[Home Cinema] TCL 55EP660 Controlo automático brilho/contraste

TCL 55EP660 ou Xiaomi Mi TV 4S 55"


  • Total voters
    3

arcanux

Membro
Comprei recentemente uma TCL 55EP660 e, no geral, a satisfação com o produto é boa dada a natureza "budget" do mesmo.

https://www.displaydb.com/tv/tcl-55ep660

O principal problema reside no facto de o software de processamento de imagem se baralhar profundamente na altura de regular o brilho/contraste em imagens relativamente escuras.

Em imagens maioritariamente escuras com algumas zonas mais brilhantes a TV não consegue "decidir" se o painel deve ficar mais ou menos escuro/contraste chegando por vezes a parecer uma árvore de natal tal é o ritmo brusco em que regula o dito brilho/contraste...

Andei cerca de 2 dias a testar toda e qualquer opção a ver se consegui desligar o automatismo da imagem mas sem efeitos práticos...

Em conteúdo HDR o problema ameniza ligeiramente sendo mais acentuado em conteúdo "normal".


Em certos momentos a TV baralha-se de tal maneira que é praticamente impossível ver certo conteúdo sem t er um ataque epiléptico!


Se alguém tiver alguma sugestão (algo que me tenha escapado) em como posso desligar ou amenizar o dito processamento automático, ficaria profundamente agradecido.


Caso seja impossível desligar o dito cujo, provavelmente efectuarei a devolução da TV já que para mim, o problema causa bastante desconforto.


Já agora, caso opte pela devolução, estava de olho na nova Xiaomi Mi TV 4S 55". Acham que teria o mesmo "problema"?!

https://www.displaydb.com/tv/xiaomi-mi-tv-4s-2019-55

https://www.displaydb.com/compare/xiaomi-mi-tv-4s-2019-55/tcl-55ep660


Agradeço desde ja qualquer ajuda prestada.
 
Comprei recentemente uma TCL 55EP660 e, no geral, a satisfação com o produto é boa dada a natureza "budget" do mesmo.

https://www.displaydb.com/tv/tcl-55ep660

O principal problema reside no facto de o software de processamento de imagem se baralhar profundamente na altura de regular o brilho/contraste em imagens relativamente escuras.

Em imagens maioritariamente escuras com algumas zonas mais brilhantes a TV não consegue "decidir" se o painel deve ficar mais ou menos escuro/contraste chegando por vezes a parecer uma árvore de natal tal é o ritmo brusco em que regula o dito brilho/contraste...

Andei cerca de 2 dias a testar toda e qualquer opção a ver se consegui desligar o automatismo da imagem mas sem efeitos práticos...

Em conteúdo HDR o problema ameniza ligeiramente sendo mais acentuado em conteúdo "normal".


Em certos momentos a TV baralha-se de tal maneira que é praticamente impossível ver certo conteúdo sem t er um ataque epiléptico!


Se alguém tiver alguma sugestão (algo que me tenha escapado) em como posso desligar ou amenizar o dito processamento automático, ficaria profundamente agradecido.


Caso seja impossível desligar o dito cujo, provavelmente efectuarei a devolução da TV já que para mim, o problema causa bastante desconforto.


Já agora, caso opte pela devolução, estava de olho na nova Xiaomi Mi TV 4S 55". Acham que teria o mesmo "problema"?!

https://www.displaydb.com/tv/xiaomi-mi-tv-4s-2019-55

https://www.displaydb.com/compare/xiaomi-mi-tv-4s-2019-55/tcl-55ep660


Agradeço desde ja qualquer ajuda prestada.



Vai trocar um ecra VA, por o xiaomi com IPS?
 
Pela tua descrição, parece ser algo relacionado com o brilho automático ou contraste dinâmico.. ja experimentaste desativar essas opções?
 
Tambem equaciono uma TCL e apos ler boas criticas, li alguns relatos de demorar um pouco a ligar mas fiquei sem perceber muito sobre essa questao.

Qual a tua opiniao? Obg
 
Pela tua descrição, parece ser algo relacionado com o brilho automático ou contraste dinâmico.. ja experimentaste desativar essas opções?

Como já referi no post de abertura, passei 2 dias de volta dos "settings" e obviamente essas opções foram as primeiras a serem testadas...

Nomeadamente:

Luz de Fundo Dinâmica - Inactivo (Inactivo - ECO - Brilho+)
Contraste Dinâmico - Inactivo (Inactivo - Ativo)

Também experimentei outras opções(todas basicamente) mas essas 2 são as mais relevantes para o "problema".

Tambem equaciono uma TCL e apos ler boas criticas, li alguns relatos de demorar um pouco a ligar mas fiquei sem perceber muito sobre essa questao.

Qual a tua opinião? Obg

No geral a TV é muito boa para o preço que tem. Não fosse o tal "problema" e daria muito boa nota em relação qualidade/preço.

