TDT

Quanto ao que expus anteriormente. Bastam ler o inicio deste post e lerem alguns comentarios, se conseguirem tb. devem ler as entrelinhas e de seguidas façam a devida analogia. Pessoalmente nao me admiraria em nada se fosse comprovado que o Juri A tem interesses num dos concorrentes (sejam eles individuais ou colectiovs) Que a PT tem abusado neste tipo de situações não é de todo estranho. Muito pelo Contrário, no entanto a Airplus tb poderá ter a sua quota parte no que toca a este concurso. Sem analisarmos todos os pontos em questão mas apenas uma noticia que em nada é transversal a todo o processo pode ser no minimo inglório para quem faz a analise.

No quer toca á PT ter competencias em Projectos de TDT, sinceramente não estou a ver onde tem a "tal" vasta experiencia. O que eu noto (normalmente no sector empresarial) é que em muitos dos designados "grandes" projectos por norma o implementador não funciona assim tão bem como "vende" o projecto, por norma até implementa bastante mal (falta recursos, know-how, falha nos dead-lines, violação dos serviços contratados e os executados, etc,etc) no entanto vendem-se como "experts" na matéria de tudo um pouco , supostamente pagos a peso de ouro e no entanto...

MEO... dizer que ultrapassam as expectativas é uma faca de 2 gumes, pois para a PT ter 20 ou 30 mil utilizadores pode ser algo expectacular, no entanto para os 500 ou 600 mil cliente que pré-aderem a uma solução tecnologica e 95% é recusado por motivos "técnicos" convenhemos... onde é que ficou a massa critica? Não ter capacidade de resposta tb. não é dificil de compreender... olhamos para o pool de recursos da PT no MEO, nos outsourcings , etc e verificamos pq funciona tão mal a cordenação e a lista de esperas aumenta ... ora quando-se limitam os recursos a valores bem inferiores ao necessário para dar vazão podemos sempre argumentar o que foi exposto nos media. Mas este não é um problema unicamente da PTC, a ZON por ex. é bem pior e assim sucessivamente. Motivos existem muitos, factores envolventes tb. e no fim que sai prejudicado é sempre o cliente (aquele que paga a tempo e horas corra tudo bem ou não).
 
só acrescento uma coisa... se neste momento alguém está a ver tv analógica em casa via feixes hertzianos não é graças a uma empresa sueca concerteza

ah e não se esqueçam de uma coisa... que solução tecnológica é que a airplus utilizaria caso ganhasse o concurso?
 
Não estou do lado de nenhuma das empresas, mas será que a PT tem mais bagagem? Pondo as propostas de lado, tá certo que a PT tem melhor conhecimento do país e das leis, mas a AirPlus supostamente já fez pelo menos duas implementações de TDT; na suécia (se não m engano) e na Finlândia...

A PT tem instalado um sistema TDT monstado em Monsanto desde 1996. Não estou a ver a Airplus em 1996...

Não. Nesta e em todas as áreas sensíveis, o correcto e sensato é escolher pessoas competentes mas que não tenham qualquer tipo de alinhamento com os concorrentes.

Se uma pessoa dita "competente", não trabalha numa empresa na área onde é "competente", então não é de todo competente. Como não se pode adivinhar à partida quais as empresas que participam num dado concurso, não se pode escolher o juri dependendo das empresas a concurso.

Ah e, pelos vistos, os supostos "boatos", como diz o Tafinho, parece que não o são, estão aqui bem à vista, indicados por um dos concorrentes.

Ainda não vi uma única prova desse tal favorecimento...

Achas então que a Airplus está simplesmente a mentir? Parece-te que isso faz sentido? O que é que eles iriam ganhar com isso? Perder toda a reputação que possam eventualmente ter?

Qual reputação?
Continuo a achar que uma proposta que depende EXCLUSIVAMENTE da proposta da concorrente é de todo inútil.


MEO... dizer que ultrapassam as expectativas é uma faca de 2 gumes, pois para a PT ter 20 ou 30 mil utilizadores pode ser algo expectacular

100 000 clientes.
 
para um estrangeiro, vindo de mercados muito diferentes, sem qualquer conhecimento do caso português prévio?

sim é muito difícil que uma pessoa por mais competente que seja consiga ajuizar seja o que for

Sim, realmente são todos uns tótózinhos sem qualquer capacidade para analisar o mercado português. Porque razão, é porque não estão tão habituados a aldrabices e corrupção como os competentes portugueses ligados à Portugal Telecom e que fazem parte do júri que analisou as propostas?


