[HDTV] TCL - Linha QLED 2023 - C64*, C74*, C84*, C805 - Tópico Oficial

Chegou a nova TCL 55C6805, mas ainda não a liguei...vou esperar pela extensão com proteção contra picos de tensão. É bem maior que os 43' da LGUH610V mas cabe bem na secretária. A base ali no centro parece que vacila um pouco para os lados... se calhar fui eu que não apertei muito bem. Seja como for, parece ser uma televisão high-end comparada á LG só a começar pela qualidade de construção, acho-a bastante bonita 😊

Mas "out of the box" não tem boa qualidade?

Eu acho que sim, mas simples mudanças nos settings e os pretos e as cores ficam muito melhores.

Como hoje em dia é preciso um mestrado para configurar o que quer que seja... podia haver um video ou dicas mais simples do que andar a inventar. Eu pouco ou nada percebo disto!

Sei que já li aqui qq coisa sobre um linha azul e ontem a ver o jogo de futebol na sic, tinha um risco azul na margem do lado esquerdo...

Não sei se era pontual ou algum ajuste necessário.

20240630-200846.jpg

Última edição:
Viva, nao sei se é o local correto, cheguei a comprar a TCL 55c655 mas os nomes dos canais e programas no EPG aparecem desformatados, creio que é nos acentos etc... alguma ideia de como resolver?

Numa TCL 55C655 existe alguma maneira de os canais da box (MEO) aparecerem diretamente na TV (incluindo EPG, etc)? Assumo que não porque a box liga por HDMI...
Ou então alguma maneira de usar só um dos comandos (TV ou box) para avançar/recuar nos canais.

Boas malta,

Tenho uma TCL 55C805, comprada na Worten em Maio deste ano.
Desde que fez a última actualização de software automática (versão V8-T653T01-LF1V135), á cerca de 1 semana, por vezes desliga-se sozinha quando estou a ver TV ou jogar na consola. Também acontece que em outras situações, quando estou a ver um filme ou série na Amazon Prime, reinicia sozinha.
Tudo isto que descrevi anteriormente, só começou a ocorrer após a referida actualização...

Alguém com o mesmo problema?.

Qual a solução?.

Obrigado 😉

Numa TCL 55C655 existe alguma maneira de os canais da box (MEO) aparecerem diretamente na TV (incluindo EPG, etc)? Assumo que não porque a box liga por HDMI...
Ou então alguma maneira de usar só um dos comandos (TV ou box) para avançar/recuar nos canais.

Não sei se todos os routers da MEO têm essa possibilidade, mas por aqui ligo diretamente o coaxial do router a TV (entrada Antenna/Cable input).

No entanto perdes todas as funcionalidades de avançar/recuar e até diria que alguns canais só pelas boxes.

Sei que já li aqui qq coisa sobre um linha azul e ontem a ver o jogo de futebol na sic, tinha um risco azul na margem do lado esquerdo...

Não sei se era pontual ou algum ajuste necessário.

20240630-200846.jpg
Isso não será por teres o overscan desligado?
Nas boxes de operadora, se estiver desligado, é isso que vai acontecer.
Se não quiseres ver essas linhas, tens de o ligar. Vais perder um pouco de imagem e também de qualidade de imagem porque é uma "espécie" de zoom que a TV faz, mas ficas sem essas linhas.

Para visualização de conteúdos que seja feita sem recurso às boxes de operadores (usando por exemplo - leitor de BD, PlayStation/Xbox, leitores multimédia), o melhor é estar desligado porque esse ruído em volta da imagem não vai aparecer e portanto não há necessidade de "aparar" os limites da imagem

Isso não será por teres o overscan desligado?
Nas boxes de operadora, se estiver desligado, é isso que vai acontecer.
Se não quiseres ver essas linhas, tens de o ligar. Vais perder um pouco de imagem e também de qualidade de imagem porque é uma "espécie" de zoom que a TV faz, mas ficas sem essas linhas.