Em relação ao tempo de arranque, Android TV é normal demorar mais que o "normal". Cerca de 30 segundos +-. Pela parte positiva, com Android TV tens mais flexibilidade em termos de apps.

A TV tem uma opção para se ligar muito mais rápido (acredito que a Tv fica em suspensão) e na ficha técnica a diferença de consumo em Standby é mínima... Não testei anda a parte do consumo em Standby mas a acreditar na ficha técnica, essa opção é viável.
 
Sendo assim fico mais tranquilo, podia ser uma caracteristica menos boa nesta marca.
Tenho andado a ler varias opinioes e nada sobre esse "problema".
Ou é algo relacionado com os settings ou entao poderá ter calhado uma com avaria.

Estou a pensar adquirir a 50EP680, vamos lá ver.
Mais alguem que tenha estes modelos para ver se confirmam algo parecido?
 
Sendo assim fico mais tranquilo, podia ser uma caracteristica menos boa nesta marca.
Tenho andado a ler varias opinioes e nada sobre esse "problema".
Ou é algo relacionado com os settings ou entao poderá ter calhado uma com avaria.

Estou a pensar adquirir a 50EP680, vamos lá ver.
Mais alguem que tenha estes modelos para ver se confirmam algo parecido?

Eu chamo-lhe "problema" mas pode não o ser de todo. Acho que vai muito da opinião de cada um sobre como se consome o conteúdo na TV.

Acredito mesmo que seja algo automático efectuado pelo processamento de imagem. Pena que ao que aparenta, não exista uma opção para desligar o dito comportamento.

Pelo que analisei, a única diferença entre a 55EP660 e a 50EP680 são apenas 4 pontos:

1- Painel mais brilhante (380 cd/m²)
2- Interpolação do ecrã maior (1700)
3- Extra Controlo remoto com "voice control" (Remote control - RC802N6 + RC802V4)
4- Dolby Vision alem do HDR10 e HLG

https://www.displaydb.com/compare/tcl-55ep660/tcl-50ep680

Qualquer duvida que tenhas em relação à 660 posso te esclarecer... O software dos 2 modelos quase de certeza que é o mesmo.
 
Espero que consigas resolver pelo melhor essa falha entretanto agradeco teu feedback.

Ja tinha visto as diferencas entre ambas, será que em termos de qualidade de imagem e fluidez os 1700 ppi anunciados valerá a penas ou será mais no papel?
A diferença sera cerca de 50€ entre elas.
 
Espero que consigas resolver pelo melhor essa falha entretanto agradeco teu feedback.

Ja tinha visto as diferencas entre ambas, será que em termos de qualidade de imagem e fluidez os 1700 ppi anunciados valerá a penas ou será mais no papel?
A diferença sera cerca de 50€ entre elas.


Eu como não gosto de Interpolação mantenho desligado. Mas para quem gosta do efeito "Soap Opera" é sempre uma mais valia...
 
Eu como não gosto de Interpolação mantenho desligado. Mas para quem gosta do efeito "Soap Opera" é sempre uma mais valia...
Ou seja, entre uma e outra no que diz respeito a qualidade imagem é igual? Isso diz repeito apenas á interpolaçao de frames? Eu tambem nao gosto desse efeito mas pensei que fosse algo relacioanado de como é trabalhada a imagem (contraste, cores....) Entre os 1200 e 1700 ppi anunciados vai dar ao mesmo? A questao do marketing portanto....
 
Ou seja, entre uma e outra no que diz respeito a qualidade imagem é igual? Isso diz repeito apenas á interpolaçao de frames? Eu tambem nao gosto desse efeito mas pensei que fosse algo relacioanado de como é trabalhada a imagem (contraste, cores....) Entre os 1200 e 1700 ppi anunciados vai dar ao mesmo? A questao do marketing portanto....


Em questão de Qualidade de Imagem, a diferença entre ambas resume-se ao "Peak Brightness" e suporte a Dolby Vision. Pelo menos no papel.

E sim, os 1700 PPI referem-se à interpolação de frames. Mais uma vez, no papel... não estou a ver razão para afectar a qualidade de imagem, embora quando experimentei a opção(Movimento do led) a imagem fica mais escura.
 
Eu tive duas ep680 e em relação à imagem e TV nada a dizer, gostei muito, mas esse problema também o tive nas duas uma de 50 e outra de 55. Tive que devolver, e já deviam estar habituados pois não levantaram nenhum problema.
 
Tenho uma 55ep680 e também escurece imagem não percebo porque...
Mas mesmo assim dá para ver sem problema..
Alguém aí sabe ou tem ideia de quais os best settings para tirar melhor partido da TV? Cores brilho nitidez gamma, e essas coisas?
 
Back
Topo