1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

TDT H.264 - Boxes e Adaptadores

Discussão em 'Digital Life' iniciada por JAFoNEXUS, 15 de Janeiro de 2009. (Respostas: 2870; Visualizações: 507629)

1. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Boas, como já sabem, a PT vai começar com as emissões de TDT oficialmente a partir do dia 29 de Abril.

Serve esta thread para discutirmos o hardware necessário para a recepção do TDT, quer ao nível de Boxes, quer ao nível da descodificação no PC (PCI/PCIe e USB).

Posso começar eu:

Neste momento tenho no meu desktop uma placa da tv analógica asus p7131, que vai ter de ser reformada com a chegada do TDT.
    Ora bem, para não ter que deixar tudo para a última, que placas, ou quais as melhores placas PCI para receber a TDT nos nossos desktops ?!?

Ty :D

2. dxn

dxn Power Member

Não sei se já existem, mas de certeza tem de ser uma que seja compativel com MPEG4

3. tuga-x

tuga-x Power Member

LG 37LF65 e MPEG4/H.264

Já agora aproveito para lançar uma pergunta também :)

Tenho uma televisão LG 37LF65 - tem um descodificador DVB-T.

Infelizmente não encontro referencia nenhuma (nem manuais, nem site) a MPEG4/H.264. Será que esta TV é compatível com este codec? Fará sequer diferença visto que já é compatível com DVB-T?

4. dxn

dxn Power Member

Nao, essa Tv é apenas HD ready não é compativel com essa norma. Penso que terá apaenas o MPEG2 pois tem sintonizador digital.

5. tuga-x

tuga-x Power Member

Não, esta TV é Full HD.

De qualquer forma, em que é que isso interfere? Sendo Full HD já não terei problemas?

Obrigado

Última edição: 15 de Janeiro de 2009
  6. hyAxis

hyAxis Power Member

Eu tenho uma Sony KDL-40V3000, que é Full HD mas o sintonizador DVB-T só descodifica MPEG-2, portanto ser Full HD não deve dar qualquer tipo de garantia neste caso.

7. dxn

dxn Power Member

sim, pode ser Full Hd, mas senão tiver sintonizador MPEG4 nao da para a nossa TDT.

8. dxn

dxn Power Member

sim, tem que ter MPEG4.

Eu por exemplo comprei agora uma phiilps que já já vem com a indicação de TNT HD mp4

9. tuga-x

tuga-x Power Member

Pois, foi o que eu pensei, por isso é que estava a perguntar aqui.

Vou ter de procurar melhor, mas não consigo encontrar nada. Mas pelo que estou a ver não vou ter grande sorte. Se uma Sony não tem, uma LG... :(

Por curiosidade, quando compraste a Sony?

10. hyAxis

hyAxis Power Member

Isso não quer dizer nada, lol. Julgo que foi em finais de 2007, início de 2008, não sei exactamente.

11. tuga-x

tuga-x Power Member

:) Talvez não, mas as probabilidades da LG ter utilizado MPEG4 ao contrário das suas concorrentes directas leva-me a crer que esta TV não tem MPEG4.

Também comprei inicio de 2008.

EDIT--

Estranhamente, encontrei agora num site alemão, que diz nem sequer MPEG2 tem. Isto é possível?
    (http://www.inside-digital.de/fernseher/LG/37LF65/1344/7/)

No entanto, encontrei este outro site (http://www.hjemmekino.no/database/tvinfo.aspx?katalognr=484) que diz ter o MPEG2. Enfim, já vi o que me espera. Mais uma box... :(

12. screamamu

screamamu Power Member

pessoal para quem tem duvidas, aconselho a ver este site em relação as tv's

http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_tek_televisores_com_suporte_para_tdt_908654.html

Com a aproximação da chegada da Televisão Digital Terrestre levantam-se uma série de dúvidas entre os utilizadores sobre quais as mudanças a realizar nas suas infra-estruturas e aparelhos de recepção para continuarem a ter sinal de televisão depois de se "desligar" a TV analógica, que actualmente serve ainda cerca de 60% dos telespectadores.

O TeK publicou ontem uma Lista de Questões Frequentes sobre este tema, mas decidimos fazer uma peça separada sobre as televisões à venda nas lojas que já integram sintonizador de TDT e que dispensam por isso a compra de uma caixa descodificadora (a tal set top box que deverá custar pelo menos 50 euros).