:lol:

Pelo menos apresentem argumentos minimamente plausíveis. Só em Portugal é que existem profissionais suficientemente competentes para analisar o mercado português? Yeah, right, os portugueses são, realmente, de topo, acima de qualquer estrangeiro. Em quê, pergunto eu? Qual é o aspecto das telecomunicações em Portugal que o distingue de todos os outros? A corrupção, como em todos os sectores de actividade em Portugal?
 
Sim, realmente são todos uns tótózinhos sem qualquer capacidade para analisar o mercado português. Porque razão, é porque não estão tão habituados a aldrabices e corrupção como os competentes portugueses ligados à Portugal Telecom e que fazem parte do júri que analisou as propostas?


:lol:

Pelo menos apresentem argumentos minimamente plausíveis. Só em Portugal é que existem profissionais suficientemente competentes para analisar o mercado português? Yeah, right, os portugueses são, realmente, de topo, acima de qualquer estrangeiro. Em quê, pergunto eu? Qual é o aspecto das telecomunicações em Portugal que o distingue de todos os outros? A corrupção, como em todos os sectores de actividade em Portugal?

eu não disse que não são capazes... simplesmente que não faz sentido... o processo tinha que ser célere... em portugal há gente competente então para que meter estrangeiros nisto?
e se o estrangeiro tivesse relações com uma empresa que tenha relações com a PT? já é válido?
 
eu não disse que não são capazes... simplesmente que não faz sentido... o processo tinha que ser célere... em portugal há gente competente então para que meter estrangeiros nisto?
e se o estrangeiro tivesse relações com uma empresa que tenha relações com a PT? já é válido?

Não faz sentido? Alguém falou em colocar, directamente e sem qualquer estudo/treino/preparação prévia um estrangeiro? Já deveria ter sido feito há muito tempo. Há gente competente em Portugal para o quê, exactamente, para serem corruptos? Os que são eficientes o suficiente para serem colocados nestas posições nem têm hipótese de lá chegar, pois em primeiro lugar para serem eficientes neste tipo de tarefas têm de ter um currículo imaculado, trabalhem na empresa "x" ou "y", mas claro que não interessa aos tubarões terem alguém independente e honesto em posições desta dimensão, convém terem alguém que faça parte do seu payroll e não o contrário, porque senão teriam de demonstrar que realmente merecem ser escolhidos em detrimento da concorrência. :P As pessoas que seriam desejáveis para este tipo de lugares nem querem ter nada a ver com os mesmos tal é o clima de corrupção e pestilência que os envolve. Porque razão acham que não temos políticos competentes nos lugares de poder?

A partir do momento em que alguém faz parte do júri, que é pago por uma entidade pública, deveria cessar toda e qualquer actividade que mantenha com interesses na área na qual é consultado, tão simples, não é?
 
ok... se tu tens provas que alguém foi corrompido a PJ vai gostar de as receber certamente...
ou seja tu defendes que os competentes são todos aqueles que nunca conseguiram um emprego na PT, na ZON, na Sonaecom, na vodafone, na rtp, na mediacapital...
e por consequência também não pode ser ninguém da famílias das pessoas que tenham ligações com essas empresas... nem pessoas que tenham relações com alguém que seja familiar de alguém com relações com essas empresas...

é isso?
 
A partir do momento em que alguém faz parte do júri, que é pago por uma entidade pública, deveria cessar toda e qualquer actividade que mantenha com interesses na área na qual é consultado, tão simples, não é?


Repara que se passa exactamente isso. O presidente do juri é professor catedrático do I.S.T. e não tem nenhum interesse com a PT. A filha do dito professor é que trabalha na PT.

O que não invalida que o Sr. Prof. Doutor não tenha nenhum contacto com a PT, já que a PT tem contactos em todas as universidades técnicas do país.
 
Já agora, como algumas pessoas tentam colocar a Airplus num pedestal, vamos pôr as coisas em pratos limpos:

- A Airplus nunca trabalhou em MPEG4. Já a PT tem um serviço IPTV há 18 meses em MPEG4
- A Airplus tem 12 canais na Finlândia, mais que os 16 canais nacionais que propõe.
- O sistema TDT finlandês é MFN, por oposição ao sistema português que é SFN.

