Taxa de refrescamento num monitor LCD - 60 ou 75 Hz?

ciberg

Moderador
Staff
Boas,

Tenho um monitor LCD Viewsonic 19' VA902 à mais ou menos um ano e tenho-o usado sempre em 1280x1024@75 Hz, no entanto hoje deu-me para ver o manual e lá dizem que o monitor suporta duas taxas de refrescamento (60 Hz e 75 Hz), no entanto a recomendada é a 60 Hz.

Sempre usei 75 Hz porque sempre pensei que quanto maior a taxa de refrescamento melhor, por isso acho estranho recomendarem 60 Hz.

Alguém me sabe explicar porque eles recomendam 60 Hz?

Deverei mudar dos 75 para os 60?
 
Só dizem isso?? Que é a recomendada?? É estranho.. eu continuaria com isso a 75 Hz.. se é suportada, quanto maior o refresh rate melhor

Cumps
 
Boas,

Tenho um monitor LCD Viewsonic 19' VA902 à mais ou menos um ano e tenho-o usado sempre em 1280x1024@75 Hz, no entanto hoje deu-me para ver o manual e lá dizem que o monitor suporta duas taxas de refrescamento (60 Hz e 75 Hz), no entanto a recomendada é a 60 Hz.

Sempre usei 75 Hz porque sempre pensei que quanto maior a taxa de refrescamento melhor, por isso acho estranho recomendarem 60 Hz.

Alguém me sabe explicar porque eles recomendam 60 Hz?

Deverei mudar dos 75 para os 60?

Num LCD a taxa de refresh vertical é practicamente irrelevante (ao contrário dos CRT's, onde taxas abaixo dos 75Hz causam cansaço da vista e mesmo dores de cabeça/tonturas a muitas pessoas).
Isto acontece porque num LCD cada pixel é "refrescado" individualmente (os valores de cor, luminância, etc, só se alteram se o conteúdo visionado assim o requeira num dado pixel/região) individualmente -é como um transístor num chip-, enquanto num CRT o ecrã é refrescado todo de só uma vez, 60, 75, 85, etc, vezes por segundo.

Assim, o valor de "refresh" indicado pelo fabricante está directamente relacionado com a retrocompatibilidade com placas gráficas, sobretudo no modo analógico.
Um valor de 60Hz é menos puxado para uma gráfica moderna, e é suportado em muitas resoluções, enquanto 75Hz podem não ser suportados em resoluções mais "exóticas", como widescreens, etc.

Se o recomendado pelo fabricante são 60Hz, deves usar essa setting.
 
Última edição:
Back
Topo