1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Taxa de refrescamento num monitor LCD - 60 ou 75 Hz?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ciberg, 29 de Maio de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 3385)

  1. ciberg

    ciberg Moderador
    Staff Member

    Boas,

    Tenho um monitor LCD Viewsonic 19' VA902 à mais ou menos um ano e tenho-o usado sempre em [email protected] Hz, no entanto hoje deu-me para ver o manual e lá dizem que o monitor suporta duas taxas de refrescamento (60 Hz e 75 Hz), no entanto a recomendada é a 60 Hz.

    Sempre usei 75 Hz porque sempre pensei que quanto maior a taxa de refrescamento melhor, por isso acho estranho recomendarem 60 Hz.

    Alguém me sabe explicar porque eles recomendam 60 Hz?

    Deverei mudar dos 75 para os 60?
     
  2. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Só dizem isso?? Que é a recomendada?? É estranho.. eu continuaria com isso a 75 Hz.. se é suportada, quanto maior o refresh rate melhor

    Cumps
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Num LCD a taxa de refresh vertical é practicamente irrelevante (ao contrário dos CRT's, onde taxas abaixo dos 75Hz causam cansaço da vista e mesmo dores de cabeça/tonturas a muitas pessoas).
    Isto acontece porque num LCD cada pixel é "refrescado" individualmente (os valores de cor, luminância, etc, só se alteram se o conteúdo visionado assim o requeira num dado pixel/região) individualmente -é como um transístor num chip-, enquanto num CRT o ecrã é refrescado todo de só uma vez, 60, 75, 85, etc, vezes por segundo.

    Assim, o valor de "refresh" indicado pelo fabricante está directamente relacionado com a retrocompatibilidade com placas gráficas, sobretudo no modo analógico.
    Um valor de 60Hz é menos puxado para uma gráfica moderna, e é suportado em muitas resoluções, enquanto 75Hz podem não ser suportados em resoluções mais "exóticas", como widescreens, etc.

    Se o recomendado pelo fabricante são 60Hz, deves usar essa setting.
     
    Última edição: 29 de Maio de 2007

Partilhar esta Página