Resumindo, a AirPlus tem ZERO de experiência em relação aos requisitos da TDT portuguesa.
 
ok... se tu tens provas que alguém foi corrompido a PJ vai gostar de as receber certamente...
ou seja tu defendes que os competentes são todos aqueles que nunca conseguiram um emprego na PT, na ZON, na Sonaecom, na vodafone, na rtp, na mediacapital...
e por consequência também não pode ser ninguém da famílias das pessoas que tenham ligações com essas empresas... nem pessoas que tenham relações com alguém que seja familiar de alguém com relações com essas empresas...

é isso?

Não, não é isso, nem de perto nem de longe, que eu disse, companheiro. E porque razão é que não existem pessoas competentes que não trabalhem nem na PT, na Zon, na Sonaecom, na Vodafone, na RTP ou na MediaCapital? Isso é um argumento contra o meu ponto de vista ou a favor do mesmo?

O que não invalida que o Sr. Prof. Doutor não tenha nenhum contacto com a PT, já que a PT tem contactos em todas as universidades técnicas do país.

E não será isso um óbvio risco? :rolleyes:

Querem ver que não existem pessoas competentes para analisarem a questão que não sejam funcionários, ou tenham filhos/enteados nas empresas que concorreram? Todas as empresas de telecomunicações em Portugal concorreram? Todos os profissionais em Portugal estão ligados às empresas em questão? Ou os que não são funcionários das empresas visadas são todos uns incompetentes porque... não são funcionários das mesmas? Tantas falácias.

Meus senhores, por muito que se esforcem, todos nós sabemos como é que, infelizmente, as coisas funcionam em Portugal, e todos nós sabemos como funcionam no capítulo das telecomunicações.
 
é um argumento contra.... invariavelmente os melhores são contratados ou têm/tiveram alguma relação directa/indirecta com as grandes empresas...

o júri estava escolhido antes de se saber quem concorria... e até sairem os resultados por incrível que parece ninguém se demonstrou contra... nem a própria airplus...
não me digam que a pseudo relação de promiscuidade só surgiu depois disso...
 
é um argumento contra.... invariavelmente os melhores são contratados ou têm/tiveram alguma relação directa/indirecta com as grandes empresas...

o júri estava escolhido antes de se saber quem concorria... e até sairem os resultados por incrível que parece ninguém se demonstrou contra... nem a própria airplus...
não me digam que a pseudo relação de promiscuidade só surgiu depois disso...

Invariavelmente? Já que alguém pediu provas para entregar à Polícia Judiciária, eu agora gostaria que me mostrassem porque razão os melhores profissionais são os que trabalham nas ditas empresas. Por esse ponto de vista os restantes são todos uns incompetentes, conceito para o qual, confesso a incapacidade, não tenho classificação.

A relação promiscua entre o poder legislativo, executivo e privado já existe em Portugal há muito, muito tempo.
 
Continuo a não ver ninguém a levantar a questão do Luís Nazaré. Ter saído da Anacom para os CTT....

Gostei também de ver a colocarem em causa a capacidade da PT e das empresas portuguesa, a nível tecnológico... Até parece que não somos os lideres em acesso 3G, ou que inventamos o mimo e até os suecos tiveram uma ideia e nós é que a desenvolvemos (via-verde)...

Isto é mas é um pais de choradinhos... hoje é a TVI a chorar porque não ganhou o futebol...
 
ou seja o que estás a defender é que em vez de termos os mais competentes a analisar um determinado assunto devemos ter os medíocres/maus a analisar esse mesmo assunto porque fruto da sua pouca capacidade nunca foram capazes de ter uma relação com as empresas do ramo?

portugal é um país pequeno e os melhores têm sempre algum tipo de relação com as grandes empresas dos ramos em que são peritos

Visão altamente redutora.

Portanto, segundo a tua perspectiva, peritos com qualidade só aqueles que tenham, segundo dizem, interesses económicos num dos concorrentes e família a trabalhar por lá?

Desculpa lá, mas isso não faz sentido. Não acredito que a situação seja tipo 8 ou 80, como queres fazer crer.

Mesmo que assim fosse, o que acho improvável, pessoalmente, mais vale um perito ligeiramente menos capaz, mas independente do que um mais capaz mas de independência duvidosa. Nestas coisas não podem have dúvidas.
 
Se uma pessoa dita "competente", não trabalha numa empresa na área onde é "competente", então não é de todo competente. Como não se pode adivinhar à partida quais as empresas que participam num dado concurso, não se pode escolher o juri dependendo das empresas a concurso.

