Tbred com 512KB de L2?? Afinal como é?

Strakata

Portugal@Home Member
http://athome.compaq.com/MiddleFram...8930&SuperCategoryId=&ProductLineId=440&Famil

A Compaq acaba de anunciar um tal de Presario 725US (Notebook) artilhado com um Athlon 4 1600+ com 512Kb de L2.

Segundo o AMDZone.com, a Compaq já confirmou que não é gralha e a CPU tem mesmo 512KB de cache L2 e é mesmo um Tbred .13 micra.
Mais! A Compaq diz que tem o Notebook em stock e o está a vender! Não é por nada mas já me cheira a tropeção entre o departamento de marketing e o departamento técnico....



Mas a reconfirmar-se, então... afinal o Tbred sempre traz 512KB de L2?!? As fotos que têm aparecido dele mostram um core tão pequenino...... não sei como é que cabem lá mais uns milhões de transistores dos 256KB extra.

Será que a versão Notebook (Athlon 4) vai ser diferente da versão Desktop (Athlon XP) ? Não me parece, mas...
 
Bem, se pensarmos bem, o Athlon4 aparecem quando menos esperavamos, pq toda a gente estava a espera do Palomino, e sairam primeiro nos portateis, portanto, da parte da AMD, já espero tudo!!!

Só significa que estão a seguir o mesmo "esquema" tal como foi no lançamento do AthlonXP normal!
 
E' pratica corrente no universo Intel. Os processadores
mobile tem sempre o dobro da cache do seu clone
para a versao desktop. Porque?

Para justificar o alto preco dos cpus mobile, pq a cache
e' importante num portatil pq enviar e receber dados
das memorias *papam* muitos amperes, pq os mobiles
nao sao mais rapidos que as versoes desktop logo
o aumento da cache nao trazem tantos problemas
ao nivel do yield, etc, etc.

Enfim, com o tempo a AMD vai aprendendo algumas
coisas.
 
Se não aqueceram tanto como os
cpus AMD versão desktop então
são muito bem vindas.... principalmente
agora pois quero comprar um portátil.

:)
 
Bem, a mim parece-me que não deve ser um TBred, mas acho possivel que tenha 512K de cache.

O Mobile 1600+ foi lançado à menos de um mês, e é claramente dito no site da AMD que é um CPU fabricado em 18 micras.

Quanto a cache, como o Jorge diz, as caches L2 dos mobiles nem sempre coincidem com as dos Desktop.

De qq forma, já era suposto eles andarem por ai ...


"As fotos que têm aparecido dele mostram um core tão pequenino"

A mim parece que o core dessas fotos não têm uma cor muito normal. Não me convencem muito ...
 
tbred.jpg


tbred2.jpg
 
iFerreira , não me tou a lembrar de nenhum caso em q o cpu mobile tenha o dobro da versão desktop , excepto talvez o pIII-S e o PIII-M ....

BTW. Se leres a minha sig , percebe pq não fui pro dual Athlon ...
 
erghhh pois, já ando um pouco esquecido.
Antigamente quando os processadores tinham
cache L2 a 1/2 a freq. do processdores o
mobile tinham-a a full speed, etc.
Mas a ideia é *aumentar* a performance da
cache L2 dos cpus mobile em relação às
versões desktop.

Isto foi mais ou menos assim com os PIII e Celerons
mobile durante a transição 0.18->0.13
que é o que se discute neste thread.
 
Segundo o HardOCP,

"Well, I just got confirmation on the link I posted about the Thoroughbred laptop earlier, and one of our friends at AMD got back with me about the link to the Compaq laptop we posted, and this is what they had to say:

I saw the short article and link you posted about a possible Thoroughbred laptop being sold by Compaq. I can assure you that this is not a Thoroughbred based computer, merely a typo error on Compaq's part. Currently the only Athlon 4 processors available come with 256kb of L2 cache. This will remain so even when the Thoroughbred mobile processors do come out. I don't know if you are familiar with AMD's ordering part number system (OPN), but here is the OPN for the Athlon 4 1600+ AHM1600AQQ3B The last 3 in the OPN stands for the L2 cache size = 256kb. All of this is publicly available information on the AMD website. Just look for the Athlon Model 6 Data Sheet.

In addition, there are other reasons why this could not be a Thoroughbred based computer, but I cannot comment on those at this time. I hope this helps clear things up.

I noticed a few places out there even "confirming" the rumor to be true because they had spoken with a Compaq sales person or some such, but this confirms that there isn't a TBred laptop out.... ( yet ) right from the horses mouth."



Vendedores ... :D
 
>In addition, there are other reasons why this could not be a
>Thoroughbred based computer, but I cannot comment on those
>at this time. I hope this helps clear things up.

Ai o mafioso!! Vem esclarecer a coisa mas deixa no ar o sabor a surpresa!

Que é que o Tbred tem agora de diferente do AXP? E como é que se podia ver isso pelas specs do notebook? Hmmmmmmm......... só se for pelos 1400MHz => 1600+ . Será que os AMDos vão reorientar o Quantispeed?
 
Raptor,

"0.18->0.13?

Celeron/P3 mobile?

que é que uma coisa têm a haver com a outra?"

Talvez o grosso dos primeiros 0.13'' Intel tenham
sido mobile, não?
 
Back
Topo