Ainda no início de Dezembro a Anacom tinha emitido uma alerta aos consumidores avisando que nem todos os aparelhos anunciados como "prontos para a TDT" suportavam de facto a tecnologia escolhida em Portugal, que conjuga a norma DVB-T com a descodificação de vídeo MPEG 4/H.264, ao contrário da Espanha, por exemplo, onde a norma adoptada é o MPEG 2.

Lembramos que não é obrigatório mudar de televisor para ver as emissões de TDT, já que estarão disponíveis caixas descodificadoras básicas e avançadas, que permitirão gravar e parar programas, uma funcionalidade que estes televisores não suportam. De qualquer forma, se não quiser ser um dos pioneiros, terá ainda bastante tempo para tomar a sua decisão já que mesmo que só tenha recepção analógica de televisão este sinal só deverá ser desligado em 2012.

De qualquer forma, se está a pensar comprar um televisor novo vale mesmo a pena optar pelos que já integram o sintonizador, porque poupará depois alguns euros e evita a proliferação das set top boxes pela casa, até porque estas não são nenhuns modelos de beleza e design elegante….

Veja alguns dos modelos de televisores que já estão à venda nas lojas (ou quase) e nos quais as fabricantes garantem a compatibilidade:

LG
    A maioria dos modelos da LG à venda nas lojas tem descodificador MPEG 2 e não MPEG 4, mas a marca mostrou recentemente na CES um novo plasma que inclui já a funcionalidade MPEG4/H.264, permitindo a recepção directa do sinal digital terrestre.

Este modelo da gama PQ6000, estará à venda só em Março/Abril e custará cerca de 800 euros, sendo um dos modelos mais baratos que incluímos nesta montra.

Legenda: LG PQ6000 - 800 €

Philips
    A Philips é uma das marcas com uma gama mais completa de televisores compatíveis com a norma de TDT usada em Portugal e com descodificador de vídeo MPEG 4. A oferta da linha Cineos e Essence vai de modelos de 32 a 52 polegadas e os preços variam entre 1.399 euros a 3.999 euros. As características dos televisores variam também entre os modelos, com Full HP ou HD Ready e a funcionalidade de Ambilight.

Legenda: Philips 42PFL9803H - 3099.62€

Samsung
    As séries 8 e 9 da Samsung já incluem os descodificadores necessários para a TDT portuguesa, estando igualmente disponíveis com dimensões de ecrã entre os 40 e 55 polegadas. Os preços variam entre os 1.699 e os 3.599 euros.

Sony
    Também a linha de televisores Bravia da Sony, das séries mais recentes, já está preparada para TDT, com descodificador MPEG-4 AVC integrado. Entre elas contam-se as séries Z4500, X4500, X3500, X3000, W4500, W4000, E4000 e V4500.

Legenda: Sony BRAVIA_W4500, com 40 polegadas - 1710.49 €

Agora que tem esta informação pode fazer uma compra mais informada, mas se for às compras não se esqueça de levar um post-it com a indicação do DVB-T e MPEG-4 para o caso de ver outros modelos que lhe interessam, podendo assim esclarecer desde logo se são compatíveis.

13. tuga-x

tuga-x Power Member

14. dxn

dxn Power Member

Pois ai já vem a minha especificada a Phillips 32 PFL9603 da linha Cineos de 32" :x2:

15. jmatos72

jmatos72 Power Member

Estão todos tão preocupados para saberem se a televisão que têm dá ou não dá, que ainda não sei se já repararam que mesmo que a televisão tenha o sintonizador incorporado, este só servirá para os canais livres, que não serão muitos, pois todos os outros é preciso cartão logo a box torna-se indespensável.

16. dxn

dxn Power Member

Claro. Mas no meu caso só quero os livres, por isso serve perfeitamente. Já pago a Tvcabo e já chega. ;)

17. J_Adonis

J_Adonis Power Member

Porquê? Conheço muita gente que só vê os canais FTA nacionais...

18. Aless

Aless Power Member

Essas TVs têm uma ranhura para smartcard na parte lateral.

19. jmatos72

jmatos72 Power Member

Se já têm tv cabo os canais livres da TDT também devem ter pouco interesse.

20. jmatos72

jmatos72 Power Member

Sim das pessoas que têm plasmas e lcd´s deve haver muitas que só vêm os 4 canais nacionais através de antena....

Partilhar esta Página