Porque não? Porque tu o dizes?

Ainda não vi uma única prova desse tal favorecimento...

Não se trata disso, estás a desviar a questão. A questão, é que, segundo os dados que temos, divulgados pela Airplus, existem uma série de critérios onde foi dada vantagem à PT quando, pela lógica, deveria ter sido a Airplus a ganhar.

Enquanto tudo isto não for esclarecido, bem pode a PT chorar e os fanboys da PT andarem freneticamente a defendê-la, que o resto de nós continuará a achar o que parece mais lógico: que anda aqui marosca.

Qual reputação?

A reputação que lhes permitiria apresentarem-se a outros concursos como uma empresa idónea.
 
Sim, realmente são todos uns tótózinhos sem qualquer capacidade para analisar o mercado português. Porque razão, é porque não estão tão habituados a aldrabices e corrupção como os competentes portugueses ligados à Portugal Telecom e que fazem parte do júri que analisou as propostas?

Ninguém os acha totózinhos. Da minha parte, apenas defendo q o conhecimento de uma realidade nacional não se cinge a 2 ou 3 meses de estudo prévio. Como tal, defendo a presença de peritos estrangeiros mas nunca em número maioritário num júri deste género.

Pelo menos apresentem argumentos minimamente plausíveis. Só em Portugal é que existem profissionais suficientemente competentes para analisar o mercado português?

Não, mas é a tal questão de ser necessário ter conhecedores da realidade.


Yeah, right, os portugueses são, realmente, de topo, acima de qualquer estrangeiro. Em quê, pergunto eu? Qual é o aspecto das telecomunicações em Portugal que o distingue de todos os outros? A corrupção, como em todos os sectores de actividade em Portugal?

Nas telecomunicações, são. Em quê, perguntas tu... Temos alguns "milestones" históricos nas telecomunicações como a introdução do primeiro sistema pré-pago de telemóveis a nível mundial ou sermos o 3º país mundial a ter vídeo-conferência baseada em 3G. Até o nosso serviço de ATM, de controlo de tráfego nas vias rodóviarias (com identificação de tipologia de veículos) e de Via Verde são provas "vivas" q o know-how, nesta área, é algo q não nos falta.

Querem ver que não existem pessoas competentes para analisarem a questão que não sejam funcionários, ou tenham filhos/enteados nas empresas que concorreram? Todas as empresas de telecomunicações em Portugal concorreram? Todos os profissionais em Portugal estão ligados às empresas em questão? Ou os que não são funcionários das empresas visadas são todos uns incompetentes porque... não são funcionários das mesmas? Tantas falácias.

A única falácia aqui é tua. Aliás, são duas

Primeiro, falas do "nosso" ponto de vista como se defendessemos q apenas os colaboradores da PT são competentes, e não foi isso q eu aqui defendido. Eu disse q, em Portugal, as pessoas influentes nas telecomunicações (estou a falar de catedráticos, académicos e pessoas envolvidas em projectos grandes na área), na sua grande maioria, tem ou já tiveram alguma ligação - mais ou menos directa - com o grupo PT. Onde é q lês nisto q eu ou alguém defendeu q só os colaboradores da PT é q são competentes?

Segundo, é ridículo falares apenas em "profissionais". Claro q existem profissionais competentes nas outras empresas, mas achas q um júri de um concurso deve constituir-se de 4 ou 5 profissionais aleatórios no júri? Não faz mais sentido serem as pessoas mais influentes, com mais provas dadas (industrial e academicamente), a constituírem o júri? Eu acho q sim... e, pelo q conheço e tal como disse anteriormente, grande parte dessas pessoas tem alguma ligação com o Grupo PT.
 
Última edição:
Porque não? Porque tu o dizes?

Epá. Penso que seja a lógica simples. Se alguém não trabalha no tema, não pode ser competente nesse tema. Caso contrário, é o teórico, o que é inútil.

Mas sim, se tu achas que alguém que não trabalha na área (p.e. consultores), é algo que eu não te posso provar que estejas errado.

A questão, é que, segundo os dados que temos, divulgados pela Airplus, existem uma série de critérios onde foi dada vantagem à PT quando, pela lógica, deveria ter sido a Airplus a ganhar.


A Airplus não pode comparar a proposta da Airplus, com a Proposta da PT, simplesmente porque não conhece a proposta da PT. Portanto, trata-se apenas de especulação galopante.
 
Back
Topo