que permitia nomeadamente bidirecionalidade e era baseada em critérios de construção muito mais rigídos e consequentemente menos sujeitos a falhas. ;)

    Sinceramente não sei se é isso que se passa no ADSL mas volto a frisar, "suspeito" que se possa estar perante um "caderno de encargos" semelhante quando se avalia o desenvolvimento da rede ADSL.PT e o das ZonasCLIX. :)
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  14. Delta

    Delta Suspenso

    Deve haver sempre taxa de contenção, deve e haverá sempre

    Não é uma questão de custos

    Para haver uma taxa de contenção 1:1 todas as pessoas tinham que ter linhas dedicadas
     
  15. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Vamos lá a ver... linha dedicada não é um "bicho"!... É uma linha normalíssima (só para muiiiito grandes tráfegos é que poderá ser melhorada) que na "central" não partilha tráfego com mais ninguém, certo?

    Vais-me desculpar... concordo com o Shadex. As taxas de contenção são uma questão única e simplesmente de racionalização do tráfego (ou do equipamento disponível!) e, em consequência, uma forma de redução de custos. Quanto a isto parece que não haverá grandes dúvidas.
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  16. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    sim, por isso e' k as taxas de contenção estao associados a tarifarios mais baixos ou mais altos, se pela mesma velocidade e limites, por uma menor taxa de contençao (ex 1:20) esta associado a um preço muito maior. Claro que tens uma maior qualidade no sinal por isso.
     
  17. timber

    timber Zwame Advisor

    Taxas de contenção vai haver sempre
    A infraestruturas tem de ser racionalizadas a certo nível e isto é válido para qualquer coisa
    Os prédios tem tipicamente 2 elevadores para uns 6 ou 7 andares. Porque não um por piso?
    As AE's tem as faixas contadas
    A rede eléctrica tem limites de potência
     
  18. boxopen

    boxopen [email protected] Member

    Sim, claro. Mas a esse nível de aplicação de contenções até as linhas dedicadas são, efectivamente, linhas com taxa de contenção. ;)
    Diferem por a prioridade ser superior... "passam à frente" se existe concorrência de tráfego. :x2:
    (A sério, juro... palavra de honra que isto não é o meu ramo nem a minha especialidade!)
     
    Última edição: 21 de Julho de 2005
  19. Seavoices

    Seavoices Power Member

    A questão da taxa de contenção é muito simples...

    Basta pensar que um circuito de 256 kbps sem contenção (upload e donwload de 256 kbps) por Frame Relay ou X.25 ronda os 250€ por mês.

    Ora. para rentabilizar e para propagar a banda larga por todos, não poderiamos ter 2 Megas sem taxa de contenção.

    Basta pensar que num circuito normal, com uma taxa de disponibilidade mensal de 99%, apenas 1% desse tempo é passado na largura de banda total...

    A isso se chama gestão de circuitos. Claro que não é bom tem 1:50, mas a gestão é pensada para que o 1:50 seja para todos e para que 1 ou 2 leechers não roubem a larguda de banda aos restantes agregados ao circuito. A mossa que isto faz é mínima!

    Um abraço
     
  20. Clive Sinclair

    Clive Sinclair Power Member

    Ok. Tem que haver taxa de contenção para racionalizar a infraestrutura.
    A Clix anda a dizer que não pratica taxas de contenção.

    Está a mentir?
    Publicidade enganosa?

    Alguem tem explicação?

    Offtopic: o predio onde moro tem uma taxa de contenção fabulosa: 4 andares : 0 elevadores... :-D
     

Partilhar esta Página