Para visualização de conteúdos que seja feita sem recurso às boxes de operadores (usando por exemplo - leitor de BD, PlayStation/Xbox, leitores multimédia), o melhor é estar desligado porque esse ruído em volta da imagem não vai aparecer e portanto não há necessidade de "aparar" os limites da imagem

Vou verificar e obrigado pela dica. No entanto foi uma situação pontual, ainda ontem vi a final e não tinha essa linha (ou outra).

No entanto estou desapontado com a compra da tv. Tenho box Vodafone, com 4k selecionado mas a ver filmes e series perdi qualidade de imagem.

Tinha uma full hd lg... e agora na prática estou pior. Em muitas situações veem-se os pixels. Faz lembrar qdo via filmes retirados da net com resoluções manhosas!

Vou verificar e obrigado pela dica. No entanto foi uma situação pontual, ainda ontem vi a final e não tinha essa linha (ou outra).

No entanto estou desapontado com a compra da tv. Tenho box Vodafone, com 4k selecionado mas a ver filmes e series perdi qualidade de imagem.

Tinha uma full hd lg... e agora na prática estou pior. Em muitas situações veem-se os pixels. Faz lembrar qdo via filmes retirados da net com resoluções manhosas!
Não terá a ver com settings?

Olha aqui dicas
https://www.rtings.com/tv/reviews/tcl/qm8-qm850g-qled/settings

Coloca a box a 1080p nas definições e deixa a TV fazer o upscaling.

A tua TV anterior era mais pequena?
Experimenta fazer como sugeriu o @ffjoao

Essa linha azul era mm da emissão pq eu tb tinha quer na APP da NOS para Android quer depois em casa na Box do MEO.

A qualidade de imagem depende sempre da fonte, uma TV de 43" 1080 pode/vai ter melhor imagem que uma de 80" 8K a passar conteúdo de TV normal.

Sim, um bom trabalho a fazer o upscaling nunca vai resolver o problema de um bitrate baixo (e já sabemos que as operadoras tentam safar-se apenas com os "mínimos olímpicos"), logo, áreas de visualização mais pequenas perdoam muito mais

Duas razões. Primeiro, porque tinhas uma TV FullHD e agora tens uma TV 4K. Conteúdo de fraca qualidade, quer em resolução quer em bitrate (como é o caso dos canais das operadoras) ficam piores numa tv 4K do que numa tv Full HD pois tem que fazer 4x mais upsale da imagem.

E segundo, certamente a tua tv anterior era mais pequena. E quando a qualidade de imagem da fonte é de baixa qualidade (quer em resolução quer em bitrate) os "defeitos" da imagem vão se notar muitíssimo mais numa tv maior, pois basicamente está-se a fazer zoom da imagem. E quanto maior a tv, mais se vai notar (isto se manter-se a mesma distância, claro).

Pode haver um ajuste ou outro nas definições que ajude qualquer coisinha a atenuar, mas não há milagres. Se o uso for maioritariamente para ver canais das operadoras, deve-se evitar tv's grandes a curta distância do sofá. É por isso que eu nem tenho canais de operadoras, pois a qualidade é muito má para se ter numa tv grande para se ter boa imersão.

É com conteúdo Blu-ray e apps de streaming (sobretudo com conteúdo 4K HDR/Dolby Vision) onde se desfruta de uma tv grande para apreciar bons filmes e séries, e nunca nos canais das operadoras.

A tv anterior era de 43", esta é de 55" a 2.6m de distância.

Eu estava a contar é que realmente o sinal da box fosse melhor. Já agora os 50mhz é normal? Qdo a tv liga ao sinal da box dá essa informação.

Com a ps5 a história é outra, não só a resolução, as cores e o brilho é outro mundo claramente.

Obrigado pelas dicas e ajudas.

edit: Não estou a pôr em causa a qualidade da tv, que fique claro.

Não sei se existe melhor método, eu, resolvi fazendo a pesquisa de canais selecionando outro país, ex. França, Espanha, etc.
Tambem resolvi dessa maneira, interessante é conforme muda o pais mudam tambem alguns canais de streaming fast da tcl que aparecem misturados com os de cabo.

Back